Eu fiz algo semelhante. Acho que o meu não esta certo, pois não esta funcionado. O Outlook esta dando erro dizendo que não esta conseguindo encontrar os servidores.
Registrado em: Jan 22, 2007 Mensagens: 1371 Localização: São Paulo, SP
Enviada: Seg Jul 23, 2007 6:18 pm Assunto:
Só uma coisa pessoal. Você não precia abrir portas no firewall, em se tratando de saída. Ou seja, se você quer acessar as portas 110 e 25 de OUTROS SERVIDORES na internet, é evidente que vc não precisa abrir porta nenhuma no seu firewall. Somente no caso de você querer franquear acesso ao seu computador, para outras pessoas, via internet, às portas 25 e 110, aí sim é que vc teria que abrir as portas no seu firewall, ok?
Galera, esqueçam o caminho etc/rc.d/init.d/iptables, o melhor caminho é criar um arquivo executável com todas as regras q vc quer criar.
Vou dar um exemplo bem pratico sobre como criar isso, segue abaixo:
1) Dê o comando: cd /etc/rc.d
2) Depois crie um arquivo: touch rc.firewall
3) Torne esse arquivo executável: chmod +x rc.firewall
4) Agora crie as regras que vc quer dentro desse arquivo: vi rc.firewall
5) Depois de salvar o arquivo, dê o seguinte comando: echo /etc/rc.d/rc.firewall start > /etc/rc.d/rc.local
Pronto, está criado o seu arquivo de configurações.
O comando da linha "5)", serve para vc colocar o comando "/etc/rc.d/rc.firewall start" dentro do arquivo de inicialização "/etc/rc.d/rc.local", ou seja, sempre q o servidor restartar esse arquivo será carregado junto.
E respondendo a sua pergunta PinguimRJ45, antes do FORWARD eu colocaria "-A" ao invés de "-I".
Outra coisa, reparei que vcs usam o comando /sbin/iptables antes de todos os comandos, para melhorar isso, criem a variável "ipt=/sbin/iptables" no começo do script, pra q no final de cada linha de comando só seja necessário colocar "$ipt" ao invés de "/sbin/iptables", isso melhora digitação... Isso é só uma facilidade...rsrs _________________ Toda a Liberdade tem um preço a ser pago...
Você tá cometendo um erro simples, observa comigo...
Você está dando os comandos certos para liberar as solicitações das portas 25, 53, 110 que VEM da internet e não para as que SAEM para a internet. A sua máquina faz as solicitações para o seu Firewall utilizando essas mesmas porta, e você também vai ter que liberá-las para a sua rede interna.
Outro detalhe, é que a porta 53 existe nos dois protocolos, tcp e udp, e nesse caso eu acho que deva ser TCP.
Tenta isso e vê se funciona, qualquer coisa estamos a disposição.
iptables -A INPUT -s $rede_interna -p tcp --dport "número da porta" -j ACCEPT