Enviada: Qui Jun 02, 2005 9:52 am Assunto: Lentidão aofazer Logon
Olá!
Após reconfigurar o servidor LDAP, e configurara a autenticação LDAP nas máquinas Fedora 3 {kernel 2.6.11-1.20_FC3}, estamos testando a autenticação.
Ao fazer o login no sistema o carregamento do perfil demora muito, e quando finalmente se carrega o trabalho fica praticamente inviável.... Todos os programas demoram muito a abrir. A montagem de diretório /home, direto do servidor demora tanto que chega a dar o seguinte erro {"Demora no carregamento do protocolo file"}.
Alguém pode dar uma sugestão??
>>>
Problemas anteriores:
O servidor teve que ser transferido de máquina por causa de um erro ao carregar o sistema de arquivos. Os dados permaneceram intactos, mas teve que se reisntalar o sistema noutro HD.
Nas máquinas clientes, o kernel foi atualizado e os drivers da placa de Vídeo {NVIDIA TNT2} também, pois a máquina travavav sempre ao entrar em proteções de tela.
Registrado em: Oct 04, 2004 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte
Enviada: Sex Jun 03, 2005 12:07 am Assunto:
Cara, olhando por alto, vc tem que verificar seu nfs no servidor, vê se os diretorios estão compartilhados(odeio esse termo). De uma olhada ae e nos retorne. _________________ Licio Fernando <licio@fedora.org.br>
www.fedora.org.br
Irc.freenode.org #fedora-br
[img]http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/343587[/img]
No /etc/exports eu "compartilho"
/home *.minharede.com.br
/Install *.minharede.com.br
O NFS está rodando:
$ service nfs status
rpc.mountd (pid 1945) est�rodando...
nfsd (pid 1939 1938 1937 1936 1935 1934 1933 1932) est�rodando...
rpc.rquotad (pid 1875) est�rodando...
Andei procurando no Google com a seguinte expressão:
"slow FC3 NFS" ; e variações como: "slow Fedora nfs", "Slow Fedora Core 3 nfs".
Resultados iniciais: encontrei algumas mensagens tratando de lentidão mas associada ao uso do SAMBA.
Também encontrei algumas respostas relacionando o problema à versão do protocolo NFS instalado com a versão do Kernel.
>>> Questão: como verificar a versão do Protocolo?
$ rpm -qa | grep nfs
nfs-utils-1.0.6-22
Hoje entrei no http://nfs.sourceforge.net/ e lá há algumas questões sobre melhoria de performance do nfs... vou dar uma olhada.
Registrado em: Oct 04, 2004 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte
Enviada: Dom Jun 05, 2005 1:32 am Assunto:
vmundinux escreveu:
Olá!!
/home *.minharede.com.br
Parece que tem algo errado no seu exports...
acho q tinha q ser algo tipo
/home * ou sua rede(r,w)
Não acredito q aja necessidade de buscar tao fundo o problema igual vc tah fazendo, pq seu problema é algo bem simples.. pode ter certeza.. agora se vc quizer aprender bem, continue... :-) _________________ Licio Fernando <licio@fedora.org.br>
www.fedora.org.br
Irc.freenode.org #fedora-br
[img]http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/343587[/img]
/home *.minharede.com.br
Parece que tem algo errado no seu exports...
acho q tinha q ser algo tipo
/home * ou sua rede(r,w)
Não acredito q aja necessidade de buscar tao fundo o problema igual vc tah fazendo, pq seu problema é algo bem simples.. pode ter certeza.. agora se vc quizer aprender bem, continue... :-)
Olá!
Na realidade eu cometi um engano, ao copiar o /etc/exports pra cá... esqueci o parameto (rw), que já estava no arquivo
Ainda não descobrimos o que é.
Estamos fazendo testes pra ver se pode ser algum problema relativo a quotas de Disco, gargalo no LVM ou ainda um problema com a placa de rede... embora não acreditemos ser nenhum deles...
Enviada: Qui Jun 09, 2005 10:41 am Assunto: É absurdo mas...
Olá!
Spl4y, Valeu pela ajuda aí, mas creio que agora o problema se resolveu, mas de uma forma "meio absurda".
O HD onde está instalado o servidor havia sido transferido pra uma outra máquina temporariamente. Então, agora voltamos o HD com o sistema para a máquina onde originalmente estava instalado.
Por algum motivo, supomos que possa ser algum gargalo na placa de rede da máquina temporária, agora o logon, e montagem do sistema voltaram ao normal.
Um tanto quanto estranho, levando-se em conta que as duas máquinas são iguais, exceto pela quantidade de Memória RAM {temp>384MB; Orig>512MB}.
Por enquanto é isso.
Valeu pela Atenção.
Novidades eu volto a postar aqui.