Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Placa de captura de TV pixelview e Placa de Som USB creative
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Placa de captura de TV pixelview e Placa de Som USB creative

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Inovações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Hector
Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 10:40 pm    Assunto: Placa de captura de TV pixelview e Placa de Som USB creative Responder com Citação

Finalmente fiz as pazes com o linux, graças à comunidade e contribuidores de drivers, módulos do kernel e de grandes projetos como o KDE, o AlSA e tantos outros, muitos hardwares como winmodems, placas de som, placas de captura de TV, etc, antes só com suporte ao windows, agora podem ser acessados pelo linux, no meu caso com o Fedora, meu 1° linux, desde o lançamento do FC1.
Por muito tempo tentei configurar minha placa de som USB extigy da Creative Labs, um ótimo hardware com qualidade de home-theather, captura e transmissão de midi para teclado eletrônico (no caso do linux através do jack-control), que eu até já havia funcionado de forma precária no antigo Mandrake 9.2 e no FC1, agora com ampla funcionalidade através dos módulos fxload, pam-usb-hotplug, midsport-firmware, não vou dar o link dos pacotes, apenas da página do Alsa, onde tem toda esta informação : http://www.alsa-project.org/alsa-doc/doc-php/template.php?company=Creative+Labs&card=Sound+Blaster+Extigy.&chip=Extigy&module=usb-audio

O segundo desafio foi fazer funcionar minha placa PlayTV (muito baratinha mas muito ordinária, já que só funcionava plenamente no windows e mesmo assim com alguns travamentos e conflitos quando se alternava o uso do formato pal-m para ntsc da entrada super-vhs), no Fedora ela funcionou muito melhor e sem os conflitos citados, usando a entrada de linha da placa USB citada e pasmem: até o controle remoto funcionou e não preciso tirar o traseiro do sofá para mudar de canal).
Neste caso eu já sabia de um módulo do bttv.cards gentilmente desenvolvido pelo colega Sérgio Fortier da comunidade do Kurumin, mas cadê esta placa nos módulos do kernel do FC6 ? Bom, fui na confiança de um colega aqui mesmo do forum do Fedora que disse que a placa era reconhecida como card=139, mas ao colocar as alterações na incialização da maquina e acessando o kdetv ocorria um baita dum travamento do mesmo ao procurar as estações de TV usando o método predefinido de canais tanto na opção Brazil como Argentina (nosso irmão mais próximo). Quase desistindo, tentei mais uma vez, agora pelos EUA, e que agradável surpresa ao começar ouvir o som dos canais sintonizando. Sem mais delongas , usei os seguintes softwares do FC-extras:
KdeTv
dkms-lirc-0.8.1-1.noarch.rpm
Gonomeradio
Versão do Kernel - 2.6.18-1.2869.fc6
Configuração do kdetv : usar a busca manual de canais, usar entrada de tv no formato pal-m, usar como país : usa-broadcast

# gedit /etc/rc.d/rc.local

#Prolink PixelView PlayTV MPEG2 PV-M4900
rmmod bt878
rmmod bttv
rmmod tuner
modprobe bttv card=139 tuner=2

Após reiniciar (é preciso aqui no caso) o resultado do
dmesg
bt878(0): unloading
bt878_mem: 0xf8a88000.
ACPI: PCI interrupt for device 0000:00:0a.1 disabled
bttv0: unloading
bttv: driver version 0.9.16 loaded
bttv: using 8 buffers with 2080k (520 pages) each for capture
bttv: Bt8xx card found (0).
bttv0: Bt878 (rev 17) at 0000:00:0a.0, irq: 201, latency: 64, mmio: 0xdd700000
bttv0: using: Prolink PixelView PlayTV MPEG2 PV-M4900 [card=139,insmod option]
bttv0: gpio: en=00000000, out=00000000 in=00ffc0ff [init]
bttv0: using tuner=2
bttv0: i2c: checking for TDA9875 @ 0xb0... not found
bttv0: i2c: checking for TDA7432 @ 0x8a... not found
bttv0: i2c: checking for TDA9887 @ 0x86... not found
tuner 1-0061: chip found @ 0xc2 (bt878 #0 [sw])
tuner 1-0061: type set to 2 (Philips NTSC (FI1236,FM1236 and compatibles))
bttv0: registered device video1
bttv0: registered device vbi0
bttv0: registered device radio0
bttv0: PLL: 28636363 => 35468950 .. ok
input: bttv IR (card=139) as /class/input/input3
bttv-input: bttv IR (card=139) detected at pci-0000:00:0a.0/ir0
bttv0: PLL can sleep, using XTAL (28636363).
bttv0: OCERR @ 27c57014,bits: OFLOW FDSR OCERR*

Abraços a todos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Inovações Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.