Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Acessar máquinas Win pelo nome
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Acessar máquinas Win pelo nome

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Softwares Rede
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
lfz
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2007 2:47 pm    Assunto: Acessar máquinas Win pelo nome Responder com Citação

Boa tarde gente, há um certo tempo que tenho observado que aqui na empresa, as máquinas windows conseguem acessar outras máquinas (windows ou linux) usando apenas o nome, exemplo:

Um computador de nome "vector" rodando fedora 5 com httpd responde se eu digitar na barra de endereços do firefox (rodando no windows) a url: http://vector/

Mas no linux e no mac isso não funciona, para acessar a mesma máquina preciso digitar o ip, alguem sabe porque isso acontece?

Obrigado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
nfeldman
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2007 4:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelo jeito o problema é que as máquinas linux e mac não estão com o DNS configurado direito. No mac eu não sei, mas no linux a configuração de dns é feita no arquivo /etc/resolv.conf
Coloque neste arquivo o IP do servidor DNS da sua rede.

PS: se você estiver utilizando DHCP é outra estória, porque esta configuração deveria vir automática.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mrginfofedora
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2007 4:45 pm    Assunto: acessando maquinas windows com linux Responder com Citação

Nao sei como esta a sua rede e a configuracao do DNS mas facao seguinte

Verifique os nomes e os grupos de trabalho e coloquem eles de forma correta.

no linux em /etc/hosts cadastre

ex: 192.168.0.1 < tab> josé

se voce tiver algum firewall rodando cuide com isso tambem.
lfz
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Ter Mar 06, 2007 5:42 pm    Assunto: A primeira vista deu certo Responder com Citação

Acredito que a forma seja esta mesmo, mas não sei a sintaxe do arquivo, atualmente existe nele apenas uma linha:
Código:
::1     luis    localhost.localdomain   localhost

Tentei fazer a linha:
Código:
::2   luis      192.168.5.112               vector

E ao tentar acessar 'http://vector' a partir do navegador ele parou de consultar no google e passou a "não econtrar" o link.
lfz
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Ter Mar 20, 2007 9:42 am    Assunto: Resolvido! Responder com Citação

Após achar as palavrinhas mágicas no google encontrei a sintaxe do arquivo e configurei-o assim:

192.168.5.112 <tab> 192.168.5.112 <tab> vector
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Softwares Rede Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.