Enviada: Dom Jun 04, 2006 4:02 pm Assunto: A reinstalação do WXP apagou meu GRUB!!!!E o que fazer???
Bom, olá àquele que lê esse pedido de socorro...Bem a minha máquina possui um dual boot com WXP e o Fedora 5 64 bit ( esse tá fino!!!) Por motivo que ainda não sei o meu registro foi pro saco e no final das contas tive ue reinstalar. E como consequência o GRUB "cantou pra subir" e só inicializa o WXP.Eis a questão como recuperar o GRUB utilizando o cd do Fedora? E outra coisa a minha máquina não tem driver de disquete.Aguardo ancioso pela ajuda de vocês...Grato...
Enviada: Dom Jun 04, 2006 4:20 pm Assunto:
Reinicie o PC com o DVD/CD instalação do fedora e na linha de comando execute linux rescue ou tecle F5 . Siga os passos da tela até chegar em linha de comando novamente.
Seu fedora estará montado em /mnt/sysmage
Execute os comandos:
chroot /mnt/sysmage
grub-install ' ( hd 0,0 ) '
OBS: no grub a notação de partição é diferente.
hda é hd0
hdb é hd1
hda1 é hd 0,0
hda2 é hd 0,1
hdb2 é hd 1,1
e por aí vai....
Enviada: Dom Jun 04, 2006 4:46 pm Assunto: Onde vai o GRUB??
Com isso faz com ele instale na MBR ou na partição raiz do linux ??? E outra como faz pra saber em qual partição está o FEDORA???Desde já grato pela atenção ..
Enviada: Dom Jun 04, 2006 7:39 pm Assunto:
Instala na partição raiz do Fedora que é detectada na opção linux rescue. Quando vc instalou o fedora quantas partições foram criadas? Vc se lembra? E quais?
Se não lembra, peço que descubra com um CD live , por exemplo o kurumin.
Se não tiver um liveCD use o CD do fedora mesmo. Inicie a instalação novamente e vá até o ponto de particionamento avançado (manual) e descubra as suas partições de HD (não se preocupe, não vai perder dados).È só não seguir adiante né!!!
Poste aqui as particões para mim!
Enviada: Dom Jun 11, 2006 12:05 am Assunto: Re: Desculpa e vai a configuração do meu HD de 120GB
Claudiomar escreveu:
Hebert desculpa pela demora , estive doente ( uma gripe forte) mas estamos firme e forte.
Segue a configuração do meu HD:
/dev/hda1 -> ntfs 21179MB windows xp (partição primaria)
/dev/hda2 -> ntfs 83290MB arquivos (idem )
/dev/hda3 -> extendida 10001MB
/dev/hda5 -> ext3 9507MB O FEDORA
/dev/hda6 ->swap 494MB
Obs: hda5 e hda6 dentro de hda3
Obrigado pela Luz.
Qual comando vc usou pra verificar todas essas configuraçoes do HD, eu estou querendo olhar a minha pois meu HD é Sata e naum lembro qual é, posta ele ai ..
Enviada: Seg Jun 12, 2006 9:47 pm Assunto: Replica
Amigo fiz como pedido no último post, fui como fosse uma atualização , fiz conforme pede para reinstalar o grub , mas falhou, fiz várias vezes e furou ...Mesmo assim obrigado.
Registrado em: Dec 22, 2006 Mensagens: 41 Localização: Sao Paulo / SP
Enviada: Seg Jul 23, 2007 8:47 am Assunto: outra receita para recuperar o GRUB após a instalação do Win
# grub
grub> find /boot/grub/stage1
(hd0,0)
grub> root (hd0,0)
Filesystem type is reiserfs, partition type 0x83
grub> setup (hd0,0)
Checking if "/boot/grub/stage1" exists... yes
Checking if "/boot/grub/stage2" exists... yes
Checking if "/boot/grub/reiserfs_stage1_5" exists... no
Running "install /boot/grub/stage1 d (hd0,0) /boot/grub/stage2 p /boot/grub/me
nu.lst "... succeeded
Done.
grub>
Geralmente você precisa restaurar o GRUB quando, após ter o GNU/Linux instalado, se instala um outro sistema operacional da Microsoft. O Windows 2000, por exemplo, além de remover a entrada do GRUB também marca a partição do Linux como não ativa.
Faz-se necessário então, além de restaurar o GRUB, marcar a partição do Linux como bootavel, usando o fdisk.
Para isto invoque o fdisk:
# fdisk /dev/hda
The number of cylinders for this disk is set to 2480.
There is nothing wrong with that, but this is larger than 1024,
and could in certain setups cause problems with:
1) software that runs at boot time (e.g., old versions of LILO)
2) booting and partitioning software from other OSs
(e.g., DOS FDISK, OS/2 FDISK)
Comando (m para ajuda): p
Disco /dev/hda: 255 cabeças, 63 setores, 2480 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 bytes
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hda1 * 1 65 522081 83 Linux
/dev/hda2 66 2480 19398487+ f Estendida Win95 (LBA)
/dev/hda5 66 98 265041 83 Linux
/dev/hda6 99 163 522081 83 Linux
/dev/hda7 164 800 5116671 83 Linux
/dev/hda8 801 1182 3068383+ 83 Linux
/dev/hda9 1183 1247 522081 82 Linux swap
/dev/hda10 1248 2480 9904041 83 Linux
Comando (m para ajuda): a
Número da partição (1-10): 1 (Selecione neste ponto o número da partição
que deseja tornar inicializável)
Comando (m para ajuda): w (Salve o que fez)
Pronto, deve estar tudo ok. GRUB em ordem e a partição do Linux pronta para boot.
Importantissimo, quando for instalar outros sistemas com seu GNU/Linux não se esqueça de ter em mãos um disquete de inicialização, que todas as distribuições fornecem um passo para a gravação durante o processo de instalação. É a maneira mais rápida de se bootar pelo Linux e recuperar problemas com GRUB e outros mais.
Caso você não tenha gerado este disquete durante o boot, use o comando mkbootdisk.
Registrado em: Oct 14, 2007 Mensagens: 50 Localização: Baixada fluminense
Enviada: Qua Jan 09, 2008 7:50 pm Assunto:
Olá meus caros.
Bom, tenho o fedora 8 e o Windows xp instalados, claro, em partições distintas, ambas de 30GB, reinstalei o xp e o grub sumiu, daí fuxiquei na internet e achei esse tópico, tentei executar os passos mais aparece uma tela de aviso dizendo:
Não foi possível ler a tabela de partições do dispositivo sda. Para criar novas partições ele precisa ser inicializado, causando a perda de TODOS OS DADOS nele contidos.
A partir desse ponto nada mais funciona, desse modo não consigo completar os passos para recuperar (reinstalar) o grub.
Quando executo chroot /mnt/sysmage da arquivo ou diretório não encontrado, porém o fedora está em mnt/sysmage, a tela anterior avisa isso.
Quando executo grub-install hd0 recebo Not found
Além disso não consigo formatar minhas partições windows, quando reinicio pelo cd só aparece a mensagem que está testanto os discos e depois não aparece mais nada.
Aguardo anciosamente as valiosas contribuições para resolver esse pepino
Feliz 2008 a todos.
Benaia _________________ A matemática não mente, mente quem faz mau uso dela (Albert Einstein )