| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
xande Novato

Registrado em: Sep 29, 2006 Mensagens: 57 Localização: Bento Goncalves / RS
|
Enviada: Sáb Abr 28, 2007 5:38 pm Assunto: O que preciso para montar um servidor de Internet |
|
|
Ola pessoal !
Sou novato na area de servidores, mas estou interessado em aprender a montar servidores web.: É o seguinte.
Tem um amigo meu que tem uma empresa que disponibiliza internet via radio para seus clientes.
Eu gostaria de saber quais os pacotes necessarios para permitir o acesso à internet para um grupo de usuarios de uma comunidade do interior.
Ele vai colocar naquele local uma antena para prover o sinal e assim permitir o acesso a internet desses usuarios.
O que eu quero aprender é configurar o FC5 para gerenciar o acesso desses clientes.
Quais pacotes eu preciso instalar e como devo configurar cada um deles para pover o acesso a internet e limitar a largura de banda dos clientes?
Obrigado |
|
|
 |
fabioneves Entusiasta

Registrado em: Jun 05, 2006 Mensagens: 174 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 12:42 pm Assunto: |
|
|
Amigo, fazer este tipo de processo nao é nada simples e creio que somente postando scripts de configuraçao vc vai conseguir fazer, pq o passo a passo vai ser complicado.
a principio vc vai precisar dos seguintes pacotes:
-iptables, como é nativo basta atualizar
Firewall para que vc proteja a rede
-squid, nao me lembro se é nativo,
Proxy para que voce controle o acesso a internet caso vc queira ter algum controle sobre a mesma, pois aqui no trabalho existe contrato com empresas que so querem o firewal...
-mesmo sendo possivel controlar a banda pelo squid, vc pode instalar o cbq que é o que controla a banda a ser utilizada.
Tenho certeza absoluta que os mais experientes aqui da comunidade vao dar dicas melhores, mas o basico é isso ai que escrevi. |
|
|
 |
xande Novato

|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 6:41 pm Assunto: |
|
|
Valeu , vou dar uma procurada sobre o assunto.
Um amigo meu me disse que eu precisaria instalar os seguintes pacotes:
Radius - para autenticacao de usuarios
IPTables - Roteador
HTB - Controle de banda
Squid - Proxy
Apache - Servidor Web
Postfix - Servidor de email |
|
|
 |
fabioneves Entusiasta

|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 9:38 pm Assunto: |
|
|
É por ai mesmo xande, seu amigo nao esta errado nao........
o processo que é demorado, e com isso vc tem que fazer apenas o que for necessario.....
Boa sorte |
|
|
 |
xande Novato

|
Enviada: Qui Mai 03, 2007 2:02 pm Assunto: |
|
|
Oi Fabio !
Me diz uma coisa, eu precisaria um manual de cada um desses pacotes para aprender a configurar cada um deles. Na verdade um Passo a Passo sobre cada pacote.
Tu sabe onde posso encontrar isso. |
|
|
 |
fabioneves Entusiasta

|
Enviada: Qui Mai 03, 2007 4:19 pm Assunto: |
|
|
| Vc pode dar uma olhada no guia foca onde o material e bem extenso, ou (sei que este nao é o caminho correto para responder sua pergunta ) voce pode procurar no google onde existe um vasto material e ate mesmo no site do desenvolvedor do pacote. |
|
|
 |
|