Enviada: Ter Mar 06, 2007 11:36 am Assunto: Problema com o comando init 3
Olá!!
Estou com problema para executar o comando init 3 para sair do modo gráfico e entrar em modo de texto, X.
Já tentei de tudo qualquer jeito como root, sem ser root. Já verifiquei em vários posts, foruns, lugares e nada pôde me ajudar.
Acontece sempre o seguinte ao digitar o comando init 3:
bash: init: command not found
Achei em um dos foruns que dando o camando ctrl+alt+F2 seria o mesmo que init 3. Esse comando sai do modo gráfico entrando em modo texto, mas não desabilita o modo gráfico.
Em qualquer fórum de qualquer comunidade, distribuição, diz para usar o tal comando, init 3, para sair do modo gráfico para executar a instalação do driver da placa de vídeo, que no meu caso é da Nvidia, Geforce4 MX440.
Apenas gostaria que alguém pudesse me ajudar de como eu posso fazer para habilitar o comando init 3 ou se tem outra forma de desativar o modo gráfico.
Registrado em: Nov 12, 2006 Mensagens: 63 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Ter Mar 06, 2007 11:44 am Assunto:
Você está executando o comando logado como root ou você se loga como usuário normal e depois da um su?
Se estiver utilizando o su, use o parametro -, assim:
$su -
#
E depois rode o init 3.
Se isto não resolver, procure o init:
find / -iname init
Caro colega, muito obrigado pela sua ajuda. realmente eu logava como usuário e não como root.
Feito o que me falou, su -, funcionou, mas quando carrega o modo texto, fica a seguinte mensagem:
Atualizando yum: [ok]
(o cursor piscando embaixo...)
Isso fica um tempão e não dá em nada. Já deixei o pc nessa circunstância por mais de 10 minutos e nada.
Seria isso normal?
Desculpa se minhas anotações são "grosseiras" é que realmente não sei como seria exatamente o resultado final, pois não sei se disse ainda, sou bem novato em linux.
Registrado em: Nov 12, 2006 Mensagens: 63 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Ter Mar 06, 2007 4:02 pm Assunto:
Acho que esse tempo pode ser normal sim, no caso de haver muitas atualizações para serem feitas. Mas sinceramente não tenho certeza, porque no meu fedora eu desabilitei este serviço de atualização automática.
Agora, antes de chegar neste serviço, há alguma mensagem de falha? Quer dizer uma que ao invés de [ok] apareça [falha]?
Uma coisa que você pode tentar é encerrar o processo de update do yum antes de executar o init 3. Pode ser assim:
#killall yum-updatesd
Tem que fazer como root, mas antes de executar o init 3.
Agora só tô mesmo com problemas para instalar o driver da Nvidia.
Tô vendo uns foruns aqui para parender um pouco mais e ver se acho a solução para o problema.
Se puder ajudar:
Quando inicio a configuração do driver, o mesmo dá um erro dizendo não ter nada compilado.
Saberia dizer o que é isso? como resolveria?