Enviada: Dom Abr 08, 2007 11:04 pm Assunto: Compartilhar Impressora com XP
Nao sei mais a q recorrer, ja fiz de tudo, em foruns ninguem ta conseguindo
uma solucao..
Estou compartilhando arquivos com o Samba, em uma rede com o XP, os arquivos "shared" compartilhados, estou enxergando de boua, so nao consigo escrever, nem altera-los, mas a impressora, eu enxergo ela, na rede, instalo, mas ela fica como Acesso Negado., e nao consigo imprimir atraves do win xp....
Compartilhe a impressora no SAMBA. Use a opção "printer name = nome-da-impressora-no-cups". Faça esse teste e nos reporte. Falow _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
Enviada: Seg Abr 09, 2007 7:43 pm Assunto: Ainda nada.....
Brother, vlw pela atencao, massss nao deu em nada, continua na mesma, o q eu queroo mesmo e uma rede entre o Linux e o Win XP, como se fosse 2 XP /XP.
Sem restricao, sem senha, livre a tudooo, escrita, leitura, remocao, e execucao, e compartilhamento de impressora..
Acho q o ideal, seria eu comecar do zero o samba.conf
Pois com esse abaixo, nao consigo apagar arquivos compartilhados do linux,
o motivo de qual preciso uma rede "aberta" e pelo fato de eu ter 3 maquinas XP e essa Linux Fedora 6.
E todas em casa, sao da familia, nao tenhu acesso externo. Entao nao tem perigo, claro, compartilhando o diretorio certo do linux, um unico diretorio para troca de arquivos.
Citação:
[global]
workgroup = MSHOME
netbios name = Servidor Samba
security = share
server string = Samba Server
[Troca de Arquivos]
comment = Diretorio Comum aos Usuários Linux / XP
path = /arquivos
public = yes
read only = no
writeable = yes
create mask = 0777
guest ok = yes
[epson]
printer = epson
printable = yes
writeable = yes
public = yes
guest only = yes
path = /var/spool/cups
Bom pessoal, espero uma resposta.
E obrigado
Fiquem com Deus.
Leonardo Mendes
--------------------------------------------------
Linux Fedora Core 6
Pentium IV HT 3.2Ghz
2Gb Ram DDR
Geforce FX 5700 LE 256Mb
3HD ATA 80Gb
--------------------------------------------------[/quote]
Registrado em: Apr 22, 2006 Mensagens: 318 Localização: João Pessoa, PB, Brasil
Enviada: Sex Abr 27, 2007 3:17 am Assunto:
Opa!
Malz aê na demora, não tenho entrado mais nesse forum (e nenhum outro)
Você tem que ver duas coisas diferentes: Samba (rede win/lin) e Cups (Print) tem seus pontos de contato, mas são coisas diferentes.
Eu coloco o meu Printers desse jeito no samba:
[printers]
comment = All Printers
path = /var/spool/samba
browseable = yes
# Coloque public = yes para permitir impressão por 'guest account'
guest ok = yes
writeable = yes
printable = yes
Já no cups, vc pode configurá-lo de várias maneiras, eu prefiro acessar http://localhost:631 e configurar a impressora smb a partir dali
Aqui está o produto de duas configurações feitas pelo cups via web browser: uma impressora no XP e outra no Linux
<Printer HP>
Info HP
DeviceURI smb:///uidouschispe/hp
State Idle
StateTime 1176492420
Accepting Yes
Shared Yes
JobSheets none none
QuotaPeriod 0
PageLimit 0
KLimit 0
OpPolicy default
ErrorPolicy stop-printer
</Printer>
<DefaultPrinter Rima>
Info Rima
DeviceURI parallel:/dev/lp0
State Idle
StateTime 1176323081
Accepting Yes
Shared Yes
JobSheets none none
QuotaPeriod 0
PageLimit 0
KLimit 0
OpPolicy default
ErrorPolicy stop-printer
</Printer>
Não faça manualmente, prefira a interface.
Quanto a modificar os arquivos na rede, depende de permissão. você pode montar a unidade para que outros usuários escrevam e modifiquem através da opção allow_other (fuse), ou users (para quem qualquer um possa montar e desmontar a partição), ou ainda, você pode colocar uid ou suid nas partições que você montar. Esse é o primeiro requisito
As permissões do sistema tem precedência às permissões do samba.
Não adianta nada você dizer que uma partição /home/lsm é writeable se no sistema só quem pode mexer nela é o próprio dono.
Outra coisa: coloque os usuários XP no linux também use o bind ou faça manualmente. Fica mais fácil de administrar a rede.
[]'s _________________ Abraços,
Linux User Number: 174012
Registrado em: Dec 22, 2006 Mensagens: 42 Localização: Sao Paulo / SP
Enviada: Ter Jul 24, 2007 3:12 pm Assunto:
Para compartilhar uma impressora instalada numa máquina com o Fedora, você precisa configurar o samba e habilitar as seguintes linhas:
Menu superior SISTEMA > PREFERÊNCIAS > SISTEMA > SAMBA
1. "guest" = convidado (você pode colocar o nome de um usuário da máquina Windows XP , se preferir;
2. [Endereço da máquina]= pode ser o IP ou o nome da máquina. No caso de Ip, certifique-se que a máquina usa IP Fixo.
3. [Nome da Impressora] = certifique-se do nome dado ao "compartilhamento" da impressora no Windows.
Agora basta escolher a marca da impressora, e pronto.
Caso você não encontre sua impressora, procure instalar uma genérica. Mesmo assim havendo dificuldades com a marca da impressora, visite: www.linuxprinting.org, baixe o driver e siga as orientações de instalação.
UTILIZANDO O CUPS COM ESTAÇÕES COM WINDOWS XP (COMPARTILHANDO)
Uma das características do Windows XP é o suporte ao IPP, no entanto esta característica está inexplicavelmente escondida. E o mais incrível: configurar uma impressora IPP no XP é muito fácil. Vamos lá: (estamos utilizando o XP em Português)
1. Abra o Assistente para Adicionar Impressora. Avance.
2. Escolha "Uma impressora de rede, ou uma impressora conectada a outro computador". Avance.
3. Escolha "Conectar-se a uma impressora na Internet ou em uma rede doméstica ou no escritório". Vai abrir uma caixa de texto. Digite:
por exemplo, http://<ip ou nome da máquina servidora com linux>:631/printers/impressora_compartilhada. Avance.
4. Uma outra janela vai se abrir, pedindo o driver da impressora. Instale-o e Avance.
5. Você vai ser perguntado se a sua nova impressora vai ser o padrão do sistema ou não.
Todo o problema (ou segurança) de compartilhamento para o Samba no Fedora 6 e 7 são causados pelo firewall.
Vá até nível de segurança e firewall e configure as políticas de segurança para o Samba no SELINUX.
Acho que vai resolver o seu problema.
não consigo de forma alguma imprimir usando guest, tenho que informar um usuário e senha do windows, pois preciso imprimir em uma impressora que está conectada em uma máquina windows a partir de uma máquina linux.