Enviada: Qua Fev 07, 2007 2:08 pm Assunto: Erro com o Grub na instalação do Core 6
Pessoal, ontem tentei instalar o Fedora Core 6.
Pra ficar mais claro, vou contar minha sina com o Linux pra ver se alguem pode me ajudar.
Eu tenho o win 2003 instalado, e queria ter o Linux em outra partição.
Instalei o Ubuntu, ele instalou o Grub e foi que foi.
Um dia substitui o Ubuntu pelo Kurumin a fim de achar uma distro que me satisfizesse, porem deu erro no Grub.
Desencanei do Kurumin e voltei a usar o Ubuntu com Win 2003, e na reinstalacao do Ubuntu, meu Grub funcionou normalmente.
Achei o Ubuntu um pouco instavel, e como quero fuçar mais em funcionalidades para servidor e tambem por ouvir falar na estabuilidade do Fedora, baixei o Core 6 e ontem istalei em casa.
A instalação ocorreu perfeitamente porem o Grub voutou a dar problemas: Error 17 e nada de nenhum sistema operacinal subir.
Tive que reinstalar o Ubuntu, ai eu consegui rodar o grub pra subir o Win 2003 pra minha esposa poder trabalhar.
Estou frustrado pois eu quero instalar o Fedora, e ele ja funcionou na minha maquina uma vez a muuuito tempo atraz, porem nao me lembro se a versao que eu tinha instalado era a Core 6.
Sera alguma incompatibilidade do meu hardware com a versao Core 6?
Socorro!!
Acredito que não seja incompatibilidade não amigo.
Você instalou o gestor de inicialização(GRUB) do fedora ?
Pois todos que instalam ficam com a opção do hda1 e o anaconda que é o instalador do Fedora mostra isso durante a instalação do Grub.
Por isso estou estranhando se vc fez isso poste aqui as suas configurações de hardware. _________________ Agora lembre-se que se este post estiver resolvido edite o título e adicione a tag
[RESOLVIDO]
Registrado em: Jan 22, 2007 Mensagens: 1371 Localização: São Paulo, SP
Enviada: Qua Fev 07, 2007 8:50 pm Assunto:
Olá, pouco provável que seja incompatibilidade.
O kurumin pode não ter funcionado porque, até a última vez que eu vi, ele usa outro gerenciador de boot, o lilo, e não o grub.
Mas é muito estranho mesmo. Se o Ubuntu, que tb usa o grub, funciona, o Fedora deveria funcionar tb.
Como está particionado seu HD? O windows está na primeira partição?
Aqui em casa eu tenho boot duplo com o WinXP e foi de primeira o Fedora.
Eu recomendaria a você fazer o seguinte:
1 - Desinstale o ubuntu e o grub. Você ficará sem gerenciador de boot.
2 - Reinstale o gerenciador de boot do windows.
3 - Instale o Fedora.
No Windows XP seria feito assim, não sei se em outro windows (2003, por exemplo), tem um modo parecido. Deve ter:
O XP não existe fdisk.
No XP vc pode excluir a partição pelo Console de Recuperação(com o programa diskpart) ou via modo gráfico.Acho que é mais fácil usar o modo gráfico. Faça o seguinte:
Entre no XP e vá em: Painel de Controle > Ferramentas Administrativa > Gerenciamento do Computador > Armazenamento > Gerenciamento de disco.
Então clique com o botão direito do mouse sobre a partição Linux e selecione " excluir partição ". Depois de excluir a partição Linux vc terá de retirar o gerenciador do Linux usando o comando " fixmbr ". Assim, dê o boot com o CD do XP, tecle a letra " R " ou escolha " Reparar a instalação usando o Console de Recuperação ", selecione a unidade onde está o XP.
A seleção da unidade é feita digitando o número " 1 " + enter. Então digite a senha do administrador + enter. Depois dê o comando abaixo seguido de enter e confirme que deseja gravar o MBR digitando "yes" + enter.
Na linha de comando, digite: fixmbr
Pronto, o seu gerenciador de boot do winxp voltou ao normal.
Caso nada disso dê certo, tente usar o Super Grub Disk. Ele é excelente para reparar os gerenciadores de boot, restaurar o boot do win etc.
tomei um pau mas consegui...
Como meu RWindows tava com problemas, refis o Win, depois instalei o Fedora novamente...so que o GRUB nao funcionava nem com reza.
so subia o Windows direto.
Ai dei uma fucada e achei um topico que falava da reinstalacao do GRUB via recover
Ai fui no recover do Fedora e rodei
# grub
grub> root (hd1,0) #é o HDB1 onde está a partição do Fedora
grub> setup (hd0) #para instalar no MBR do HDA
Enviada: Qui Fev 08, 2007 11:56 am Assunto:
chinellato escreveu:
tomei um pau mas consegui...
Como meu RWindows tava com problemas, refis o Win, depois instalei o Fedora novamente...so que o GRUB nao funcionava nem com reza.
so subia o Windows direto.
Ai dei uma fucada e achei um topico que falava da reinstalacao do GRUB via recover
Ai fui no recover do Fedora e rodei
# grub
grub> root (hd1,0) #é o HDB1 onde está a partição do Fedora
grub> setup (hd0) #para instalar no MBR do HDA
Salvei o GRUB e funcionou.
RESOLVIDO.
Veleu galera.
Olá, fico contente que tenha resolvido o problema!
Enviada: Qui Fev 08, 2007 3:46 pm Assunto:
mnogueira escreveu:
Pretendo subistituir o fedora core 6 pelo fato de ser uma distro muito instável.
Não sei se vale a pena instalar o fedora core 5 ou o Red hat 9.
No momento estou estudando esta possibilidade.
Um abraço.
Para mim tanto o FC6 como o FC5 são totalmente estáveis. Já os instalei em diversas máquinas diferentes: Dell, Genéricas, Motherboards Intel, Pcchips e Asus.
Tudo é uma questão de atualizar os pacotes e identificar problemas específicos quando aparecerem.