Enviada: Qui Out 18, 2007 1:09 pm Assunto: Novato em Linux e squid
Olá, sou desenvolvedor de softwares e novato em Linux. Esta é minha primeira instalação do sistema e incursão nos fóruns sobre o assunto.
Tenho o seguinte cenário:
Desenvolvi um sistema que vai rodar em quatro empresas do mesmo ramo.
Este sistema terá que acessar um banco de dados local e outro remoto, pois uma base de dados é local e outra será compartilhada. Cada sistema/empresa poderá acessar o banco de dados das outras empresas também, ou seja, tenho que ter um acesso de todos para todos!
Tenho que controlar também os acessos a internet.
Pesquisando sobre o assunto, presumo que vou ter que instalar os seguintes programas/serviços:
SQUID - Proxy para controle de acesso a internet;
IPTABLES - Firewall;
OPENVPN – Montar as vpn’s de todos para todos;
Como não sei nada de Linux, vou dividir para conquistar, então comecei com o squid!
Baixei o FEDORA 7.0 e já o instalei em modo texto.
Atualizei o sistema com o comando “sudo yum update –y”.
Instalei o SQUID 2.6 através do comando “yum install squid”.
Após a instalação reniciei o Linux e verifiquei o funcionamento do squid com o comando “service squid status” e o retorno foi “squid is stopped”.
Tentei iniciar o SQUID com o comando “service squid start”, mas deu o seguinte erro:
init_cache_dir /var/spool/squid… /etc/init.d/squid: line 54: 3048 Aborted
$SQUID –z –F –D >> /var/log/squid/squid.out 2>&1
Starting squid: /etc/init.d/squid: line53: 3130 Aborted
$SQUID_OPTS >> /var/log/squid/squid.out 2>&1
[FAILED]
Apenas adicionei a linha visible_hostname SERVERNAME no final do arquivo squid.conf, depois rodei o comando "service squid start" e o squid iniciou sem problemas.
Agora a dúvida é o seguinte, quero implementar regras onde algumas máquinas terão acesso irrestrito a internet e outras acessarão apenas sites definidos em uma lista.
É mais ou menos isso: bloqueia tudo menos o que for liberado para as máquinas gerais e para algumas máquinas libera tudo.