Enviada: Sex Mar 10, 2006 7:51 pm Assunto: Ventilador NoteBook
Instalei o FC4 em um notebook, toshiba satellite, athlon, e quando ligo o computador no ambiente Linux o ventilador não funciona. Isso acontece até o computador se auto-desligar. Tenho que tirar a bateria do notebook e reiniciar aí o ventillador volta a funcionar. No ambiente Windows o ventilador funciona normalmente.
Alguém pode me ajudar a resolver este problema. Tinha o Suse10 instalado e não tinha este problema...
Enviada: Sex Out 27, 2006 8:44 am Assunto: Re: Ventilador NoteBook
edenrd escreveu:
Instalei o FC4 em um notebook, toshiba satellite, athlon, e quando ligo o computador no ambiente Linux o ventilador não funciona. Isso acontece até o computador se auto-desligar. Tenho que tirar a bateria do notebook e reiniciar aí o ventillador volta a funcionar. No ambiente Windows o ventilador funciona normalmente.
Alguém pode me ajudar a resolver este problema. Tinha o Suse10 instalado e não tinha este problema...
Aguardo contato
Amigo,
Eu estou com a mesma duvida que voce, na verdade eu obtive informações de que alguns Notebooks tem o controle dos coolers de HD e demais gerenciado pelo SO e alguns Linux nao estao aptos a fazerem esse gerenciamento.
Ontem mesmo eu falei com um conhecido que tem o Ubuntu em um Notebook da HP e nunca teve problemas com isso. Já autras pessoas que possuem Acer e instalaram Kurumin, Fedora e outros tiveram problemas pois o Cooler funciona mas funciona em velocidade baixa e nao ativam a velociadade alta.
Aproveito o topico para saber se mais alguem ja passou por isso? Pois eu estou para comprar um Notebook ACER 5043 - AMD Turion e queria muito poder utilizar com o Linux sem precisar emular com maquinas virtuais. _________________ Forte Abraço,
Carlos Tavares
MSN: ctavaresjr@hotmail.com
Linux Registered User: 424540
Ops!.
Para complementar oque eu disse acima estou encaminhando abaixo Link para o outro forum onde as pessoas reportaram esse problema de rodar Linux em Notebook. Se alguem com essa experiência puder acrescentar mais alguma coisa eu agradeceria muito.
Amigo acabo de comprar um notebook acer tb, instalei várias distribuições inclusive o ubuntu em um acer aspire 5050 turion, ele está om o cooler funcionando blz, inclusive alta velocidade que seria quando ele precisa de jogar mais potência no cooler que agente até sente isso, bom mas tenho vários problemas, ATI é tudo ATI nele kra, chipset ATI, placa de Video ATI, placa de Som ATI, ai ja viu....mesmo assim o Fedora Core 7 live cd foi o único que conseguiu fazer as caixas de som embutidas tocarem, no mais as outras distro nem isso fizeram...bom fica ai registrado para todos...
Ps***eu não estou usando Sistema 64 bits pois o Luciano tb tem um notebook desse e me disse que não tem quase nada para Sistemas 64 bits ainda, sendo assim para nós pobres usuários mortais não adianta pois precisamos de funcionalidade e que ao meu modo de ver ainda assim está funcionando bunito demais...