Enviada: Qui Jun 28, 2007 8:46 am Assunto: fedora ou centOS
Sou um recente usuário do fedora e do linux em geral, desculpem a minha ignorancia mas poderiam-me dizer qual a verdadeira diferença entre o centOS e o fedora.
Sendo o CentOS uma cópia fiel do Red hat, fico na duvida qual o melhor sistema a escolher.
os repositorios da livna funcionam no centOS?
Para configurar o centOS pode-se usar os tutoriais para fedora?
Não encontrei grande informação sobre o centOS
Vc já visitou o site http://www.centos.com.br/ ? _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
Bem pessoal, se vcs olharem a cronologia das distros linus, vcs vao ver que exsitem tres distros mães RED HAT, SLACK e DEBIAN. Dai vem seus derivados,. Se vcs olharem bem, o fedora e a versao livre da RED HAT, pois o red hat e comercial e pago. Depois descendo na lista vem o centOS, que e uma versao derivada do FEDORA, entao na lista teremos:
RED HAT> FEDORA>centOS.
existem amigos que usam o centOS.. e pelo poko que mexi nele (bem poko mesmo), nao vi muita diferença do fedora nao...
agora quanto usar uma distro ou outra.. fica a criterio, alguns para poder falar que sabem linux, (conheço tipos assim) usam o slack, pois ele e mais texto, ou entao distros mãe _________________ A diferença entre o Bill Gates e o Batman e que o Batman consegue derrotar o Pingüim!!
Pessoal, pelo q descobri em minha pesquisas, o CentOS objetiva ser um clone do RHEL. Como tal, seu foco é Servidores e WorkStations. Por isso preza mais pela estabilidade do que a atualização de pacotes. Dito de outra forma, operacionalmente, eles são a mesma coisa, mas em nível de atualização e de novos pacotes, o Fedora sai na frente.[/b]
Pessoal, pelo q descobri em minha pesquisas, o CentOS objetiva ser um clone do RHEL. Como tal, seu foco é Servidores e WorkStations. Por isso preza mais pela estabilidade do que a atualização de pacotes. Dito de outra forma, operacionalmente, eles são a mesma coisa, mas em nível de atualização e de novos pacotes, o Fedora sai na frente.[/b]
Eu senti isso na prática, realmente é isso msmo. Ele é sinonimo de estabilidade, mas ao adicionar o repositorio rpmforge ele demora uma eternidade para carregar o repositorio e inicar o processo do yum.
Enviada: Dom Out 28, 2007 2:37 pm Assunto: nem tanto...
Oi pessoal
Parece que há um pouco de confusão envolvendo o CentOS, pelo menos fiquei com a impressão...
É o seguinte, o Projeto Fedora e o CentOS tem muito pouco em comum.
O CentOS é um clone do Red Hat Enterprise Linux, trata-se dos mesmos pacotes apenas com a arte gráfica alterada. O Red Hat Enterprise Linux é, basicamente, um produto da empresa Red Hat para o mundo corporativo.
O Fedora é a continuação do Red Hat Linux, não confunda com o Red Hat Enterprise Linux. A Red Hat quis atacar o mercado corporativo e por isso pediu ajuda à comunidade para que continuasse desenvolvendo o Red Hat Linux e assim nasceu o Fedora. No Fedora são testadas novas tecnologias para que possam futuramente ser incorporadas aos seus produtos enterprise.
Essas duas distros também têm objetivos bem diferentes:
O Fedora tem como objetivo principal "andar na crista da onda", ou seja, utilizar em sua construção tudo o que for de mais novo possível, isso geralmente torna a distribuição instável, mas nada muito problemático.
O CentOS tem como objetivos principais ser um ambiente de altíssima confiança e estabilidade, além de rodar as aplicações homologadas para o Red Hat Enterprise Linux.
Rapidamente é isso, falou pessoal _________________ Cláudio
Enviada: Qua Out 31, 2007 11:34 pm Assunto: Re: nem tanto...
Clauaranha escreveu:
O Fedora tem como objetivo principal "andar na crista da onda", ou seja, utilizar em sua construção tudo o que for de mais novo possível, isso geralmente torna a distribuição instável, mas nada muito problemático.
O CentOS tem como objetivos principais ser um ambiente de altíssima confiança e estabilidade, além de rodar as aplicações homologadas para o Red Hat Enterprise Linux.
Vlw, Clauaranha, pela explicação. Esse é o motivo que uso o Fedora em casa e o Ubuntu no trabalho. Em casa posso ficar à vontade no meu pc, agora no trabalho são um monte de pcs, e não dá pra ficar inventando moda lá, neh? rsrs Já converti muita coisa pra Linux, então um passo de cada vez rsrsrs
Enviada: Ter Nov 06, 2007 3:34 pm Assunto: Re: nem tanto...
Eunir escreveu:
Clauaranha escreveu:
Vlw, Clauaranha, pela explicação. Esse é o motivo que uso o Fedora em casa e o Ubuntu no trabalho. Em casa posso ficar à vontade no meu pc, agora no trabalho são um monte de pcs, e não dá pra ficar inventando moda lá, neh? rsrs Já converti muita coisa pra Linux, então um passo de cada vez rsrsrs
Abraços
Ubuntu no trabalho? O Ubuntu também está sempre lançando versões! Acho que vc ficaria mais bem servido (e confortável também) se em casa ficasse com o Fedora e nas Workstations com o CentOS. É só uma opinião. Por favor, não se ofenda.
Registrado em: Oct 22, 2004 Mensagens: 2143 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Ter Nov 06, 2007 5:15 pm Assunto:
Bom minha pequena opinião.
CentOS é propriamente um RHEL. É um clone mesmo então deixo assim:
CentOS = Perfect for Servers
Fedora = Perfect for Desktops _________________ Cristiano Furtado dos Santos
Gerente de Projetos de SL
Embaixador do Projeto Fedora Brasil.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Enviada: Ter Nov 06, 2007 8:17 pm Assunto: talvez até tanto
Opa aê
Para mim tanto o Fedora como o CentOS detonam! Escolha bem e sirva-se. Agora, sem querer causar flames aqui no fórum eu ainda não entendi o porquê de tanta festa ao redor do Ubunto, apesar de já ter usado por mais de 3 meses.
Como ja ficou concluido aqui, o CentOS é um CLONE do RHEL. Então, para empresas, eu usaria o CentOS. Em casa, o Fedora com certeza!
Usar Fedora em casa e Ubuntu na empresas é um pouco estranho, pois Ubuntu assim como o Fedora procrura andar na "crista da onda" (sai uma versão a cada 6 meses). Sem falar que o Ubuntu é baseado na Debian que tem outra administração de pacotes e filosofia. Em um ambiente corporativo a ênfase tem que ser dada à estabilidade, portanto, CentOS/RHEL neles.