regras que poderão ser acrescentadas no ---: /etc/rc.d/rc.local
# Squid Transparente
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth1(lembre-se aqui tem que ser a placa da rede interna) -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
depois só dar service squid restart
finalmente já vai esta tudo beleza para rede interna!!!
agora vamos configura as estações!
no GW das estações vc bota o ip do servidor e o DNS do seu serviço, se vc nao souber só entra em contato com a operadora ou se ele estiver levantando o DNS automatico é só ver em: /etc/resolv.conf. depois só reiniciar as estações e tudo vai esta rolando normal... e-mail, games tipo quake, etc... tudo mesmo...
outra forma simples é usar o proxy "Squid" nos serviços basta selecionar SQUID e e reiniciar o serviço, nas estações só botar o endereço do proxy e a porta que por padrão é 3128. se quiser outra porta vai no /etc/squid/squid.conf e altera a porta de acesso, não podendo esquecer de mudar onde tem "http_access deny" mudar para http_access allow... (não lembro exatamente como é o comando!!! hehehe) mais isso ai é besteira no link ai cima basta vc dar uma pesquisada e vai encontra o local exato e o comando correto.
se não quer proxy basta botar no /etc/rc.d/rc.local
olá testei todo o conteudo do seu artigo legal, só que no meu caso eu estou substituindo um server com conectiva 8 por um fedora 3, e fazendo o que vc passou náo funcionou, corrigi, várias vezes e a mesma coisa, aqui tenho uma lp de dados da telefonica, e teria mais alguma coisa pra configurar??? _________________ iSiQuE
Enviada: Sáb Mar 26, 2005 6:56 pm Assunto: removendo
meu amigo tive que tirar o fedora 3 começou a dar um problema de nem inicializar as placas de rede, bom, instalei o fc2, e atualizei tudo, configurei minhas interfaces, o meu squid.conf verifiquei que tinha um erro no caminho do cache que no fc2 o cache vai para /var/spool/squid e no conectiva só /var/cache, bom configurei tambem meu resolv.conf e named.conf , coloquei para inicializar tudo na inicializaçao do sistema coloque minhas configuraçoes no rc.local e mesmo assim náo vai, náo consegue nenhuma estaçoes conectar nele, dei o comando
#route add default gw 192.168.x.x // para setar que o eth1 irá fazer o compartilhamento,
outro comando pra setar o name da máquina
# echo visible_hostname `hostname --long`>> /etc/squid/squid.conf
dentre outros comandos para tentar conectar i nada,
o que eu poderia estar fazendo de errado??
se alguem puder me ajudar , _________________ iSiQuE