Registrado em: Aug 25, 2005 Mensagens: 647 Localização: Indaiatuba/SP
Enviada: Sáb Ago 19, 2006 8:38 am Assunto: HP ScanJet 2400
Alguém utiliza o scanner HP ScanJet 2400 no Linux? Funciona bem? Estou para comprar este modelo ou um scanner de preço semelhante e mesma qualidade, é bem dificil de encontrar, especialmente um que funcione legal no Linux sem dor de cabeça.
Recomendações? _________________ RODRIGO GUARIENTO
"A única coisa que interfere no meu aprendizado é a minha educação."
http://rguariento.blogspot.com/
Enviada: Sáb Ago 19, 2006 12:10 pm Assunto:
Nem com drivers alternativos funciona? _________________ RODRIGO GUARIENTO
Recomendo vc baixar o live-cd do fedora e fazer um teste na loja. Não sei se vc sabe, mas o serviço hplip dá o suporte pra uma quantidade muito grande de impressoras. Pesquisei sobre sua impressora e vi que não possui suporte. Mesmo assim faz um teste antes de comprá-la pra não se dar mal. Espero ter te ajudado. Falow _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
Registrado em: Apr 05, 2006 Mensagens: 12 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Sáb Ago 19, 2006 4:06 pm Assunto:
Olá pessoal,
Tentei instalar um scanner HP SCANJET 2400 (USB) no Mandriva num cliente há 01 mês atrás e descobri que ele não possui drivers e nem descobri ninguém que tivesse conseguido colocá-lo para funcionar no linux.
Na página do Projeto SANE, que fornece suporte para um monte de scanners no Linux, ele aparece como "Não suportado", infelizmente.
Sugiro antes de comprar o scanner dar uma pesquisada nos fóruns, lá na página do SANE (http://www.sane-project.org) e no google para saber se o modelo que você vai comprar tem suporte ou não.
Aliás, esse procedimento de fuçar muito as infos sobre compatibilidade antes de comprar, infelizmente, ainda tem de ser o padrão pra quem quer usar Linux, enquanto os p... dos fabricantes não tomarem consciência (ou a gente fizer pressão suficiente) que tem que liberar drivers para Linux, vai ser assim. O problema é que isso ferra com o usuário final que não é técnico...
Enviada: Sáb Ago 19, 2006 6:02 pm Assunto:
Não esquenta não... é bem óbvio a tendência da popularização do Linux em muito muito breve, nós ainda estamos nos primórdios desse tempo, por isso ainda temos algumas dificuldades. O problema com o Linux hoje é mais político do que qualquer outra coisa. Aliás, muita gente pode discordar de mim, mas o Linux vai se firmar melhor no dia em que os desenvolvedores e colaboradores fixarem seus objetivos em meia-dúzia de distribuições ao invés de ficarem tentando reinventar a roda. Ainda acho que num futuro não muito longe o Linux estará na residência de todo mundo. No máximo o Windows ficará com o mercado fabril ou semelhantes, já que a tendência é softwares legalizados e é bem dedutível que os usuários caseiros não vão querer gastar grana com "coisas que eles não sabem nem para que serve" (me refiro aos leigos), enquanto empresas por mérito de suas próprias políticas ficarão presos ao Windows e provavelmente o sustentarão talvez não por muito tempo. É um caminho cheio de incertezas mas de resultado bem óbvio.
Voltando a colocar os pés na Terra, quero dizer, no Scanner (rss).. agradeço a informação. Vou pesquisar sobre scanners direto pelo site do SANE Project (http://www.sane-project.org/), é mais seguro não ter arrependimentos futuros. _________________ RODRIGO GUARIENTO
Registrado em: Apr 05, 2006 Mensagens: 12 Localização: Rio de Janeiro
Enviada: Sáb Ago 19, 2006 8:03 pm Assunto:
Rodrigo,
Concordo com você e muita coisa já está acontecendo nesse sentido, haja visto que temos muito mais facilidade de encontrar drivers hoje em dia do que há algum tempo atrás. Lembro que a primeira vez que instalei uma distro Linux, o meu mouse serial (Logitech, mas comum impossível) não foi reconhecido.
Uma coisa que acho que tem que mudar para tornar o Linux mais usado pelos usuários domésticos, e com isso ganhar os desktops também das empresas é o sistema de instalação de aplicativos. O usuário final não quer saber de "configure && make && make install", ele quer clicar Next - > Next - > Finish (sem ler, diga-se de passagem) e o programa funcionar. Resolver dependências então, nem sonhar... rs
Bem, para não dizer que não falei das flores, quer dizer, dos scanners. Procure um scanner que tenha suporte nativo ou que lá no sane seja bem cotado.
Enviada: Dom Jul 15, 2007 12:18 pm Assunto:
Apesar do sane-find-scanner mostrar resultados parecidos com este:
Código:
found USB scanner (vendor=0x03f0 [Hewlett-Packard], product=0x0a01 [hp scanjet scanner], chip=GL646_HP) at libusb:001:004
(...) Estive lendo o manpages do sane para tentar descobrir porquê o comando scanimage -L retorna sempre:
Código:
No scanners were identified. If you were expecting something different,
check that the scanner is plugged in, turned on and detected by the
sane-find-scanner tool (if appropriate). Please read the documentation
which came with this software (README, FAQ, manpages).
Descobri o seguinte: se editarmos o arquivo /etc/sane.d/genesys.conf você verá o seguinte:
Citação:
# genesys.conf: Configuration file for Genesys Logic GL646 and GL841 based scanners
#
# scanners that are not yet supported
# uncomment them only for developpment purpose
#
Descomentando a linha # usb 0x03f0 0x0a01 do arquivo /etc/sane.d/genesys.conf, a mensagem muda para o resultado do comando scanimage -L:
Código:
device `genesys:libusb:001:004' is a Hewlett Packard ScanJet 2400c flatbed scanner
(...) Porém, ao executar o xsane, ao invés de recebermos a mensagem de que o scanner não foi identificado, ele encontra o scanner hp scanjet 2400 normalmente. Mesmo assim, ao tentar digitalizar algo, aparece a mensagem "Falha ao inicializar o digitalizador: Erro durante a operação de E/S com o dispositivo".
1. Alguém tem alguma sugestão de como fazer para funcionar este scanner? Que sejam pistas para com os pacotes de desenvolvimento, serve.
2. Tentei até mesmo criar o arquivo /etc/sane.d/dll.aliases com o conteúdo alias "HP Scanjet 2400" genesys:libusb:001:004 mas não tive resultado nenhum. Alguém sabe como funciona o dll.aliases?
Obs: o resultado do xsane depois de descomentado a linha do arquivo genesys.conf ainda é o seguinte:
Código:
[rguariento@warrior ~]$ xsane
[genesys] WARNING: Your scanner is not fully supported or at least
[genesys] had only limited testing. Please be careful and
[genesys] report any failure/success to
[genesys] sane-devel@lists.alioth.debian.org. Please provide as many
[genesys] details as possible, e.g. the exact name of your
[genesys] scanner and what does (not) work.
_________________ RODRIGO GUARIENTO