Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Beryl nao funicona aqui..ou nao sei instala mesmo ..ajuda ai
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Beryl nao funicona aqui..ou nao sei instala mesmo ..ajuda ai

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Instalação Beryl
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
JULIANOJAC
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2007 10:13 pm    Assunto: Beryl nao funicona aqui..ou nao sei instala mesmo ..ajuda ai Responder com Citação

daew galera blz ai..seguinte...pow alguem me ajude ...olha to tentando instala o beryl no f6 aqui ,seguinte ao que pareçe está tudo correto...o beryl apareçe na ferramenta do sistema aqui mais toda vez que vou ativa ele...volta na tela para concetar dnovo no sitema tipo pede login e senha dnovo...ta osso aqui hem...num sei se minha placa ta confugurada certa...? por favor alguem ajuda ai..mais ajuda passo a passo se possivel por que to começando agora ..muito obrigado t +[/b]
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
rgto
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2007 11:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Primeiro vamos ver se sua placa de vídeo está corretamente instalada, faça o teste, digite:

Código:

$ glxinfo

Post o resultado aqui. Depois, digite o comando abaixo, é para aparecer uma janela com algumas engrenagens girando:

Código:

$ glxgears

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
npontes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 11:13 am    Assunto: Help - Fedora Core 7 - Beryl Responder com Citação

Instalei o Fedora Core 7, Kernel 2.6.21-1.3228.fc7

[root@localhost ~]# lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 915GM/PM/GMS/910GML Express Processor to DRAM Controller (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 915GM/GMS/910GML Express Graphics Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #3 (rev 03)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB UHCI #4 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) USB2 EHCI Controller (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev d3)
00:1e.2 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Audio Controller (rev 03)
00:1e.3 Modem: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Modem Controller (rev 03)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) LPC Interface Bridge (rev 03)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801FBM (ICH6M) SATA Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) SMBus Controller (rev 03)
06:05.0 Ethernet controller: Atheros Communications, Inc. AR5005G 802.11abg NIC (rev 01)
06:07.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
06:09.0 CardBus bridge: Texas Instruments PCIxx21/x515 Cardbus Controller
06:09.2 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments OHCI Compliant IEEE 1394 Host Controller
06:09.3 Mass storage controller: Texas Instruments PCIxx21 Integrated FlashMedia Controller
06:09.4 Generic system peripheral [0805]: Texas Instruments PCI6411/6421/6611/6621/7411/7421/7611/7621 Secure Digital Controller
[root@localhost ~]#

Instalei o Beryl, e seguindo as sugestões encontrei o seguinte:

[root@localhost ~]# glxinfo
glxinfo: error while loading shared libraries: /usr/lib/libGL.so.1: cannot restore segment prot after reloc: Permission denied
[root@localhost ~]#

[root@localhost ~]# glxgears
glxgears: error while loading shared libraries: /usr/lib/libGL.so.1: cannot restore segment prot after reloc: Permission denied
[root@localhost ~]#

Sou novato no assunto, se puder me ajudar a resolver o problema eu agradeço...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rgto
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação

qual é a placa de vídeo que você usa aí? nvidia?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
JULIANOJAC
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 7:36 pm    Assunto: deu certo..instala a placa...so falta instala o berly Responder com Citação

opa ola amigo deu certo aqui..o negocio da engrenagem ..então que dizer que minha..placa de video está configurada ? e ai como faço agora para instalar o beryl ? t+ sim uma nvidia fx 5500
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
rgto
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 10:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Ok! Já que as engrenagens apareceram, se você notou muita lentidão nelas, é porque sua placa não está instalada, neste caso não tem jeito, você deve instalar o driver da nvidia.

Se for este o seu caso, instale o driver da seguinte maneira:

Citação:
1. Acesse o link abaixo e faça download do pacote NVIDIAbláblá.run:
http://www.nvidia.com/object/unix.html

2. Feito o download, vamos sair do ambiente gráfico. Tecle CTRL+ALT+F1, digite "root" como usuário e a senha deste usuário.

3. Digite o comando abaixo para desligar o modo gráfico:
# init 3

4. Vá ao diretório onde você deixou o download do arquivo da NVIDIA, vamos supor que o nome deste arquivo seja NVIDIA-Linux-x86-1.0-9755-pkg1.run, então, antes de iniciarmos a instalação, vamos instalar alguns pacotes com o comando:
# yum install gcc kernel-devel xorg-x11-server-sdk pkgconfig
e depois
# yum update
por último vamos instalar com o comando
# sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-9755-pkg1.run
e termine a instalação atentando-se as perguntas que aparecerão. Quando quase concluído a instalação, o sistema irá perguntar se você deseja que ele configure o X para NVIDIA, diga que sim.

Pronto! O driver da NVIDIA está instalado. Digite o comando abaixo para iniciar novamente o modo gráfico:
# init 5

Se funcionou perfeitamente, então o beryl se instala assim:

Citação:
1. Digite como root:
# yum install beryl*

Note que será instalado vários pacotes. Normal. Terminado, acesse o Gnome ou KDE. Basicamente isto.
ELO
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 6:00 pm    Assunto: beryl no fc7 Responder com Citação

Amigos, não tinha usado ainda o beryl por falta de oportunidade.
Usando este procedimento, acertei a placa nvidia e fiz instalei o beryl com yum install beryl-kde. (já tentei também o yum install beryl)
Só que chamando o beril-manager, aparece o icone na barra e abre os configuradores mas não aciona (ou não sei como fazer) os comandos dele.
Alguém tem alguma dica?
e após o fc9 Sad
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
rgto
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 8:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Clique com o botão direito sobre o ícone na barra, na quarta opção está escrito "Selecione o gerenciador de janelas >", no sub-menu aparecem várias opções como:

Beryl
Compiz
Metacity
Kwin
xfwm4
(...)

Marque a primeira opção (Beryl), talvez sua tela possa chegar a piscar. O menu vai sumir mas o ícone continuará na barra. Clique novamente e certifique-se de que está selecionado o item Beryl. Sendo positivo a resposta, faça um teste: segure CTRL+ALT no teclado e sem soltá-los, tente arrastar a tela com o botão esquerdo do mouse (botão do lado de cá <--- ) segurando-o e arrastando para qualquer dos lados. Note também os efeitos especiais ao clicar nos menus, ao tentar arrastar uma janela, ao minimizá-la ou maximizá-la, etc.
ELO
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 9:03 pm    Assunto: Nvidia Responder com Citação

Creio que ainda tenho problema de placa de video.
acionei via linha de comando
e deu a seguinte mensagem:
-----------------
Xlib: extension "XVideo" missing on display ":0.0".
xvinfo: No X-Video Extension on :0.0
-----------------
Chaveando o gerenciador de janelas, retornou:
----------------
* Beryl system compatiblity check *

Detected xserver : NVIDIA

Checking Display :0.0 ...

Checking for XComposite extension : passed (v0.3)
Checking for XDamage extension : passed
Checking for RandR extension : passed
Checking for XSync extension : failed

No sync extension
Xlib: extension "SHAPE" missing on display ":0.0".
e após o fc9 Sad
rgto
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 9:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Veja se o driver de vídeo está instalado corretamente, se estiver, faça um backup do arquivo /etc/X11/xorg.conf e depois, siga os passos:

1. edite o arquivo /etc/X11/xorg.conf

2. dentro da Seção "Module", acrescente a sub-seção "extmod":
SubSection "extmod"
Option "omit xfree86-dga"
EndSubSection

3. dentro da Seção "Screen", acrescente:
Option "AddARGBGLXVisuals" "true"

4. dentro da Seção "Extensions" (se não existir, crie-a):
Section "Extensions"
Option "Composite" "enable"
EndSection
ELO
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 10:36 pm    Assunto: zerado!!! Responder com Citação

Muuuuito obrigado. Zerou.
Na mosca!
e após o fc9 Sad
rgto
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 11:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Esse procedimento acima é só para o KDE, no Gnome não dá este problema.

De qualquer forma, disponha.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Instalação Beryl Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.