Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Compartilhamento
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Compartilhamento

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Fedora Linux rodando como Servidor
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
saulo_analista
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2004 4:17 am    Assunto: Compartilhamento Responder com Citação

Bom dia! tem varias formas de vc compartilhar internet!
vamos comentar tres mais usadas.

Vamos lá... ...uma solução boa seria "proxy transparente" pois vc teria um dominio maior sobre o trafigo na rede e vc poderia personalizar o mesmo.

configure o "Squid" ---> http://www.linuxman.pro.br/squid/,

regras que poderão ser acrescentadas no ---: /etc/rc.d/rc.local

# Squid Transparente
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth1(lembre-se aqui tem que ser a placa da rede interna) -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

depois só dar service squid restart

finalmente já vai esta tudo beleza para rede interna!!!
agora vamos configura as estações!

no GW das estações vc bota o ip do servidor e o DNS do seu serviço, se vc nao souber só entra em contato com a operadora ou se ele estiver levantando o DNS automatico é só ver em: /etc/resolv.conf. depois só reiniciar as estações e tudo vai esta rolando normal... e-mail, games tipo quake, etc... tudo mesmo...

outra forma simples é usar o proxy "Squid" nos serviços basta selecionar SQUID e e reiniciar o serviço, nas estações só botar o endereço do proxy e a porta que por padrão é 3128. se quiser outra porta vai no /etc/squid/squid.conf e altera a porta de acesso, não podendo esquecer de mudar onde tem "http_access deny" mudar para http_access allow... (não lembro exatamente como é o comando!!! hehehe) mais isso ai é besteira no link ai cima basta vc dar uma pesquisada e vai encontra o local exato e o comando correto.

se não quer proxy basta botar no /etc/rc.d/rc.local

modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

nas estaçoes botar o ip do servidor no GW e o DNS da operadora.

ufaaaaaaaa

3 formas bem simples de compartilhar internet...

Saulo_Analista
Administrador de TI
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
lu-isique
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 5:30 pm    Assunto: dúvida Responder com Citação

olá testei todo o conteudo do seu artigo legal, só que no meu caso eu estou substituindo um server com conectiva 8 por um fedora 3, e fazendo o que vc passou náo funcionou, corrigi, várias vezes e a mesma coisa, aqui tenho uma lp de dados da telefonica, e teria mais alguma coisa pra configurar???
lu-isique
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Mar 26, 2005 6:56 pm    Assunto: removendo Responder com Citação

meu amigo tive que tirar o fedora 3 começou a dar um problema de nem inicializar as placas de rede, bom, instalei o fc2, e atualizei tudo, configurei minhas interfaces, o meu squid.conf verifiquei que tinha um erro no caminho do cache que no fc2 o cache vai para /var/spool/squid e no conectiva só /var/cache, bom configurei tambem meu resolv.conf e named.conf , coloquei para inicializar tudo na inicializaçao do sistema coloque minhas configuraçoes no rc.local e mesmo assim náo vai, náo consegue nenhuma estaçoes conectar nele, dei o comando
#route add default gw 192.168.x.x // para setar que o eth1 irá fazer o compartilhamento,
outro comando pra setar o name da máquina
# echo visible_hostname `hostname --long`>> /etc/squid/squid.conf

dentre outros comandos para tentar conectar i nada,
o que eu poderia estar fazendo de errado??
se alguem puder me ajudar ,
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Fedora Linux rodando como Servidor Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.