Sou eu de novo com as duvidas mais toscas sobre FC...hehehe....
Seguinte...
To tentando instalar o clamav com o clamd, porem o clamd precisa do modulo dazuko integrado ao kernel. E é aí q a porca torce o rabo...
Baixei o dazuko, porem qdo vou compilar ele diz q tem que ativar uma propriedade do Kernel q ao inves de modularizar é pra integrar diretamente ao kernel (built-in). Eu vou no make menuconfig e faço a alteração, só q pra compilar o kernel do fedora é um Deus nos acuda, o que vc baixa pelo yum não funciona nem a pau, tirei umas dicas com um amigo fera em Linux e ele me reportou que o fedora vem com Kernel pronto e q não visam muito recompilar ou otimizar. Daí, então, to achando que o Fedora é a unica distro q vc não pode recompilar o kernel e se vc quiser isso tem q ralar d+!! Tentei baixar um source do Kernel.org, baixar o 2.6.18, o fedora pelo yum baixa o 2.6.18-1.2200, o do kernel.org compila tudo certinho, gera imagem, etc e talz, mas sei la q bagunça q acontece q os modulos ele tenta carregar do outro kernel e vira uma zona!!!
Alguem aí pelo amor de Deus, sabe como compilar o kernel 2.6.18-1.2200 que vem pelo yum?? Tudo isso é só pra instalar e fazer rodar o dazuko e logo em seguida o clamd.
Pode tirar uma dúvida ? Por que vc quer o suporte on-access scanning no clamav ? Ele pode funcionar sem essa função, sabia ? Bom...caso vc saiba o que quer, o que vc precisará para compilar o modulo do dazuko no kernel é o source do mesmo, para o kernel em execução. O pacote que se encontra o source do kernel é o kernel-devel. Instale-o e vc encontrará uma pasta em /usr/src/kernels/versao-do-kernel. Depois de certificar que o fonte esta instalado siga esse passo-a-passo aqui:
Caso não dê certo vc terá que recompilar o kernel em questão mesmo. Fiz isso uma vez e funcionou legal. Espero que vc consiga. Boa sorte. Falow
PS: Creio q seu amigo está um pouco equivocado, pois qualquer kernel está sujeito a modificações, ou seja, recompilações. Ele não possui todo o suporte que precisamos. _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
Obrigado por sua ajuda!! Eu tbm achei estranha a resposta do meu amigo, mesmo pq ele tem certificação LPI e jah trabalha com Linux desde os tempos remotos. Daí fiquei pensando "isso tah errado" e vim até o forum obter ajuda. Ontem depois q enviei essa duvida pro forum, consegui compilar o Dazuko, gerei o modulo do kernel, mas na hora de instalar ele dá erro: "Invalid argument -1". Qto ao clamav funcionar sem o on-access-scaning eu ja tinha lido a respeito, mas preciso disso pra evitar que usuarios gravem arquivos com virus no samba e futuramente estarei implementando alguma solução para o postfix. Qto a compilar o kernel, eu ja tinha baixado o kernel-devel 2.6.18-1.2200, vou na pasta /usr/src/kernels/2.6.18-1.2200 e está tudo lá, mas qdo começo o processo de compilação, ele interrompe dizendo que não foi possivel processar regras para um determinado arquivo que não me lembro o nome agora, mas é algum arquivo dentro da pasta drivers. Então, acho que meu primeiro passo, pra descomplicar essa situação, é conseguir compilar o kernel que estou usando, depois eu quebro a cabeça com o clamav.
Será que eu preciso aplicar algum dakeles patchs do kernel.org?
Bom, finalmente consegui compilar o Kernel linux-2.6.18-1.2200.i686.fc5 q baixei pelo yum. Tambem, consegui ativar o Dazuko e o Clamuko do ClamAV e está tudo funcionando 100% agora.
Queria dizer aos administradores do forum que me proponho a escrever um artigo com os caminhos que utilizei para chegar na solução final, visto que procurei por todas as listas de discussões sobre compilar o Kernel do Fedora e tbm sobre o Dazuko mas não obtive nenhuma dica ou resposta que fosse satisfatória, então, tive que arregaçar as mangas e ir a luta por conta propria.
Se for do interesse do forum, estou a disposição, é só me passar onde e como postar o artigo. _________________ -------------------------
Jorge Henrique Aguiar
Analista de Sistemas
Fedora Core/Delphi/Firebird/PHP+Ajax
Registrado em: Oct 22, 2004 Mensagens: 2143 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Sex Nov 10, 2006 9:39 am Assunto:
jorginho_aspire, qualquer coisa que venha a somar para a comunidade é bem vinda. Essa comunidade é totalmente democrática e você aqui tem totalmente liberdade de ajudar, criticar, agradecere bla bla bla. Faça e mande para jasonnfedora@gmail.com. _________________ Cristiano Furtado dos Santos
Gerente de Projetos de SL
Embaixador do Projeto Fedora Brasil.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Registrado em: Feb 25, 2006 Mensagens: 18 Localização: Novo Hamburgo
Enviada: Dom Dez 07, 2008 10:20 am Assunto:
lenrek escreveu:
jorginho_aspire,
Pode tirar uma dúvida ? Por que vc quer o suporte on-access scanning no clamav ? Ele pode funcionar sem essa função, sabia ? Bom...caso vc saiba o que quer, o que vc precisará para compilar o modulo do dazuko no kernel é o source do mesmo, para o kernel em execução. O pacote que se encontra o source do kernel é o kernel-devel. Instale-o e vc encontrará uma pasta em /usr/src/kernels/versao-do-kernel. Depois de certificar que o fonte esta instalado siga esse passo-a-passo aqui:
Caso não dê certo vc terá que recompilar o kernel em questão mesmo. Fiz isso uma vez e funcionou legal. Espero que vc consiga. Boa sorte. Falow
PS: Creio q seu amigo está um pouco equivocado, pois qualquer kernel está sujeito a modificações, ou seja, recompilações. Ele não possui todo o suporte que precisamos.
Eu estou tentando instalar o AVG e não to conseguindo progredir por causa do dazuko.............será que vc pode me dar uma mão ai?