Enviada: Qui Ago 17, 2006 3:41 pm Assunto: Como saber se foi detectado
Como saber se o modem do meu micro foi detectado e configurado no fedora?
Meu micro e um NeoPc (computador para todos) veio com Insigne Linux instalado. Logo se deduz que o modem estaria instalado e configurado.
Mas como saber a situacao do mesmo no fedora 5? No windows era facil, mas no fedora 5 como que eu faco?
Bom, já que comprou o computador com o Linux pré-instalado, abra um discador, faça as configurações de discagem e veja se ele funciona direito... se não funcionar, abra um terminal e digite o comando lspci. Verifique nos manuais, ou em outro lugar, não sei, qual a marca, modelo e fabricante do seu modem ou do chipset que ele utiliza e compare com a saída do lspci. Veja se tem alguma entrada que bate com ele. Se tiver, ele foi corretamente detectado, resta sabermos se está configurado, o que pode ser bem complicado... para isso, é necessário saber se existem drivers para ele no Linux e, caso afirmativo, qual o nome do módulo. De posse desse nome, basta rodar o comando 'lsmod | grep nomedomódulo'. Se a saída mostrar que ele está carregado, é bem provável que seu modem esteja corretamente configurado, bastando, para isso, refazer os primeiros passos que citei... senão, tem que procurar os drivers na net...
Fique com Deus. _________________ Viva Linux!!!
Fedora Core 5| KDE 3.5.1 (testando)
Linux User 169925
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.". (Jo 3:16)