Enviada: Dom Out 29, 2006 3:47 pm Assunto: Probleminha com roteamento no FC5
Aew galera!!
Eh o seguinte, to com um pequeno problema aqui que nao to dando conta de matar...
Tenho um server Dell PowerEdge SC430 que estah rodando FC5. Configuerei DNS e DHCP numa boa. Tenho velox aqui na parada e to com duas placas de rede, tambem, funcionando certinho. Numa das placas de rede eu coloquei o IP 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0, pra rede interna e o dhcp funfando nela, vou nos micros e o dhcp passa os IPs corretamente. Na outra placa de rede eu coloquei o IP 10.0.0.2 netmask 255.0.0.0, configurei o speedstream do velox para 10.0.0.1 na mesma faixa de rede e no servidor eu acesso a internet belezinha, acesso a rede, os computadores da rede acessam o samba aqui, o Firebird, etc e talz... Aconteceu que, nas estacoes de trabalho, que pegam o IP pelo dhcp, nao navegam. Desconfio que seja alguma rota que nao to conseguindo fazer aqui.
Registrado em: Aug 25, 2005 Mensagens: 647 Localização: Indaiatuba/SP
Enviada: Dom Out 29, 2006 6:02 pm Assunto:
Nos clients o Gateway está apontando para seu server? Você chegou a verificar isso? E o DNS nos clients? Está tudo certo? Talvez seja a configuração do server DHCP. _________________ RODRIGO GUARIENTO
"A única coisa que interfere no meu aprendizado é a minha educação."
http://rguariento.blogspot.com/
Está sim! Está apontando direitinho, o dhcp repassa os ip´s corretamente!!
Eu tirei o roteador do velox da eth1 e liguei direto no hub, daí configurei as estações e o servidor para ir diretamente nele e sair pela internet pela th0, pq ainda aconteceu outro problema: toda vez q eu ativava a eth1 no velox, alem das estações não navegarem, o proprio servidor ficava lento. Ele consegue pingar sites externos mas não abre pagina alguma, nem a propria pagina de administração do speedstream. É isso q me leva a crer q é algum problema de roteamento.
Bom, de volta a empresa no fim de semana passado e tbm de volta a essa questão que levantei aqui no forum, estou só de passagem pra fechar a conta.
Descobri o problema. Não era roteamento, nem placa com defeito, nem problemas de configuração. Era o CABO!!! Isso mesmo! O CABO de rede! Eu não vi que fizeram um cabo de rede no padrão 10mbits (que eu tirei do hub pra reaproveitar, pois não tinha ninguem usando). Então, troquei por um de 100mbits e a placa eth1 (onde liguei o velox) está funcionando 100%, bem como proxy, email, etc.
É nisso que dá querer reaproveitar o serviço dos outros... hehehe...
E, concluindo, o speedstream + cabo de 10mbits + placa de rede realtek 8139c, não funcionam juntos! O cabo tem q ser no padrão 100mbits.
Agradeço aos amigos que se dispuseram a ajudar!! _________________ -------------------------
Jorge Henrique Aguiar
Analista de Sistemas
Fedora Core/Delphi/Firebird/PHP+Ajax