Enviada: Sex Mai 11, 2007 6:26 pm Assunto: como obter um novo ip automaticamente?
pessoal o problema é o seguinte: na rede em ke trabalho foi implantado um servidor dhcp mas muitos hosts continuam com ip's fixos e acabei de instalar um servidor proxy não-transparente com dhcp cliente ligado, mas msm assim, de vez em quando, o ip dele é duplicado e eu tenho ke reiniciar a rede para ele ter um novo ip. a pergunta é como posso fazer com ke ele obtenha um novo ip automaticamente sem precisar d minha intervenção? será ke tenho ke fazer um script?
Registrado em: Jan 22, 2007 Mensagens: 1371 Localização: São Paulo, SP
Enviada: Sex Mai 11, 2007 7:18 pm Assunto: Re: como obter um novo ip automaticamente?
ciberdelico escreveu:
pessoal o problema é o seguinte: na rede em ke trabalho foi implantado um servidor dhcp mas muitos hosts continuam com ip's fixos e acabei de instalar um servidor proxy não-transparente com dhcp cliente ligado, mas msm assim, de vez em quando, o ip dele é duplicado e eu tenho ke reiniciar a rede para ele ter um novo ip. a pergunta é como posso fazer com ke ele obtenha um novo ip automaticamente sem precisar d minha intervenção? será ke tenho ke fazer um script?
Olha, vou dar uma sugestão bem "seu creysson":
Use o crond para executar o comando "service network restart" de tempos em tempos.
Ou, sei lá, usando o NetworkManager será que ele já não cuida disso sozinho?
Registrado em: May 31, 2007 Mensagens: 4 Localização: Salvador/Bahia
Enviada: Seg Jun 04, 2007 11:16 pm Assunto: Re: como obter um novo ip automaticamente?
ciberdelico escreveu:
O jeito ai é vc passar em maquina e maquina e colocar para obter enderço ip automatico mundando o ifcfg-ethx
acho que vc deveria alterar o range de endereçamento (quebrando o mesmo em pedaços que deixem de fora os ips fixos) ou mesmo reservar no dhcp os endereços que ja estão sendo usados pelos nao clientes do dhcp, para que o servidor não ofereça endereços já usados por hosts com ip fixo.