Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - NumLock sempre ativo [ RESOLVIDO ]
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

NumLock sempre ativo [ RESOLVIDO ]
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> easyLife
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2007 8:26 pm    Assunto: NumLock sempre ativo [ RESOLVIDO ] Responder com Citação

Srs,

Segundo o TUTORIAL do Duli

http://www.fedora.org.br/post25605.html&sid=1a35b57737283c240706c34b3dff29b9#25605( GUIA DE INSTALAÇÃO - FEDORA 7 32bits (P/ INICIANTES) (passo 20º )

e no FEDORA FÁCIL

http://www.fedora.org.br/contentid-326.html , exite a condição de setar o teclado sempre com o NUMLOCK sempre ativo, pois bem, já fiz tanto pelo TUTORIAL como pelo FEDORA FÁCIL e não consigo deixar a parada funfando, alguém aí conseguiu???

posta aê..

RWagner

“...Não há vento favorável para aquele que não sabe onde ir...!!! “
Seneca

Editado pela última vez por rweu em Sáb Dez 22, 2007 12:12 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
filipe
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2007 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Tente isso colega ...

entrei no /etc/kde/kdm/kdmrc abri esse arquivo e modifiquei algumas coisas:
[General]
ConfigVersion=2.3
ConsoleTTYs=tty1,tty2,tty3,tty4,tty5,tty6
PidFile=/var/run/kdm.pid
ReserveServers=:1,:2,:3
StaticServers=:0

[Shutdown]
BootManager=Grub
HaltCmd=/sbin/poweroff
RebootCmd=/sbin/reboot

[X-*-Core]
AllowNullPasswd=true
AllowRootLogin=false
AllowShutdown=Root
AutoReLogin=true
ClientLogFile=.xsession-errors-%s
Reset=/usr/share/config/kdm/Xreset
Resources=/etc/X11/Xresources
Session=/usr/share/config/kdm/Xsession
SessionsDirs=/usr/share/xsessions
Setup=/usr/share/config/kdm/Xsetup
Startup=/usr/share/config/kdm/Xstartup

[X-*-Greeter]
AntiAliasing=true
ColorScheme=
EchoMode=OneStar
FaceSource=AdminOnly
FailFont=Sans,10,-1,5,75,0,0,0,0,0
FocusPasswd=false
GUIStyle=Bluecurve
GreetFont=Sans,12,-1,5,75,0,0,0,0,0
GreetString=
GreeterPos=50,50
HiddenUsers=adm,alias,amanda,apache,bin,bind,daemon,
exim,falken,ftp,games,gdm,gopher,halt,httpd,ident,ingres
,kmem,lp,mail,mailnull,man,mta,mysql,named,news,nfsnobody
,nobody,nscd,ntp,operator,pcap,pop,postfix,postgres,qmaild,
qmaill,qmailp,qmailq,qmailr,qmails,radvd,reboot,rpc,rpcuser,rpm,sendmail,
shutdown,squid,sympa,sync,tty,uucp,xfs,xten
Language=pt_BR
LogoArea=Clock
LogoPixmap=/usr/share/apps/kdm/pics/kdelogo.png
MaxShowUID=65000
MinShowUID=500
NumLock=On ---------------------------------------------acrescentei essa linha
PreselectUser=None
SelectedUsers=
ShowUsers=NotHidden
SortUsers=true
StdFont=Sans,10,-1,5,50,0,0,0,0,0
Theme=/usr/share/apps/kdm/themes/FedoraBubbles
UseBackground=true
UseTheme=true
UserCompletion=false
UserList=false

[X-:*-Core]
AllowNullPasswd=true
AllowRootLogin=false
AllowShutdown=All
NoPassEnable=false
NoPassUsers=
ServerArgsLocal=-nolisten tcp

[X-:*-Greeter]
AllowClose=false
DefaultUser=filipe
FocusPasswd=false
LoginMode=DefaultLocal
PreselectUser=None

[X-:0-Core]
AutoLoginAgain=false
AutoLoginDelay=0
AutoLoginEnable=false
AutoLoginLocked=false
AutoLoginUser=filipe

[Xdmcp]
Enable=false
Willing=/usr/share/config/kdm/Xwilling
Xaccess=/usr/share/config/kdm/Xaccess
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
adhimarflavio
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 2:29 pm    Assunto: Responder com Citação

boa dica!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
sanjulio
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 10:56 pm    Assunto: Responder com Citação

pois e uma coisa que reparei ak em casa foi o seguinte, depois de instalar o numlockx, o led na inicialização do pc fica acesso, bunito. Mais o problema e que, so isso, pois nao funciona, ai para ativalo, e o dedão no "Num" do teclado pra funcionar
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Qui Nov 29, 2007 1:51 pm    Assunto: NumLock sempre ativo Responder com Citação

Olá Filipe,

Será que voce poderia ser mais específico me dizendo quais linhas alterar e quais acrescentar??, o arquivo é muito longo, e tô com receio de fazer " M " e " esculhambar " o arquivo.

OBS: Eu enviei duas mensagens privadas pra voce a respeito disso e não as vi em minhas mensagens enviadas, como se elas não tivessem seguido, enviei uma terceira questionando relação ao KDE e GNOME no arquivo, e essa voce recebeu, tanto que recebi tua resposta.

RWagner

Seneca
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
duli
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 8:32 pm    Assunto: Re: NumLock sempre ativo Responder com Citação

rweu escreveu:
Srs,

Segundo o TUTORIAL do Duli

http://www.fedora.org.br/post25605.html&sid=1a35b57737283c240706c34b3dff29b9#25605( GUIA DE INSTALAÇÃO - FEDORA 7 32bits (P/ INICIANTES) (passo 20º )

e no FEDORA FÁCIL

http://www.fedora.org.br/contentid-326.html , exite a condição de setar o teclado sempre com o NUMLOCK sempre ativo, pois bem, já fiz tanto pelo TUTORIAL como pelo FEDORA FÁCIL e não consigo deixar a parada funfando, alguém aí conseguiu???

posta aê..

Meu caro, por favor, qual o resultado de:

Código:

ll /etc/X11/xinit/xinitrc.d
ll /usr/bin/numlockx

No mais, vc está usando gnome ou KDE?

Abraços,

Baixe o easyLife!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 10:42 am    Assunto: NumLock sempre ativo Responder com Citação

Duli,

Voce matou a parada, veja que as respostas aos comandos que voce indicou levam para NUMLOCK ativo quando logando como ROOT, e realmente está assim, me loguei como ROOT desde o início e o NUMLOCK veio ativo.
Agora quero tua ajuda pra mudar esses parametros para usu comum OK.???
Brigadúúúúúúúúú..!!

[root@rwrrio ~]# ll /etc/X11/xinit/xinitrc.d
total 32
-rwxr-xr-x 1 root root 530 2007-08-06 14:38 localuser.sh
-rwxr-xr-x 1 root root 27 2005-08-29 09:45 numlockx.sh
-rwxr-xr-x 1 root root 537 2007-03-02 11:31 xdg-user-dirs.sh
-rwxr-xr-x 1 root root 1638 2007-08-06 14:38 xinput.sh

[root@rwrrio ~]# ll /usr/bin/numlockx
-rwxr-xr-x 1 root root 8132 2006-09-08 01:29 /usr/bin/numlockx

Em Tempo lembra aqueles comandos que voce havia me pedido para tentar??, eu os deixo lá naqueles arquivos ou retiro????,, farão alguma diferença, ou a parada era somente questão de permissão mesmo????
OBS: Eu não cheguei a imputar os comandos que o ELO propós aqui no post OK??!!

http://www.fedora.org.br/fortopic6972.html

RWagner

Seneca
duli
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 3:34 pm    Assunto: Re: NumLock sempre ativo Responder com Citação

rweu escreveu:
Duli,

Voce matou a parada, veja que as respostas aos comandos que voce indicou levam para NUMLOCK ativo quando logando como ROOT, e realmente está assim, me loguei como ROOT desde o início e o NUMLOCK veio ativo.
Brigadúúúúúúúúú..!!

total 32

Em Tempo lembra aqueles comandos que voce havia me pedido para tentar??, eu os deixo lá naqueles arquivos ou retiro????,, farão alguma diferença, ou a parada era somente questão de permissão mesmo????

Você usa Gnome ou KDE?

Abraços,

Baixe o easyLife!
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 5:21 pm    Assunto: Re: NumLock sempre ativo Responder com Citação

duli escreveu:
rweu escreveu:
Duli,

Brigadúúúúúúúúú..!!

total 32

Você usa Gnome ou KDE?

Abraços,

Eu uso o GNOME..!!

RWagner

Seneca
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 7:09 pm    Assunto: NumLock sempre ativo Responder com Citação

Caro Duli,

Voce ainda não teve tempo de me responder e aqui estou eu novamente.
A parada é a seguinte: quando me logo como ROOT reparei que minha senha para este era totalmente em ALFA, em quanto minha senha como usuário comum é totalmente NUMÉRICA, pois bem, eu dei um chutão e troquei minha senha como usuário comum para ALFA e adivinhe??!!...funfou .
Ao que parece só após aplicar a senha é que o NUMLOCK entra como ativo com aquele usuário, e não antes, ou seja, se voce espetar numérico ali não funfa !!!
Falei besteira..!!???...acho que não ....até que enfim funfou....caraca..!!!

OBS, Eu procurei no GOOGLE e li como modificar as permissões, tentei com
chmod 771, aplicando naqueles dois arquivos que voce me perguntou como
estavam, me desloguei, loguei novamente e não rolou !!

Tá aqui o caminho pra trocar permissão de arquivos que achei no GOOGLE

http://www.liv.ic.unicamp.br/~pavm/mc102_2s07/linux/commands.html

RWagner

Seneca
duli
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 8:57 am    Assunto: Re: NumLock sempre ativo Responder com Citação

rweu escreveu:
Caro Duli,

Voce ainda não teve tempo de me responder e aqui estou eu novamente.
A parada é a seguinte: quando me logo como ROOT reparei que minha senha para este era totalmente em ALFA, em quanto minha senha como usuário comum é totalmente NUMÉRICA, pois bem, eu dei um chutão e troquei minha senha como usuário comum para ALFA e adivinhe??!!...funfou .
Ao que parece só após aplicar a senha é que o NUMLOCK entra como ativo com aquele usuário, e não antes, ou seja, se voce espetar numérico ali não funfa !!!
Falei besteira..!!???...acho que não ....até que enfim funfou....caraca..!!!

OBS, Eu procurei no GOOGLE e li como modificar as permissões, tentei com
chmod 771, aplicando naqueles dois arquivos que voce me perguntou como
estavam, me desloguei, loguei novamente e não rolou !!

Tá aqui o caminho pra trocar permissão de arquivos que achei no GOOGLE

http://www.liv.ic.unicamp.br/~pavm/mc102_2s07/linux/commands.html

Nossa, mas que coisa esquisita. Antes de mais nada, deixa eu te explicar uma coisa. O numlock realmente só é ativado quando vc abre o gnome, pois o script só roda nesse momento. Não há necessidade mexer nas permissões daqueles arquivos. Deixe-os como estão.

Agora, explique-me melhor essa questão de senha alfa e senha numérica. Por favor, dê exemplos.

Abraços,

Baixe o easyLife!
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 10:23 am    Assunto: Responder com Citação

Alô Duli,

Simples assim, minha senha de usuário era composta somente de números, ex: 93945666...etc, em quanto a minha senha para root é composta totalmente de letras: xxnxnnxnx

Então para entrar na sessão como root eu faço...

USUÁRIO: ........ROOT
SENHA:............ abfcgetru e assim o NUMLOCK entra já com o led acesso e funcional.

...........................................................................................

Para entrar na sessão como Usário comum eu fazia:

USUÁRIO:............... EU
SENHA:................... 7496479444147....como até aqui o script ainda não entrou, o NUMLOCK continuava apagado e eu tinha que ir no dedão.

Troquei a minha senha de usuário comum para uma composta só de letras, e....... funfou !!! LED acesso e NUMLOCK funcional.
Como voce explicou o script só roda, quando abre-se o GNOME, então , antes disso não há como digitar números na senha já com o NUMLOCK ativo, quando jogo na senha só letras, não dependo ainda do script, aí, o GNOME entra, starta o script e aí sim o NUMLOCK ativa.
Bem, foi isso que percebi, fato é que, com minha senha agora só com caractéres ALFA ficou tudo bem

RWagner

Seneca
duli
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

rweu escreveu:
Alô Duli,

Simples assim, minha senha de usuário era composta somente de números, ex: 93945666...etc, em quanto a minha senha para root é composta totalmente de letras: xxnxnnxnx

Então para entrar na sessão como root eu faço...

USUÁRIO: ........ROOT
SENHA:............ abfcgetru e assim o NUMLOCK entra já com o led acesso e funcional.

...........................................................................................

Para entrar na sessão como Usário comum eu fazia:

USUÁRIO:............... EU
SENHA:................... 7496479444147....como até aqui o script ainda não entrou, o NUMLOCK continuava apagado e eu tinha que ir no dedão.

Troquei a minha senha de usuário comum para uma composta só de letras, e....... funfou !!! LED acesso e NUMLOCK funcional.
Como voce explicou o script só roda, quando abre-se o GNOME, então , antes disso não há como digitar números na senha já com o NUMLOCK ativo, quando jogo na senha só letras, não dependo ainda do script, aí, o GNOME entra, starta o script e aí sim o NUMLOCK ativa.
Bem, foi isso que percebi, fato é que, com minha senha agora só com caractéres ALFA ficou tudo bem

Agora entendi! Que coisa mais "sinistra". Bom, que ótimo que está funcionando.

A minha senha de usuário é composta por letras e números, e o num-lock funciona normalmente. Vc pode fazer o teste?!

Vamos tentar estreitar o problema e então postar um bug report no red hat bugzilla, para arrumarem o numlockx.

No mais, queria te fazer um comentário, se me permite, evite logar no sistema como root. Isso representa uma falha de segurança muito grande. Entre sempre como usuário regular e forneça a senha do root apenas quando quiser configurar algo. É apenas uma dica.

Abraços,

Baixe o easyLife!
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 11:11 am    Assunto: NumLock sempre ativo Responder com Citação

Duli,

A situação evoluiu, veja, troquei novamente minha senha de usuário para totalmente numérico, só que desta vez me loguei usando as teclas numéricas do teclado, e não as teclas numéricas destacadas, que ficam a direita do teclado junto com a tecla NumLock
Acredito que se tivesse usado as numéricas do teclado " desde sempre " não estaríamos aqui falando sobre isso.
Resumo da Opera: O programinha numlockx do teu tutorial está funfando normalmente, fazendo com que o NumLock venha ativo já no ato de logar, usando senha totalmente numérica, ou alfanuméricas, desde que se use os números localizados no teclado alfanumérico, e não as da parte numérica destacada a direita do teclado.

Não vou fechar o tópico agora, pois não sei que desdobramento voce vai dar a " solução " encontrada, se vai ser tratado como BUG no numlockx ou somente orientação para usar as teclas numéricas do teclado grande.

Em Tempo: Pra não te encher mais o saco: Será que não há como o numlockx ter seu script rodado durante o boot??, isso faria com que quando aparecesse a tela de LOG o LED já viria acesso e os números do teclado destacado já se tornariam funcionais. Eu que fui digitador, e tô acostumadíssimo a usar essas teclas agradeceria.

Obrigado pelo tua paciência.!!!

RWagner

Seneca
laurofrutal
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2007 5:59 pm    Assunto: Num Lock - EDITADO (ACHEI!!!!) Responder com Citação

Esto aqui tb a lutar com o numlockx... ele nã está ativando o teclado numérico no boot.

Quando usava o Ubuntu eu lembro que alterava um arquivo de configuração do sistema além de instalar este script, aí o teclado funfava legal:

#sudo apt-get install numlockx
#sudo cp /etc/X11/gdm/Init/Default /etc/X11/gdm/Init/Default_backup
#sudo gedit /etc/X11/gdm/Init/Default

Procure esta linha:
...
exit 0
#
Adicionar as seguintes linhas acima dela:

if [ -x /usr/bin/numlockx ]; then
/usr/bin/numlockx on
fi

#

Salve o arquivo editado.

Será que eu não posso fazer o mesmo no Fedora?

Como será que resolvo isso?

Um abraço!

Achei a solução, inclusive já está funcionando. Apenas o endereço do arquivo a ser mudado é diferente:

ao invés de ->>> /etc/X11/gdm/Init/Default

está neste endereço ->>> /etc/gdm/Init/Default
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> easyLife Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Permitido.
Responder Tópicos: Permitido.
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.