http://www.fedora.org.br/contentid-326.html , exite a condição de setar o teclado sempre com o NUMLOCK sempre ativo, pois bem, já fiz tanto pelo TUTORIAL como pelo FEDORA FÁCIL e não consigo deixar a parada funfando, alguém aí conseguiu???
posta aê.. _________________
RWagner
“...Não há vento favorável para aquele que não sabe onde ir...!!! “
Seneca
Editado pela última vez por rweu em Sáb Dez 22, 2007 12:12 pm, num total de 1 vez
entrei no /etc/kde/kdm/kdmrc abri esse arquivo e modifiquei algumas coisas:
[General]
ConfigVersion=2.3
ConsoleTTYs=tty1,tty2,tty3,tty4,tty5,tty6
PidFile=/var/run/kdm.pid
ReserveServers=:1,:2,:3
StaticServers=:0
pois e uma coisa que reparei ak em casa foi o seguinte, depois de instalar o numlockx, o led na inicialização do pc fica acesso, bunito. Mais o problema e que, so isso, pois nao funciona, ai para ativalo, e o dedão no "Num" do teclado pra funcionar _________________ A diferença entre o Bill Gates e o Batman e que o Batman consegue derrotar o Pingüim!!
Enviada: Qui Nov 29, 2007 1:51 pm Assunto: NumLock sempre ativo
Olá Filipe,
Será que voce poderia ser mais específico me dizendo quais linhas alterar e quais acrescentar??, o arquivo é muito longo, e tô com receio de fazer " M " e " esculhambar " o arquivo.
OBS: Eu enviei duas mensagens privadas pra voce a respeito disso e não as vi em minhas mensagens enviadas, como se elas não tivessem seguido, enviei uma terceira questionando relação ao KDE e GNOME no arquivo, e essa voce recebeu, tanto que recebi tua resposta. _________________
RWagner
Seneca
http://www.fedora.org.br/contentid-326.html , exite a condição de setar o teclado sempre com o NUMLOCK sempre ativo, pois bem, já fiz tanto pelo TUTORIAL como pelo FEDORA FÁCIL e não consigo deixar a parada funfando, alguém aí conseguiu???
Enviada: Ter Dez 11, 2007 10:42 am Assunto: NumLock sempre ativo
Duli,
Voce matou a parada, veja que as respostas aos comandos que voce indicou levam para NUMLOCK ativo quando logando como ROOT, e realmente está assim, me loguei como ROOT desde o início e o NUMLOCK veio ativo.
Agora quero tua ajuda pra mudar esses parametros para usu comum OK.???
Brigadúúúúúúúúú..!!
Em Tempo lembra aqueles comandos que voce havia me pedido para tentar??, eu os deixo lá naqueles arquivos ou retiro????,, farão alguma diferença, ou a parada era somente questão de permissão mesmo????
OBS: Eu não cheguei a imputar os comandos que o ELO propós aqui no post OK??!!
Registrado em: Jan 22, 2007 Mensagens: 1371 Localização: São Paulo, SP
Enviada: Ter Dez 11, 2007 3:34 pm Assunto: Re: NumLock sempre ativo
rweu escreveu:
Duli,
Voce matou a parada, veja que as respostas aos comandos que voce indicou levam para NUMLOCK ativo quando logando como ROOT, e realmente está assim, me loguei como ROOT desde o início e o NUMLOCK veio ativo.
Brigadúúúúúúúúú..!!
Em Tempo lembra aqueles comandos que voce havia me pedido para tentar??, eu os deixo lá naqueles arquivos ou retiro????,, farão alguma diferença, ou a parada era somente questão de permissão mesmo????
Enviada: Ter Dez 11, 2007 5:21 pm Assunto: Re: NumLock sempre ativo
duli escreveu:
rweu escreveu:
Duli,
Brigadúúúúúúúúú..!!
Enviada: Ter Dez 11, 2007 7:09 pm Assunto: NumLock sempre ativo
Caro Duli,
Voce ainda não teve tempo de me responder e aqui estou eu novamente.
A parada é a seguinte: quando me logo como ROOT reparei que minha senha para este era totalmente em ALFA, em quanto minha senha como usuário comum é totalmente NUMÉRICA, pois bem, eu dei um chutão e troquei minha senha como usuário comum para ALFA e adivinhe??!!...funfou .
Ao que parece só após aplicar a senha é que o NUMLOCK entra como ativo com aquele usuário, e não antes, ou seja, se voce espetar numérico ali não funfa !!!
Falei besteira..!!???...acho que não ....até que enfim funfou....caraca..!!!
OBS, Eu procurei no GOOGLE e li como modificar as permissões, tentei com
chmod 771, aplicando naqueles dois arquivos que voce me perguntou como
estavam, me desloguei, loguei novamente e não rolou !!
Tá aqui o caminho pra trocar permissão de arquivos que achei no GOOGLE
Enviada: Qua Dez 12, 2007 8:57 am Assunto: Re: NumLock sempre ativo
rweu escreveu:
Caro Duli,
Voce ainda não teve tempo de me responder e aqui estou eu novamente.
A parada é a seguinte: quando me logo como ROOT reparei que minha senha para este era totalmente em ALFA, em quanto minha senha como usuário comum é totalmente NUMÉRICA, pois bem, eu dei um chutão e troquei minha senha como usuário comum para ALFA e adivinhe??!!...funfou .
Ao que parece só após aplicar a senha é que o NUMLOCK entra como ativo com aquele usuário, e não antes, ou seja, se voce espetar numérico ali não funfa !!!
Falei besteira..!!???...acho que não ....até que enfim funfou....caraca..!!!
OBS, Eu procurei no GOOGLE e li como modificar as permissões, tentei com
chmod 771, aplicando naqueles dois arquivos que voce me perguntou como
estavam, me desloguei, loguei novamente e não rolou !!
Tá aqui o caminho pra trocar permissão de arquivos que achei no GOOGLE
Nossa, mas que coisa esquisita. Antes de mais nada, deixa eu te explicar uma coisa. O numlock realmente só é ativado quando vc abre o gnome, pois o script só roda nesse momento. Não há necessidade mexer nas permissões daqueles arquivos. Deixe-os como estão.
Agora, explique-me melhor essa questão de senha alfa e senha numérica. Por favor, dê exemplos.
Enviada: Qua Dez 12, 2007 10:23 am Assunto:
Alô Duli,
Simples assim, minha senha de usuário era composta somente de números, ex: 93945666...etc, em quanto a minha senha para root é composta totalmente de letras: xxnxnnxnx
Então para entrar na sessão como root eu faço...
USUÁRIO: ........ROOT
SENHA:............ abfcgetru e assim o NUMLOCK entra já com o led acesso e funcional.
USUÁRIO:............... EU
SENHA:................... 7496479444147....como até aqui o script ainda não entrou, o NUMLOCK continuava apagado e eu tinha que ir no dedão.
Troquei a minha senha de usuário comum para uma composta só de letras, e....... funfou !!! LED acesso e NUMLOCK funcional.
Como voce explicou o script só roda, quando abre-se o GNOME, então , antes disso não há como digitar números na senha já com o NUMLOCK ativo, quando jogo na senha só letras, não dependo ainda do script, aí, o GNOME entra, starta o script e aí sim o NUMLOCK ativa.
Bem, foi isso que percebi, fato é que, com minha senha agora só com caractéres ALFA ficou tudo bem _________________
RWagner
Seneca
Enviada: Qua Dez 12, 2007 10:42 am Assunto:
rweu escreveu:
Alô Duli,
Simples assim, minha senha de usuário era composta somente de números, ex: 93945666...etc, em quanto a minha senha para root é composta totalmente de letras: xxnxnnxnx
Então para entrar na sessão como root eu faço...
USUÁRIO: ........ROOT
SENHA:............ abfcgetru e assim o NUMLOCK entra já com o led acesso e funcional.
USUÁRIO:............... EU
SENHA:................... 7496479444147....como até aqui o script ainda não entrou, o NUMLOCK continuava apagado e eu tinha que ir no dedão.
Troquei a minha senha de usuário comum para uma composta só de letras, e....... funfou !!! LED acesso e NUMLOCK funcional.
Como voce explicou o script só roda, quando abre-se o GNOME, então , antes disso não há como digitar números na senha já com o NUMLOCK ativo, quando jogo na senha só letras, não dependo ainda do script, aí, o GNOME entra, starta o script e aí sim o NUMLOCK ativa.
Bem, foi isso que percebi, fato é que, com minha senha agora só com caractéres ALFA ficou tudo bem
Agora entendi! Que coisa mais "sinistra". Bom, que ótimo que está funcionando.
A minha senha de usuário é composta por letras e números, e o num-lock funciona normalmente. Vc pode fazer o teste?!
Vamos tentar estreitar o problema e então postar um bug report no red hat bugzilla, para arrumarem o numlockx.
No mais, queria te fazer um comentário, se me permite, evite logar no sistema como root. Isso representa uma falha de segurança muito grande. Entre sempre como usuário regular e forneça a senha do root apenas quando quiser configurar algo. É apenas uma dica.
Enviada: Qua Dez 12, 2007 11:11 am Assunto: NumLock sempre ativo
Duli,
A situação evoluiu, veja, troquei novamente minha senha de usuário para totalmente numérico, só que desta vez me loguei usando as teclas numéricas do teclado, e não as teclas numéricas destacadas, que ficam a direita do teclado junto com a tecla NumLock
Acredito que se tivesse usado as numéricas do teclado " desde sempre " não estaríamos aqui falando sobre isso.
Resumo da Opera: O programinha numlockx do teu tutorial está funfando normalmente, fazendo com que o NumLock venha ativo já no ato de logar, usando senha totalmente numérica, ou alfanuméricas, desde que se use os números localizados no teclado alfanumérico, e não as da parte numérica destacada a direita do teclado.
Não vou fechar o tópico agora, pois não sei que desdobramento voce vai dar a " solução " encontrada, se vai ser tratado como BUG no numlockx ou somente orientação para usar as teclas numéricas do teclado grande.
Em Tempo: Pra não te encher mais o saco: Será que não há como o numlockx ter seu script rodado durante o boot??, isso faria com que quando aparecesse a tela de LOG o LED já viria acesso e os números do teclado destacado já se tornariam funcionais. Eu que fui digitador, e tô acostumadíssimo a usar essas teclas agradeceria.
Obrigado pelo tua paciência.!!! _________________
RWagner
Seneca