Registrado em: Jun 05, 2006 Mensagens: 174 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Qui Jun 08, 2006 12:01 am Assunto: Emulando um firewall linux no vmware
Amigos, gostaria de emular um firewall com o fedora 4 no VMWare Windows, ou seja:
Em um micro com XP, instalei o VMWare e nele o Fedora 4 para estudos, quero configurar o firewall, o squid, bind e samba...... tenho conexao velox e uma placa de rede apenas......... tenho como ter o meu firewall e DC rodando perfeitamente sem nenhum problema ??
Qual configuraçao teria que fazer ???
Registrado em: Apr 22, 2006 Mensagens: 318 Localização: João Pessoa, PB, Brasil
Enviada: Qui Jun 08, 2006 12:35 am Assunto:
Você pode configurar tudo no vmware, só tem um bugzinho no teclado abnt2. Configure as placas de rede para modo bridge que vc terá exatamente o controle que teria se estivesse instalado na sua máquina, mas a performance do FC4 como servidor de proxy/cache e router na sua rede interna vai ser prejudicada.
Eu tenho um Windows XP e um Ubuntu 6.06 hosteados no meu FC5. Como tenho pouca memória, fica o caos quando os dois estão ligado ao mesmo tempo. Cada um tem um IP diferente apesar de ambos estarem usando minha eth1 em modo bridge. Obviamente, ela entra me modo promíscuo.
Minhas máquinas virtuais são bem reais na rede :) _________________ Abraços,
Linux User Number: 174012
Registrado em: Apr 22, 2006 Mensagens: 318 Localização: João Pessoa, PB, Brasil
Enviada: Sex Jun 09, 2006 6:09 pm Assunto:
Calma aí.
Pra rotear você precisa de suas placas. Pra colocar um firewall no roteador e testá-lo vão ter que ser duas placas.
Pra testar invasão basta ter uma placa. Pra testar um firewall ma máquina que impeça a invasão só precisa ter uma placa.
Eu nem consigo imaginar como a mesma placa de rede poderia ser usada pra conectar à internet e à rede local ao mesmo tempo. Mas você pode rodar N maquinas virtuais que usam a mesma placa como bridge e cada máquina com um IP diferente (obviamente). O ruim é ter um computador potente o suficiente para mantê-las todas ligadas ao mesmo tempo. _________________ Abraços,
Linux User Number: 174012