Enviada: Qui Mar 15, 2007 3:10 pm Assunto: Placa NVIDIA no Fedora 5
Ola pessoal,
estou tentando instalar a placa d video NVIDIA no fedora 5, sendo que estou com o kernel 2.6.15-1, qdo dei um yum update atualizou para o kernel 2.6.19-1, sendo q na inicialização do grub qdo tento entrar no 2.6.19-1 ele trava numa tela que fica preta e roxa embaixo.... mas qdo entra no 2.6.15-1 , entra corretamente so dando um erro qdo tenta iniciar o drive da NVIDIA.
Registrado em: Jan 22, 2007 Mensagens: 1371 Localização: São Paulo, SP
Enviada: Qui Mar 15, 2007 4:19 pm Assunto: Re: Placa NVIDIA no Fedora 5
rodrigoMao escreveu:
Ola pessoal,
estou tentando instalar a placa d video NVIDIA no fedora 5, sendo que estou com o kernel 2.6.15-1, qdo dei um yum update atualizou para o kernel 2.6.19-1, sendo q na inicialização do grub qdo tento entrar no 2.6.19-1 ele trava numa tela que fica preta e roxa embaixo.... mas qdo entra no 2.6.15-1 , entra corretamente so dando um erro qdo tenta iniciar o drive da NVIDIA.
qdo vou em Aplicações | Gráfico |
La existe o soft da placa q é NVIDIA Settings
Mas qdo vejo se o 3D esta ativo, retorna no terminal:
Direct Rendering = No
Alguem pode me ajudar??
Caro amigo,
Se o seu objetivo é usar o Fedora como desktop de uso básico, efeitos 3D, beryl etc, recomendo imensamente que atualize para o Fedora Core 6.
O Fedora Core 5 dá muito mais dor de cabeça para esse tipo de coisa, ao passo que o 6 já vem bem mais estável para isso e a instalação é muito menos dolorosa.
Pra você ter uma idéia, os pacotes da nvidia foram abandonados pelo livna e dependem hoje de um moderador da comunidade fedora em inglês que os mantém. Não preciso falar mais nada, né?! Para o FC6 os pacotes estão sendo atualizados, mas já não garantiria para o FC5 e anteriores.
Veja que esse driver que vc instalou (1.0.8776) já está bem ultrapassado.
Assim, recomendo a você instalar o FC6 ou, se for impossível, cole aqui o resultado de "/sbin/lspci", para que tentemos te ajudar a colocar tudo certo no FC5.
Enviada: Qui Mar 15, 2007 4:34 pm Assunto: Re: Placa NVIDIA no Fedora 5
duli escreveu:
rodrigoMao escreveu:
Ola pessoal,
Direct Rendering = No
Alguem pode me ajudar??
Caro amigo,
Se o seu objetivo é usar o Fedora como desktop de uso básico, efeitos 3D, beryl etc, recomendo imensamente que atualize para o Fedora Core 6.
O Fedora Core 5 dá muito mais dor de cabeça para esse tipo de coisa, ao passo que o 6 já vem bem mais estável para isso e a instalação é muito menos dolorosa.
Pra você ter uma idéia, os pacotes da nvidia foram abandonados pelo livna e dependem hoje de um moderador da comunidade fedora em inglês que os mantém. Não preciso falar mais nada, né?! Para o FC6 os pacotes estão sendo atualizados, mas já não garantiria para o FC5 e anteriores.
Assim, recomendo a você instalar o FC6 ou, se for impossível, cole aqui o resultado de "/sbin/lspci", para que tentemos te ajudar a colocar tudo certo no FC5.
Abraços
Sabe o q é Duli, sou iniciante em Linux, se eu intalar o FC6 vai vir ja tudo certinho p mim, n vou aprender nada, com o Fedora 5 , quebrando a cabeça, ja aprendi bastante coisa e quero aprender mais, a primeira vez q instalei o FC5 consegui instalar a placa sem problemas, mas n lembro o q fiz. Depois de um tempo deu um erro estranho e resolvi formatar e reinstalar. Portanto, n consigo mais instalar esta bendita placa NVIDIA, que estou achando q é algo relacionado com kernel, pq minha placa é meio antiga.
Saiu do trabalho às 18h. Qdo chegar em casa, vou executar o q vc sugeriu. E coloco o resultado p vc aki.
Enviada: Qui Mar 15, 2007 5:00 pm Assunto: Re: Placa NVIDIA no Fedora 5
rodrigoMao escreveu:
duli escreveu:
rodrigoMao escreveu:
Ola pessoal,
Direct Rendering = No
Alguem pode me ajudar??
Caro amigo,
Abraços
Sabe o q é Duli, sou iniciante em Linux, se eu intalar o FC6 vai vir ja tudo certinho p mim, n vou aprender nada, com o Fedora 5 , quebrando a cabeça, ja aprendi bastante coisa e quero aprender mais, a primeira vez q instalei o FC5 consegui instalar a placa sem problemas, mas n lembro o q fiz. Depois de um tempo deu um erro estranho e resolvi formatar e reinstalar. Portanto, n consigo mais instalar esta bendita placa NVIDIA, que estou achando q é algo relacionado com kernel, pq minha placa é meio antiga.
Saiu do trabalho às 18h. Qdo chegar em casa, vou executar o q vc sugeriu. E coloco o resultado p vc aki.
Obrigado pelos conselhos. Abrs.
Rodrigo, entendi a sua posição.
Permita-me, no entanto, fazer uma consideração.
Não virá NADA certinho no FC6. Ele virá exatamente "cru", tal como o FC5. Apenas virá mais estável para questões de drivers e efeitos 3D, sem contar a rapidez dele, que é melhor.
O seu aprendizado instalando o FC6 será o mesmo, posso te garantir, porque vc também encontrará problemas nele.
Enviada: Qui Mar 15, 2007 8:18 pm Assunto: Re: Placa NVIDIA no Fedora 5
duli escreveu:
rodrigoMao escreveu:
duli escreveu:
rodrigoMao escreveu:
Ola pessoal,
Direct Rendering = No
Alguem pode me ajudar??
Caro amigo,
Abraços
Obrigado pelos conselhos. Abrs.
Rodrigo, entendi a sua posição.
Permita-me, no entanto, fazer uma consideração.
Não virá NADA certinho no FC6. Ele virá exatamente "cru", tal como o FC5. Apenas virá mais estável para questões de drivers e efeitos 3D, sem contar a rapidez dele, que é melhor.
O seu aprendizado instalando o FC6 será o mesmo, posso te garantir, porque vc também encontrará problemas nele.
Abraços,
Duli ai vai o retorno no terminal?
Código:
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8363/8365 [KT133/KM133] (rev 03)
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8363/8365 [KT133/KM133 AGP]
00:07.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C686 [Apollo Super South] (rev 40)
00:07.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:07.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 16)
00:07.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 16)
00:07.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C686 [Apollo Super ACPI] (rev 40)
00:07.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT82C686 AC97 Audio Controller (rev 50)
00:0d.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
00:0e.0 Multimedia audio controller: Cirrus Logic Crystal CS4281 PCI Audio (rev 01)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV5M64 [RIVA TNT2 Model 64/Model 64 Pro] (rev 15)
[root@rod-3d5c1 ~]# rpm -Uhv http://rpm.livna.org/livna-release-6.rpm
A obter o http://rpm.livna.org/livna-release-6.rpm
erro: Failed dependencies:
fedora-release >= 6 is needed by livna-release-6-1.noarch
[root@rod-3d5c1 ~]# rpm -Uhv http://rpm.livna.org/livna-release-5.rpm
A obter o http://rpm.livna.org/livna-release-5.rpm
A preparar... ########################################### [100%]
o pacote livna-release-5-8 já está instalado
[root@rod-3d5c1 ~]# service yum-updatesd stop
yum-updatesd: unrecognized service
[root@rod-3d5c1 ~]# yum install -y kmod-nvidia-legacy xorg-x11-drv-nvidia-legacy xorg-x11-drv-nvidia-legacy-libs-32bit
Loading "kernel-module" plugin
Loading "installonlyn" plugin
Setting up Install Process
Setting up repositories
livna [1/4]
updates [2/4]
core [3/4]
extras [4/4]
Reading repository metadata in from local files
Parsing package install arguments
No Match for argument: xorg-x11-drv-nvidia-legacy-libs-32bit
Resolving Dependencies
--> Populating transaction set with selected packages. Please wait.
---> Downloading header for kmod-nvidia-legacy to pack into transaction set.
kmod-nvidia-legacy-1.0.71 100% |=========================| 16 kB 00:00
---> Package kmod-nvidia-legacy.i686 0:1.0.7184-3.2.6.20_1.2300.fc5 set to be in stalled
---> Downloading header for xorg-x11-drv-nvidia-legacy to pack into transaction set.
xorg-x11-drv-nvidia-legac 100% |=========================| 22 kB 00:00
---> Package xorg-x11-drv-nvidia-legacy.i386 0:1.0.7184-2.lvn5 set to be updated
--> Running transaction check
Dependencies Resolved
=============================================================================
Package Arch Version Repository Size
Installing:
kmod-nvidia-legacy i686 1.0.7184-3.2.6.20_1.2300.fc5 livna 1.3 M
xorg-x11-drv-nvidia-legacy i386 1.0.7184-2.lvn5 livna 3.6 M
Transaction Summary
Install 2 Package(s)
Update 0 Package(s)
Remove 0 Package(s)
Total download size: 4.8 M
Downloading Packages:
(1/2): kmod-nvidia-legacy 100% |=========================| 1.3 MB 00:15
(2/2): xorg-x11-drv-nvidi 100% |=========================| 3.6 MB 00:36
Running Transaction Test
Finished Transaction Test
Transaction Test Succeeded
Running Transaction
Installing: kmod-nvidia-legacy ######################### [1/2]
Installing: xorg-x11-drv-nvidia-legacy ######################### [2/2]
FATAL: Module nvidia not found.
[root@rod-3d5c1 ~]# service nvidia-glx restart
Disabling nvidia legacy driver [ OK ]
Checking for nvidia legacy kernel module [FALHOU]
nvidia.ko module for 2.6.15-1.2054_FC5 kernel not found
Disabling nvidia legacy driver
Enviada: Sex Mar 16, 2007 7:27 am Assunto:
rodrigoMao escreveu:
ta vendo cara... sao essas coisas q n entendo...
tenho instalado dois kernels... o 2.6.15-1.2054.fc5 e o 2.6.20-1.2300.fc5(q veio na atualização)
fiz o processo que vc me falou no 2.6.15-1.2054.fc5 e deu aqueles erros, qdo reiniciei e entrei no 2.6.20-1.2300.fc5 instalou a placa certin.... veja:
[root@rod-3d5c1 ~]# glxinfo | grep direct
direct rendering: Yes
Tu é o cara Duli!! rss
Resolveu meu problem, mas vc pode me explicar pq no outro kernel n entra??
Vou pegar esse pos como tutorial p instalação da miha placa de video...
O unico problema agora é q qdo inicia da o seguinte erro ao carregar o sistema:
iniciando hidd: Can't lister onhid control channel: Permission Denied
tem ideia do q seja??
Agora minha próxima etapa é instalar o Beryl...ehhehehehe
Qual post vc me sugeri para a instalação do Beryl??
Abrs
Sim, o update do yum tem um plugin que sempre preserva o último kernel instalado também.
Essa é uma maneira de preservar a última configuração "válida" do sistema. Ou seja, caso você atualize o kernel e ele tenha algum problema, vc não fica impossibilitado de entrar na sua máquina. Basta selecionar o kernel anterior na hora do boot e vc entra com o último kernel funcionando antes da atualização.
Quanto ao driver da nvidia, o que ocorre é que, quando vc manda instalar o driver, a menos que vc especifique diversamente, ele vê qual é a última versão do kernel que vc tem instalado e baixa o pacote do driver correspondente com esse kernel. Daí, óbvio, se vc bootar com o kernel velho, não haverá o pacote para o kernel velho. Por isso que quando vc bootou com o kernel mais atualizado a placa de vídeo funcionou certinho, ou seja, o driver para o kernel mais atualizado foi carregado.
Por isso, sempre que você for atualizar o kernel, atualize também o driver da placa de vídeo, para baixar os pacotes compilados para o kernel mais atualizado, ex:
Código:
yum update -y kernel kmod-nvidia-legacy
Se você apenas atualizar o kernel, vai dar esse problemão todo, pq o driver contiuará servindo apenas para o kernel anterior.
Por isso, eu sempre recomendo simplesmente executar:
Código:
yum update -y
Para que todo o sistema seja atualizado.
Há um utilitário que serve para escolher o kernel padrão na hora do boot:
Código:
yum install -y system-config-boot
Com ele, vc seleciona qual o kernel padrão para bootar. Entre em sistema > administração > gerenciador de inicialização > e escolha o kernel mais novo e dê fechar, para ter certeza que sua máquina sempre bootará com o kernel mais novo.
Quanto ao outro problema do boot, não faço idéia. Pode ser alguma incompatibilidade ou algum bug do kernel perante a sua máquina.
Volto a insistir: prefira o FC6, pois pode ser que esses erros desapareçam, em razão da maior atualização.
ta vendo cara... sao essas coisas q n entendo...
tenho instalado dois kernels... o 2.6.15-1.2054.fc5 e o 2.6.20-1.2300.fc5(q veio na atualização)
fiz o processo que vc me falou no 2.6.15-1.2054.fc5 e deu aqueles erros, qdo reiniciei e entrei no 2.6.20-1.2300.fc5 instalou a placa certin.... veja:
[root@rod-3d5c1 ~]# glxinfo | grep direct
direct rendering: Yes
Tu é o cara Duli!! rss
Resolveu meu problem, mas vc pode me explicar pq no outro kernel n entra??
Vou pegar esse pos como tutorial p instalação da miha placa de video...
O unico problema agora é q qdo inicia da o seguinte erro ao carregar o sistema:
iniciando hidd: Can't lister onhid control channel: Permission Denied
tem ideia do q seja??
Agora minha próxima etapa é instalar o Beryl...ehhehehehe
Qual post vc me sugeri para a instalação do Beryl??
Abrs
Sim, o update do yum tem um plugin que sempre preserva o último kernel instalado também.
Essa é uma maneira de preservar a última configuração "válida" do sistema. Ou seja, caso você atualize o kernel e ele tenha algum problema, vc não fica impossibilitado de entrar na sua máquina. Basta selecionar o kernel anterior na hora do boot e vc entra com o último kernel funcionando antes da atualização.
Quanto ao driver da nvidia, o que ocorre é que, quando vc manda instalar o driver, a menos que vc especifique diversamente, ele vê qual é a última versão do kernel que vc tem instalado e baixa o pacote do driver correspondente com esse kernel. Daí, óbvio, se vc bootar com o kernel velho, não haverá o pacote para o kernel velho. Por isso que quando vc bootou com o kernel mais atualizado a placa de vídeo funcionou certinho, ou seja, o driver para o kernel mais atualizado foi carregado.
Por isso, sempre que você for atualizar o kernel, atualize também o driver da placa de vídeo, para baixar os pacotes compilados para o kernel mais atualizado, ex:
Código:
yum update -y kernel kmod-nvidia-legacy
Se você apenas atualizar o kernel, vai dar esse problemão todo, pq o driver contiuará servindo apenas para o kernel anterior.
Por isso, eu sempre recomendo simplesmente executar:
Código:
yum update -y
Para que todo o sistema seja atualizado.
Há um utilitário que serve para escolher o kernel padrão na hora do boot:
Código:
yum install -y system-config-boot
Com ele, vc seleciona qual o kernel padrão para bootar. Entre em sistema > administração > gerenciador de inicialização > e escolha o kernel mais novo e dê fechar, para ter certeza que sua máquina sempre bootará com o kernel mais novo.
Quanto ao outro problema do boot, não faço idéia. Pode ser alguma incompatibilidade ou algum bug do kernel perante a sua máquina.
Volto a insistir: prefira o FC6, pois pode ser que esses erros desapareçam, em razão da maior atualização.