Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Partilhar ADSL Speedy entre Windows e Fedora [RESOLVIDO]
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Partilhar ADSL Speedy entre Windows e Fedora [RESOLVIDO]

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Fedora Linux rodando como Desktop
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Caminhante
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Sex Jun 09, 2006 12:36 pm    Assunto: Partilhar ADSL Speedy entre Windows e Fedora [RESOLVIDO] Responder com Citação

Gente estou com um problema. Eu uso Banda larga ADSL da Speedy (ADSL com autenticação). Tenho dois PCs, um com Windows XP e outro com Fedora 1.0.

O Speedy funciona perfeitamente no Windows. Quando desconectei o modem (D-Link) do Windows e conectei diretamente no PC com Fedora, fiz a configuração pelo adsl-setup. mandei ele buscar o DNS pelo servidor, coloquei meu login e senha.. enfim. Beleza. O Fedora conectou à internet, naveguei, uma beleza.

Então comprei um Hub-switch de 8 portas (Encore 10/100 ENH908-NWY), liguei o moden D-link ao switch com um cabo crossover e liguei cada PC à uma porta do switch com cabos diretos (conforme manda o figurino). No Windows o speedy funciona perfeitamente como antes. Só conectar e navegar, sem nenhuma alteração.

No Fedora ele não consegue conectar. Sad Já na inicialização ele acusa que não consegue estabelecer a conexão pela eth0 ("verificou o cabo?"). Já tentei com o PC Windows ligado e conectado ao mesmo tenpo: Não funciona. Tentei com o Windows desligado: o Fedora conecta mas não navega e, depois que o fedora está conectado, o Windows não consegue conectar. Testei o switch compartilhando a rede para três PCs Windows simultâneamente e ele funciona na boa (então não parece ser problema no switch). Mas no Fedora ele não consegue conectar.

Alguém pode me ajudar? Tenho que alterar alguma coisa na configuração?

Obrigado
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Caminhante
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2006 9:07 am    Assunto: Responder com Citação

OK. O modem estava configurado para bridge. Mudei para roteador e passou a funcionar num boa.

Valeu!
Jeferson_Fedora
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 1:15 am    Assunto: Responder com Citação

parabens por encontrar o erro, realmente nao tinha pensado nisso!!

Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Caminhante
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 11:19 am    Assunto: Responder com Citação

Pois é. Quando testei meu switch nos 3 PCs Windows (no meu trabalho) funcionou pq o modem lá já estava configurado como roteador.

Mas agora essa parte já está resolvida.

--------------------------------------------

Eu uso um modem/router D-Link 500T.
Se mais alguém usar este modelo e quiser saber como configurar para router veja aqui:http://www.abusar.org/manuais/c_dsl500t.html
Para Velox User name e o password são iguais e formados pelo ddd+telefone (ex: 2133521956). Para Speedy, o User name e o password são os fornecidos pelo seu provedor (no meu caso o UOL).

Lembre que o DNS utilizado deve ser o da sua operadora ADSL. No exemplo acima é mostrado o DNS do Velox/Telemar (RJ). No meu caso utilizei do Speedy/Telefonica.
Para ver uma lista atualizada de DNs procure aqui: http://www.abusar.org/dns.html

Se quiser liberar portas TCP e/ou UDP do seu modem, me parece que isso é feito na opção advanced->Virtual Server ou advance->DMZ. Eu mesmo ainda não consegui liberar as portas para baixar bittorrent (deve ter algum macete). Mas assim que conseguir coloco aqui.
Caminhante
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 11:31 am    Assunto: Responder com Citação

Outra coisa. Depois de ter configurado o modem como roteador, para que o PC com Windows acesse a internet você deve configurá-lo desta forma:

Vá no painel de controle->conexões de rede e de internet->conexões de rede. clique com o botão direito do mouse sobre a sua conexão local e vá em propriedades. Acesse o protocolo TCP/IP e novamente propriedades. Marque a opção obter um endereço de IP automaticamente e também obter endereço dos servidores DNS automaticamente.
Reinicie o Windows e pronto Very Happy !! Quando abrir o navegador de novo já deve estar na internet (não precisa mais conectar, pois o modem roteador é que faz a conexão e a autenticação agora).

Para o PC com Fedora me parece que o reconhecimento é automático (pois aqui funcionou sem eu mexer em nada). Mas, se houver alguma dúvida, é legal saber que a obtenção dos IPs distribuídos pelo modem é feita através de DHCP. Se houver algum problema talvez seja necessário habilitar alguma opção de DHCP (no modem ou no SO).

O que eu não sei é como descobrir o IP local que o seu PC vai estar usando. Também não sei se vai ser sempre o mesmo ou se ele vai obter um diferente a cada vez que logar. Sad . Alguém sabe me responder?
Me parece que essa informação é importante para liberar portas no modem.
Caminhante
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Ter Set 05, 2006 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação

ENTÃO, ESSA CONFIGURAÇÃO AÍ EM CIMA FAZ OS COMPUTADORES FICAREM COM IPs DINÂMICOS.

SENTI NECESSIDADE DE TER IPs FIXOS NOS MEUS PCs PARA LIBERAR PORTAS ESPECÍFICAS PARA CADA UM. VOU DESCREVER ABAIXO COMO FAZER ISSO E CONDINUAR PARTILHANDO A INTERNET COM UM MODEM ROUTEADOR.
Vídeo: Via® Chrome9 HC IGP ; Rede: Via® Rhine II Fast
modem D-link 500T router, switch Encore 10/100
Speedy/Telefonica
Caminhante
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Ter Set 05, 2006 7:45 pm    Assunto: Responder com Citação

PRIMEIRO PASSO: O modem

Bom, meu modem é um D-Link 500T.
Acessei o modem pelo navegador ("http:10.1.1.1/"), com a senha padrão que vem de fábrica neste modelo, ou seja: "login: admin" e "senha: admin".

Na página principal, fui nas configurações de DNS e habilitei a opção "No DHCP", para que o endereço de IP seja definido pelas máquinas. Antes de fazer isso, não esqueça de anotar os números de DNS primário e secundário. Aproveitei para ir no menu "LAN" e anotar o IP e a máscara de sub-rede.

Depois é só configurar os computadores com os IPs desejados.

SEGUNDO PASSO: O Windows

No Windows isso é feito indo nas propriedades da placa de rede e editando o protocolo TCP/IP com o IP do computador (ex: 10.1.1.2), a máscara de sub-rede (ex: 255.0.0.0), o Gateway, que vai ser o IP do modem que você anotou na LAN; ou seja, 10.1.1.1 (neste modelo de modem). Também coloque os DNS primério e secundário e salve as configurações.

TERCEIRO PASSO: Fedora Core 5.0

No Fedora, vá em Desktop > Administação > Rede. Acesse com a senha de root e edite as configurações da placa de rede que acessa o modem (ex: eth0), Coloque o IP do computador, a mácara de sub-rede e o gateway (não esqueça dos pontos). Configure também o DNS da rede com os DNS primário e secundário. Salve as configurações e reinicie a placa de rede (ou o PC).

Pronto! Cada PC vai ter o IP que você escolheu, e ainda vão compartilhar a internet pelo seu modem configurado como roteador.

ATENÇÃO: Tenha o cuidado de não atribuir o mesmo IP para duas máquinas diferentes. Se fizer isso, haverá conflito de IP e elas não conseguirão acessar a Web.

Para este modelo de modem, a faixa de IP válida vai de 10.1.1.2 até 10.1.1.x

Enjoy! Wink
Vídeo: Via® Chrome9 HC IGP ; Rede: Via® Rhine II Fast
modem D-link 500T router, switch Encore 10/100
Speedy/Telefonica
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Fedora Linux rodando como Desktop Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.