Registrado em: Feb 02, 2006 Mensagens: 80 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Qua Jul 26, 2006 7:23 pm Assunto: DVD : não há mrl
Instalei Xine, Totem-Xine e Mplayer, que funcionam bem com arquivos de vídeo. Mas ao colocar um DVD o Xine diz que "não há mrl" e o MPlayer acusa "Failed to open dvd://1". Ao inserir o DVD nada aparece na tela, enquanto que com CDRom tudo OK. Seguindo as instruções de "Fedora Core installation Notes - FC5" já tentei "ln -sf /dev/cdrom /dev/dvd" e tb "ln -sf /dev/cdwriter /dev/dvd" e não resolveu. Aliás no diretório /dev, cdrom e cdwriter são hdb e dvd é hc3 e tty26, tty52 e vcsa...Tb fui em Desktop>Preferncias>unidades e midias removíveis e em DVD coloquei ""xine --autoscan --autoplay dvd", mas nada resolve. Alguma sugestão ?
agradeço
Registrado em: Aug 25, 2005 Mensagens: 647 Localização: Indaiatuba/SP
Enviada: Dom Jul 30, 2006 12:55 pm Assunto:
Cara, eu resolvi todos esses problemas instalando algumas libs pelo YUM desta forma:
$yum install libdvd*
ou
$yum install libdvds*
Não lembro direito. São aproximadamente 300kb os 5 ou 6 pacotes que irão aparecer.
Depois de instalado, teste e poste um retorno. Vlw _________________ RODRIGO GUARIENTO
"A única coisa que interfere no meu aprendizado é a minha educação."
http://rguariento.blogspot.com/
Enviada: Dom Ago 06, 2006 10:51 pm Assunto: DVD : não há mrl
Obrigado, Rodrigo. com "yum -y libdvd*" baixei oito arquivos, como sejam libdvdnav, libdvdnav-devel, libdvdplay, libdvdplay-devel, libdvdcss-debuginfo,
libdvdcss-devel, libdvdplay-debuginfo e libdvdread-devel.
Só que não resolveu. OP problema é o acionamento de disco DVD, enquanto o disco CD-ROM é detectado ae aparece um ícono no desktop, o disco de DVD não é, gira, gira e gira e nada. Como já disse, em Desktop>Preferências>Unidades e Midias Removíveis>Multimídia> DVDs de Vídeo, já digitei o comando
xine --auto-play --auto-scan dvd
mas não funcionou.
O geito é ir levando e tentar nova instalação, pq tenho o FC5 em outro micro e funciona bem.
Enviada: Seg Ago 07, 2006 2:29 pm Assunto: DVD : não há mrl
Pelo google encontrei msg no forum fedora.forum.org de um cara que teve o mesmo problema que eu com um drriver LG e não conseguiu resolver. Mandaram êle baixar o programa ogle, mas pra êle tb não resolveu. Mas de qqer forma resolvi instalar o ogle e ao ler a llista de software, vi que tinha um tal de dvdisaster, pra resolver problemas com dvd. Baixei os 2, e não hora não adiantou nada. Mas agora ao dar o boot no micro, MILAGRE, apareceu o ícone do DVD e começou logo a rodar. Não sei se foi o ogle ou o disaster, mas o assunto está resolvido. Se tiver aí alguém cadastrado no forum em inglês peço mandar msg dando a dica. A msg era "DVD thread"ou algo assim. Tb vou tentar reencontrar a msg e enviar um e-mail pro cara.
Enviada: Ter Ago 08, 2006 9:43 pm Assunto: DVD : não há mrl
desculpem-me, fui muito otimista. A solução funcionou algumas vezes, ao inserir o disco DVD. Depois só funcionava dando boot com o disco, E agora, sem ter alterado nada, nem mesmo atualizado o FC5, simplesmente não funciona mais, voltou à estaca zero. Talvez seja problema de hardware. Qd puder vou tentar a reinstalação do FC5 e, se não der certo, do Ubuntu.