Enviada: Qui Set 27, 2007 2:42 pm Assunto: Problemas no boot da eth1
Boas.
Tenho 2 placas de rede, uma 3Com 10/100 pci e uma Realteck 10/100/1000 onboard.
A 3Com está como eth0 e arranca por dhcp num cable modem sem problemas.
A Realteck é a eth1 e tem o ip estático de 192.168.1.1,
O problema é o seguinte:
Depois - e só depois - de actualizar o sistema (pelo software updater) no boot dá-me o seguinte erro a arrancar a eth1 - Erro o endereçoa da placa 192.168.1.1 já está em uso. e falha. Depois do arranque se iniciar a placa manualmente (Administração - Rede) já dá.
Alguém sabe como resolver este problema ou já teve um problema identico ?
Ps: Não me digam para desligar routers, modems, switch, etc. isso não resolve. para além do mais, este é o único computador da rede, portanto também não vale a pena dizer para desligar os outros.
Desde já, obrigado.
Não. O problema não é aí... depois de me acontecer, fiz um fresh-install do fedora core6 e fiz os updates, 20 de cada vez.
A cada 20, reboot.
O problema voltou a aparecer quando fiz o update dos pacotes do ipsec e iptables. Obviamente que tinha lá mais 18 para além destes mas ... não acredito que seja de outro qualquer. A minha primeira impressão será do pacote iptables, mas como ainda sou um bocado noob, ainda não sei como corrigir. Se entretanto conseguir, "posto" aqui como fiz.
Penso que o problema não é dai...mas posso tar enganado....a parte de redes nunca foi o meu forte :)
Iptables permite a criação de regras para firewall ou NAT e o ipSec é usado é usado para encriptação de pacotes IP.....por isso penso que nao seja dai o problema....
sabes em que runlevel estás a iniciar a interface de rede???
tenta iniciar a rede desta forma e posta o erro
%sudo /etc/rc.d/init.d/network restart
O erro que dá é o seguinte (copy - paste da consola):
Código:
[root@server jpedro]# /etc/rc.d/init.d/network restart
A desligar a interface eth0: [ OK ]
A desligar a interface eth1: [ OK ]
A desligar a interface 'loopback': [ OK ]
A desactivar o reenvio de pacotes IPv4: net.ipv4.ip_forward = 0
[ OK ]
SIOCGIFFLAGS: No such device
A iniciar a interface 'loopback': [ OK ]
A iniciar a interface eth0:
A determinar a informação IP para o eth0... concluído.
[ OK ]
A iniciar a interface eth1: sysfs class device: Permission denied
Erro, outra máquina já está a utilizar o endereço 192.168.0.254.
[FALHOU]
Se isto ajudar em alguma coisa ... como já disse, se for pelo administração__rede, consigo arrancar na boa com o eth1.
Enviada: Sáb Set 29, 2007 7:05 am Assunto:
cole o resultado dos comandos:
# cat /etc/hosts
# cat /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0
# cat /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth1
# cat /etc/modprobe.conf
para que possamos verificar melhor o problema
Enviada: Sáb Set 29, 2007 1:40 pm Assunto:
Voce esta usando o mesmo ip para ambas as placas.
recomendo vc a alterar o ip da eth1 pode ser para 192.168.1.0/24 jah que da eth0 esta pegando ip atraves de dhcp, dai vc terah que alterar todo o seu /etc.hosts para a classe de ip 192.168.1.0/24 jah que vc esta usando LTSP.
Boas.
Realmente, só agora me apercebi que a placa 3Com tem lá o 192.168.0.254. Não faço ideia de como isso foi lá parar. Ela sempre se activou com DHCP. Estava a funcionar bem e só depois de actualizar é que começou a dar problemas. Acho que assim já resolvo o problema.
Boa tarde pessoal!
Como não encontrei um problema parecido ao meu, vou postar aqui. Hoje, ao ligar meu pc, a minha eth0 apareceu inativa bem como minha wlan0. Até ontem estava tudo normal, só que hoje amanheceu assim. Entrei nas configurações de rede e vi que o hardware, aparentemente, está reconhecido normalmente. Com o comando lspci, minha eth0 também mostra como reconhecida normalmente. Voltando ao system-config-network, eu não consigo de forma alguma ativar minhas placas de rede, ao tentar ativá-las me retorna a seguinte mensagem:
- Determinando informações de IP para eth0... Falhou; nenhuma ligação presente. Verificou a conexão?
A conexão foi verificada, testei em um outro notebook e funcionou normalmente.
Alguém tem ideia do que está acontecendo?
Grato pela atenção de todos.
Como não encontrei um problema parecido ao meu, vou postar aqui. Hoje, ao ligar meu pc, a minha eth0 apareceu inativa bem como minha wlan0. Até ontem estava tudo normal, só que hoje amanheceu assim. Entrei nas configurações de rede e vi que o hardware, aparentemente, está reconhecido normalmente. Com o comando lspci, minha eth0 também mostra como reconhecida normalmente. Voltando ao system-config-network, eu não consigo de forma alguma ativar minhas placas de rede, ao tentar ativá-las me retorna a seguinte mensagem:
- "Determinando informações de IP para eth0... Falhou; nenhuma ligação presente. Verificou a conexão?"
Obs 1:No system-config-network, na aba Dispositivos, ao clicar sobre algum dispositivo, a eth0 por exemplo, não me dá a opção de ativá-la, apenas se eu clicar duas vezes e na janela seguinte, eu desmarcar a opção "Controlado pelo NetworkManager", ai sim eu conseguirei ativar a placa de rede.
Obs 2: Com a wlan0 não fuinciona, ela também fica como inativa e mesmo eu desabilitando a opção "Controlado pelo NetworkManager" eu não consigo reativar, me mostrando a seguinte mensagem: "Determinando informação de IP para wlan0... falhou"
Obs. 3: Já removi e reinstalei os pacotes system-config-network e o NetworkManager pelo yum e o problema persistiu.
Obs. 4: agora, o networmanager não fica mais proximo ao relógio, alguém sabe como faço para ele voltar para a barra de tarefa lá em cima?
A conexão foi verificada, testei em um outro notebook e funcionou normalmente.
Alguém tem ideia do que está acontecendo?
Grato pela atenção de todos.