Enviada: Dom Set 23, 2007 11:42 pm Assunto: Comandos que so funcionam como usuario root
Bem pessoal, estou com uma duvida ak sobre um assunto. Eu sempre reparei que alguns comandos so funcionam quando a gente se loga como usuario root (sudo ou mesmo o entrando com su no terminal nao funciona), tipo, lspci, iwconfig, ifconfig e etc...., sempre o terminal retorna um aviso "comand not found". A pergunta e:será que existe uma explicação para isso, sera que sou que que nao configurei algo? Nao que esses comandos me fazem falta, so uma duvida mesmo... _________________ A diferença entre o Bill Gates e o Batman e que o Batman consegue derrotar o Pingüim!!
sobre o sudo não posso falar porque não sei muito dele, mas quando vais a um terminal escreve: su - , assim consegues chamar qualquer comando sem dar problemas, já só com: su não dá.
Espero ter ajudado alguma coisa, mas de certeza que alguém me corrigira se estiver enganado, ou para explicar melhor.
valew... agora consegui... achava que esse traço ai ( - ) nao fazia diferença _________________ A diferença entre o Bill Gates e o Batman e que o Batman consegue derrotar o Pingüim!!
Pelo pouco que sei quando usamos su - nos carregamos o ambiente do root (variaveis) o que não acontce quando usamos apenas su. Como os comando que o amigo esta tentando usar devem estar no diretorio sbin e com su o ambiente não é do rrot o mesmo nao funciona. Se entrar com su e colocar /sbin/comando deve funcionar. Por exemplo /sbin/lspci. Eu testei e deu certo. Com o su - não é necessário o sbin antes. _________________ Cientista_Louco