| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
houston Novato

Registrado em: Apr 22, 2007 Mensagens: 45 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Dom Abr 22, 2007 5:41 pm Assunto: Partição pequena para o Fedora - como aumentar agora? |
|
|
Amigos,
Instalei o Fedora Core 6 num HD que já estava particionado da seguinte maneira:
Drive C (primária)
Drive D (lógica)
Bom, eu usei o Acronis e redimensionei a partição D (que agora está com 81 GB), deixando 5,14 GB para a instalação do Fedora.
Bom, durante o particionamento e a instalação tudo correu bem. Acontece que, uma vez no Fedora, e realizando a atualização do Fedora, deu erro, dizendo que precisava de espaço para a instalação dos pacotes.
Bom, agora o HD está da seguinte forma:
Drive C (primária)
Drive D (lógica)
/boot (com 102 MB criados pelo Fedora - Ext3)
e o Drive H, com 5,14 GB que acredito ser o Linux propriamente dito.
Bom, a idéia seria diminuir a partição D (que tem muito espaço de sobra) e aumentar a partição do Linux. Acontece que, ao abrir o Acronis (no Windows XP), tem dado erro de leitura na partição do Drive H, exatamente o Linux. Acredito que o erro deve ser ao formato de arquivos do Linux, que não é compreendido pelo Acronis (apesar dele mencionar no type como Linux LVM)
Alguém poderia me ajudar como proceder agora? |
|
|
 |
lenrek Administrador

Registrado em: Apr 25, 2006 Mensagens: 1141 Localização: Recife / PE
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 9:08 am Assunto: |
|
|
Utilize um programa chamado partition magic ou algum semelhante para redimensionar suas partições.
Ainda temos um live-cd para isso. Acesse o seguinte link: http://distrowatch.com/table.php?distribution=gparted
Creio que não ocorrerá algum erro. Faça o teste e nos reporte.
Falow  _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein) |
|
|
 |
houston Novato

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 10:17 am Assunto: |
|
|
| lenrek escreveu: |
Utilize um programa chamado partition magic ou algum semelhante para redimensionar suas partições.
Ainda temos um live-cd para isso. Acesse o seguinte link: http://distrowatch.com/table.php?distribution=gparted
Creio que não ocorrerá algum erro. Faça o teste e nos reporte.
Falow  |
Ok amigo. Tentarei assim que terminar o download do Fedora i386, indicado por alguns.
Testarei e reportarei à comunidade. |
|
|
 |
Mar Colaborador

Registrado em: Nov 14, 2005 Mensagens: 366 Localização: Campo Largo -PR
|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 1:52 pm Assunto: |
|
|
Só tem uma coisa, vai ser meio complicado se sua unidade D for particionada com ntfs _________________ Mar
--------------------------------------------------------------------------
"Quem dá aos pobres, empresta a Deus, quem empresta ao Governo, dá adeus". |
|
|
 |
houston Novato

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 2:06 pm Assunto: |
|
|
| Mar escreveu: |
| Só tem uma coisa, vai ser meio complicado se sua unidade D for particionada com ntfs |
E, no caso, é tudo NTFS. Complicou muito? |
|
|
 |
lenrek Administrador

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 2:29 pm Assunto: |
|
|
Caro houston,
O que vc já fez ? Tentou redimensionar o HD com os programas q citei ? _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein) |
|
|
 |
houston Novato

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 3:03 pm Assunto: |
|
|
| lenrek escreveu: |
Caro houston,
O que vc já fez ? Tentou redimensionar o HD com os programas q citei ? |
Ainda não, mestre lenrek. Conforme disse anteriormente, só tentaria depois de terminar de baixar a versão i386 indicada pelo Felipe, via utorrent (http://www.fedora.org.br/fortopic5465.html)
Mas eu já tentei alterar o tamanho da partição usando o Acronis, que é similar ao Partition Magic. No Acronis deu erro, conforme início deste tópico.
Será que com o Partition Magic teria sucesso? Já vi usuário me dizendo que o Windows não conseguiria ver a partição linux. Alterar a partição D com o Acronis eu faria isso facim facim. Mas AUMENTAR a partição do linux, usando o Acronis, não dá.
Só não entendi o comentário do amigo mar... Terei problemas com a partição ntfs no linux? |
|
|
 |
lenrek Administrador

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 3:10 pm Assunto: |
|
|
Nao. _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein) |
|
|
 |
Mar Colaborador

Registrado em: Nov 14, 2005 Mensagens: 366 Localização: Campo Largo -PR
|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 2:08 pm Assunto: |
|
|
O Linux é meio chato com partições NTFS. Nunca tive problemas porque nunca precisei acessar nenhuma, mas tem um monte de gente que tem problemas para isto. Já vi alguns fóruns aqui que falam sobre isto.
O PartitionMagic consegue reduzir partições NTFS, tentei fazer isto e deu certo. _________________ Mar
--------------------------------------------------------------------------
"Quem dá aos pobres, empresta a Deus, quem empresta ao Governo, dá adeus". |
|
|
 |
houston Novato

|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 2:16 pm Assunto: |
|
|
| Mar escreveu: |
O Linux é meio chato com partições NTFS. Nunca tive problemas porque nunca precisei acessar nenhuma, mas tem um monte de gente que tem problemas para isto. Já vi alguns fóruns aqui que falam sobre isto.
O PartitionMagic consegue reduzir partições NTFS, tentei fazer isto e deu certo. |
Tranquilo amigo Mar. O PartitionMagic e o Acronis (que possuo) alteram moleza as partições ntfs. O problema é, aumentar o tamanho da partição linux depois que a partição ntfs for reduzida, pra ocupar o espaço extra resultante do ntfs.
Mas parece que o gparted faz isso... |
|
|
 |
ffc4852 Usuário

|
Enviada: Sex Jun 22, 2007 4:22 pm Assunto: |
|
|
cara usa o gparted....que vem com o fedora....ou se nao tiver ai....instala com o yum....ele resolve bem o problema... _________________ Seja legalizado!! Use sempre software livre!!!!....linux ate o fim! |
|
|
 |
Macabron Novato

|
Enviada: Seg Fev 18, 2008 4:10 pm Assunto: |
|
|
ou, estou com uma dúvida, quando eu tento extrair um arquivo de 4,95GB em certa altura da extração aparece um erro dizendo isso
! Espaço insuficiente no disco.
! Erro de gravação: somente arquivos com suportes ao sistema de arquivos NTFS maior que 4 GB
eu queria saber se voces poderiam me explicar oq eu devo fazer , valeu! |
|
|
 |
|