Enviada: Qui Set 28, 2006 9:13 am Assunto: o fedora trava!
Oi, moçada,
Esta mensagem nao eh para resolver um problema especifico deste momento, mas para trazer a baila um problema que vem se repetindo.
Na verdade, so me toquei que deveria falar nisso porque a gente brinca muito com essa historia: Windows eh um sistema que trava, o usuario do Windows nao vive sem a tela azul".
E de repente eu percebi que, embora indubitavelmente com menor frequencia do que era no windows, eu me acostumei a reiniciar o Fedora porque o sistema travou.
Essa percepcao me deixou alarmada. Voces ja ouviram falar disso? Sera que eh porque meumicro eh um amd64? O que pode estar acontecendo? Esse problema sempre aconteceu no Fedora em todas as seguintes instalacoes:
- FC4 64 bits
- FC5 64 bits
- FC5 32bits (a atual)
Eu uso KDE mas sempre instalo as duas interfaces que vem no CD (gnome e KDE).
O que mais deveria dizer? Nao eh um problema com um software especifico, pode acontecer a qualquer momento. O micro ta sempre fazendo muitos processos simultaneos nas minhas muitas areas de trabalho, mas ele tem um processador 3.0 e 1Gb de ram, nao me parece que devesse ter problemas com isso.
Bom, eu nao quero sair por ai dizendo pros usuarios do Windows: venham para o Fedora e voces nao vao sentir falta da tela azul porque ele tambem trava
Se alguem tiver uma ideia a respeito... serei muito agradecida.
bjs
Ohhhhoohhh Acris.
Eu tenho um servidor com características parecidas com a sua maquina, que nunca travou. Provavelmente a culpa não é dos SO (nem fedora nem windows).
O segredo é cooler
Esfriar , esfriar, esfriar até nas tampas.
Outra coisa use umas ferramentas de monitoramento da temperatura . Também passe o memtest86 por algumas horas e vc. poderá se surpreender com o resultado da performance da sua memória.
Com certeza é algum problema no seu hardware. Como a arquitetura de 64bits ainda está em desenvolvimento no linux e provável que seja esse seu problema. Suporte do Fedora Core para a arquitetura de 64bits. Falow _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
Acredito sinceramente que seja problema na memória,
E possível também que seja como o Hector disse, aquecimento do processador,
Verifique a temperatura do processador quando você abre vario programas ao mesmo tempo.
Obrigada, pelas respostas, mas ainda continuo na mesma.
1) Cooler: faz alguns meses ja que eu deixo a CPU aberta para evitar aquecimento. E de fato, quando o tempo esta mais quente, eu uso um cooler extra (meu ventilador 30 cm encima dele rs).
2) Eu ja tinha feito o memtest em janeiro, repeti hoje por via das duvidas: nenhum erro em 2h de teste rodando.
O hd passou recentemente por uma super limpeza, porque eu tinha varios sistemas instalados (e cabe notar que o ubuntu nunca travou :/ ). Eu escolhi o fedora para ser o unico sistema aqui (nao adianta, gosto muito do fedora, melhor que ele so o ekaaty, que mantenho em outras maquinas).
Entao vamos la: ja que voces todos acham que o problema eh hardware, que outros problemas de hardware eu deveria tentar detectar? E como?
Vejam, nao tenho o menor interesse de desmerecer o fedora, muito pelo contrario: minha intencao com esta investigacao eh calar a boca da oposicao
Humpt, este sistema de refrigeração do processador é MUITO LUSITANO. Vou fazer de conta que não ouvi.
O seu ACPI está habilitado ? Vc. deu uma enxugada nos serviços de inicialização ?
Eu uso cooler em hd, placa de video, memoria. Além dos de gabinete, frontal extra, pci.
o objetivo no caso não e resfriar o ar dentro do computador com seu ventilador, mais resfriar o dicipador de calor e isso só o cooler do cpu faz, você poderia usar um programa que monitora a temperatura da cpu para nos dizer a temperatura que seu processador esta alcançando quando você abre vários programas.
Dica: eu uso alguns temas do superkaramba como o aero para monitorar isso quando necessário.