Então, para adiantar, vai a seguir o código do script (que eu chamo de internet_sharing.sh) que quero que seja iniciado com o Fedora:
Código:
#! /bin/sh
### BEGIN INIT INFO
# Description: This file should be used to construct scripts to be
# placed in /etc/init.d.
### END INIT INFO
#
#
#
do_start() {
echo ">>>>> INICIANDO O COMPARTILHAMENTO DA INTERNET <<<<<<<<"
modprobe iptable_nat
### habilita como politica default das chains para ACCEPT
### embora o ideal aqui e restringir ao max. deixando como DROP
### para em seguida liberar o que e apenas necessario
iptables -P INPUT ACCEPT
iptables -P FORWARD ACCEPT
iptables -P OUTPUT ACCEPT
###
### Compartilha a conexao
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
### Habilita no kernel o repasse de pacotes
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
}
do_stop() {
echo ">>>>> PARANDO O COMPARTILHAMENTO DA INTERNET <<<<<<<<"
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
}
do_reload() {
echo ">>>>> REINICIANDO O COMPARTILHAMENTE COM A INTERNET <<<<<<<"
do_stop
do_start
}
Ou seja, o que eu quero na verdade é compartilhar a internet usando duas placas de rede (uma recebe diretamente a internet - eth1 e a outra é a usada para compartilhar a internet - eth0), porém não vejo jeito mais fácil que este para o mesmo. Eu uso esse script no Ubuntu e funciona perfeitamente (claro que antes eu configuro "eth0" e "eth1"), seguindo os seguintes passos:
1 - Copio o script para /etc/init.d
2 - Dentro dessa pasta eu dou as devidas permissões ao script: "chmod u+rwx,g-rwx,a-rwx internet_sharing.sh"
3 - E por último configuro para que ele seja iniciado durante o boot do Ubunto da seguinte forma: "sudo update-rc.d internet_sharing.sh defaults".
Daí esse último passo não dá certo no Fedora Core 6, dizendo que "bash: update-rc.local: command not found". Também já tentei editar o "rc.local" colocando o comando "./etc/init.d/internet_sharing.sh" no arquivo, mas durante o boot ocorre um erro, com uma mensagem que não me recordo toda, mas dizendo "permissão negada" no final.
Daí a minha dúvida: como fazer algo semelhante para que tal script seja inicido durante o Fedora Core 6? Lembrando que esses passos que tentei foram dando login como "root".
Registrado em: Oct 22, 2004 Mensagens: 2143 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Seg Jun 04, 2007 1:54 pm Assunto:
Da mesma forma que vc fez no fedora 6 ou 5 tanto faz, não muda nada. _________________ Cristiano Furtado dos Santos
Gerente de Projetos de SL
Embaixador do Projeto Fedora Brasil.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Registrado em: Jan 22, 2006 Mensagens: 125 Localização: Belo Horizonte
Enviada: Seg Jun 04, 2007 3:13 pm Assunto:
Use o comando chkconfig --add nome do script, ele irá adicionar o seu script, digite ntsysv e escolha seu script para iniciar com o sistema, lembrando que o sqcript deve esta dentro do /etc/rc.d/init.d.
Registrado em: Oct 22, 2004 Mensagens: 2143 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Seg Jun 04, 2007 4:45 pm Assunto:
Se for script vc deve colocar no arquivo rc.local _________________ Cristiano Furtado dos Santos
Gerente de Projetos de SL
Embaixador do Projeto Fedora Brasil.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br