Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - GUIA PARA INICIANTES - FEDORA 8 (v.1)
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

GUIA PARA INICIANTES - FEDORA 8 (v.1)
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Dicas de Leitura
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ecocore
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2007 12:07 am    Assunto: GUIA PARA INICIANTES - FEDORA 8 (v.1) Responder com Citação

Caros amigos sou novato nessa comunidade mais venho compartilhar um pouco que sei e que encontrei em diversos sites sobre GNU/linux e lógico sobre essa Distro.

Assim como li o trabalho do caro amigo "duli" venho tambem ajuda-los como exemplo a boa iniciativa do amigo citado, meus objetivos e de ajudar a todos pois esse mundo GNU/Linux só se aumentará com o compartilhamento de idéias e conhecimentos.

_________FEDORA 8__________

Versão 1

01-Configurando sudo
02-Configurando yum
03-Instalando fonts Microsoft
04-Configurando o Firefox
05-Compiz-Fusion

Normalmente, se você deseja executar um comando que requer root primeiro você tem que digitar 'su', digite sua senha root e, em seguida, digite o comando. Mas você pode ignorar esta usando o "sudo" comando. Mas, primeiro você tem que configurá - lo como este:

Configurando sudo

Código:
$ su -
Password: <- Digiti a sua senha root aqui
# visudo

Agora vá abaixo da linha:

Código:
root    ALL=(ALL)       ALL

Prima uma, e digite o seguinte:

Código:
username ALL=(ALL)      ALL

Onde usuário é o nome de usuário que você usa para efetuar login.

Agora, se você quiser ser promted para sua senha root cada vez que você utilizar o comando sudo va para essa linha:

Código:
# %wheel        ALL=(ALL)       ALL

E com o cursor sobre o # aperte x

Se você não quiser ser promted para sua senha root cada vez que você utilizar o comando sudo ir para essa linha:

Código:
# %wheel        ALL=(ALL)       NOPASSWD: ALL

E com o cursor sobre o # aperte x

** Nota: Utilizando sudo sem ter de digitar sua senha root susceptíveis de expor seu sistema uma vez que qualquer pessoa que obtém acesso a esse usuário poderá também se tornar raiz. Portanto, tome cuidado!

Em seguida, aperte ":wq" para salvar e sair.

Finalmente tipo:

Código:
# gpasswd -a username wheel

Para testar se você fez corretamente como um simples tipo de usuário:

Código:
$ sudo whoami

Se tudo estiver funcionando corretamente o comando deve retornar a palavra raiz.

** Nota: Para o resto do guia vou estar usando o comando sudo quando eu quiser executar um comando que exige previlégios de root. Você ainda pode utilizar "su - c".

Configurando yum

Comandos básicos

Instalando aplicativos

Código:
$ sudo yum install nome_aplicativo

Removendo aplicativos

Código:
$ sudo yum remove nome_aplicativo

nstale um RPM a partir de seu disco rígido usando o yum para resolver dependências

Código:
$ sudo yum localinstall nome_aplicativo

Procure por um aplicativo

Código:
$ sudo yum search nome_aplicativo

Encontre informações sobre um aplicativo

Código:
$ sudo yum info nome_aplicativo

Atualização de todo o sistema

Código:
$ sudo yum update

Ativar um repositório

Código:
$ sudo yum --enablerepo=nome_repositório

Desativar um repositório

Código:
$ sudo yum --disablerepo=nome_repositório

Fedora Repositórios

Fedora tem 2 repositórios chamado "fedora" e "atualizações". Para usá-los e não ter erros sobre pacotes sem sinal você deve importar suas chaves GPG. Abra um terminal e digite:

Código:
$ sudo rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/*

Livna Repositórios

Em Livna repositório você pode encontrar programas adicionais e multimédia Codecs. Instalá - lo desta forma:

Código:
$ sudo rpm -hiv http://rpm.livna.org/livna-release-8.rpm
$ sudo rpm --import http://rpm.livna.org/RPM-LIVNA-GPG-KEY

FreshRPMS Repositórios

Instalá - lo desta forma:

Código:
$ sudo rpm -hiv http://ftp.freshrpms.net/pub/freshrpms/fedora/linux/8/freshrpms-release/freshrpms-release-1.1-1.fc.noarch.rpm
$ sudo rpm --import http://freshrpms.net/RPM-GPG-KEY-freshrpms

ATrpms Repositórios

Este repositório é dito para fornecer melhor mythtv apoio entre outros. Não posso dizer com certeza porque eu não tenho um cartão para testá - lo. Para instalá - lo, digite:

Código:
$ sudo rpm --import http://atrpms.net/RPM-GPG-KEY.atrpms
$ sudo nano /etc/yum.repos.d/atrpms.repo

E cole essas linhas no arquivo atrpms.repo

Código:
[atrpms]
name=Fedora Core $releasever - $basearch - ATrpms
baseurl=http://dl.atrpms.net/f$releasever-$basearch/atrpms/stable
gpgkey=http://ATrpms.net/RPM-GPG-KEY.atrpms
gpgcheck=1
enabled=0

Misturar repositórios podem prejudicar seu sistema para se tornar instável ou mesmo falhas! Eu prefiro o Livna repositório e vou usar isso para o resto do guia. Portanto minhas configurações padrão será Livna repositório ativado e freshrpms / atrpms repositórios deficientes. Você pode desabilitar aqueles que não desejar:

Código:
$ sudo nano /etc/yum.repos.d/livna.repo
$ sudo nano /etc/yum.repos.d/freshrpms.repo
$ sudo nano /etc/yum.repos.d/atpms.repo

As mudança "ativado = 1" para "ativado = 0". Save (Ctrl + O) e saia (Ctrl + X).

Interface Gráfica (yumex)

Se você não estiver familiarizado com o console você pode usar yumex. Yumex é um GUI (Graphical usuário Interface) para o yum para simplificar todos os comandos acima. Para instalá - lo, digite:

Código:
$ sudo yum install yumex

** Nota: Para o resto do guia estarei usando yum para instalar pacotes adicionais. Se preferir, poderá ativar / desativar reinstalar e instalar pacotes através do yumex.

Yum através de proxy

Se você está atrás de um servidor proxy HTTP e você deseja usar o yum para se conectar à Internet por meio de proxy abra um terminal e digite:

Código:
$ sudo nano /etc/yum.conf

Adicione esta linha na configuração do yum

proxy=http://ip:porta/

Onde IP é o IP do proxy e porta é a porta do proxy onde estara escutando. Não esqueça o / após o número da porta. Save (Ctrl + O) e saia (Ctrl + X).

yum plugins

* Presto

Presto é um projeto que proporciona o mais rápido, e menor tamanho de downloads para usuários Fedora. Com presto Plugin permitiu - lhe utilizar deltarpm repositórios para download apenas a parte do RPM que tem mudança, assim poupando largura de banda e tempo. Para ativá - lo abra um terminal e digite:

Código:
$ sudo yum install yum-presto deltarpm

Próximo temos de fazer algumas alterações ao arquivo de repositórios para download a partir do apoio deltarpm repositórios.

Código:
$ sudo nano /etc/yum.repos.d/fedora-updates.repo

E alterá - lo a partir de

Código:
[updates]
name=Fedora $releasever - $basearch - Updates
#baseurl=http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/updates/$releasever/$basearch/
mirrorlist=http://mirrors.fedoraproject.org/mirrorlist?repo=updates-released-f$releasever&arch=$basearch
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-fedora

para

Código:
[updates]
name=Fedora $releasever - $basearch - Updates
[b]deltaurl=http://lesloueizeh.com/f$releasever/$basearch/updates[/b]
#baseurl=http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/updates/$releasever/$basearch/
#mirrorlist=http://mirrors.fedoraproject.org/mirrorlist?repo=updates-released-f$releasever&arch=$basearch
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-fedora

Save (Ctrl + O) e saia (Ctrl + X). Agora, cada vez que você for atualiza com o yum você devera ver um "Loading" presto "Plugin" de mensagem.

Installing Microsoft fonts

Se você estiver usando o KDE você pode copiar as fontes de uma instalação Windows e, em seguida, abra Control Center -> System Administration -> Font Installer e mostrar onde se encontra as fontes desejadas. É necessário reiniciar as aplicações aberta a fim de ver as novas fontes.

Alternativamente você pode digitar:

Código:

$ wget http://www.my-guides.net/downloads/msttcorefonts-2.0-1.noarch.rpm
$ sudo yum install chkfontpath
$ sudo rpm -hiv msttcorefonts-2.0-1.noarch.rpm
$ sudo /etc/init.d/xfs reload

Configurando o FireFox

Navegador padrão do KDE.
Konqueror é o navegador padrão do KDE, o que significa que, se você clicar em um link em um outro aplicativo, como um cliente irc ou o msn a página web será aberta no Konqueror.

Para tornar o Firefox do seu navegador padrão aberto Control Center -> KDE Components -> Component Chooser. Clique na Web Browser e, em seguida, escolher "na sequência do navegador" e escreva "mozilla - o Firefox" (sem as ""). Clique em aplicar

Em seguida, vá para o KDE Components -> File Assosiations e, em seguida, o texto -> HTML. Escolha 'Firefox Web Browser "da" Application Preference Order "e clique em Mover para cima, até que ela vem em primeiro lugar. Hit candidatar - se e você está definido.

Compiz-Fusion

Alternativa e você tentar alguns pacotes pré oficiais. Estes são os pacotes que eu também usa até ccsm e fusion - ícon tornará estável para o Fedora's repositórios.

Se você estiver usando x86_64 Fedora 8 baixe a partir daqui.

Se você estiver usando o i386 Fedora 8 baixe a partir daqui.

Depois de baixar o tar.gz que você tem que extrair - lo em um diretório separado e instalá - los com:

Código:

$ sudo rpm -hiv *.rpm

Use yum para resolver dependências. Eu também tive que instalar os seguintes pacotes:

Código:

$ sudo yum install PyQt mesa-libGLU-devel libdrm-devel

Quando a instalação for concluída. Um ícone deve aparecer na sua bandeja. Você pode acessar o "Settings Manager" eo "Emerald Theme Manager ' facilmente.

Official Packages

Instalando os pacotes oficiais:

Para Usuário KDE:

Código:

$ sudo yum install compiz compiz-kde compiz-bcop compiz-fusion compiz-fusion \
compiz-fusion-extras compiz-fusion-extras-gnome compiz compizconfig-python \
libcompizconfig libcompizconfig-devel gnome-compiz-manager kicker-compiz

Para Usuários GNOME:

Código:

$ sudo yum install compiz compiz-gnome compiz-bcop compiz-fusion compiz-fusion \ compiz-fusion-extras compiz-fusion-extras-gnome compiz compizconfig-python \
libcompizconfig libcompizconfig-devel gnome-compiz-manager

Editado pela última vez por ecocore em Qua Nov 14, 2007 12:59 pm, num total de 4 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Zezio
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2007 11:33 am    Assunto: Responder com Citação

tenho uma duvida???

Comecei a baixar o fedora 8 ontem de noite e queria saber se eu preciso formatar o hd com o fedora 7 ???

ou se é seguro fazer um upgrade???

abraço!!!
-Talk: will.grass@gmail.com
-Blog: http://zezioinfo.blogspot.com
-Usuário Linux registrado N°: 454081
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Lonely_Spooky
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2007 11:48 am    Assunto: Responder com Citação

Zezio: Olá. Fazer um upgrade de versão é seguro (tão seguro quanto um upgrade de versão pode ser). Com isso, quero dizer que sempre existe a chance de dar errado e que algumas configurações anteriores sumam, mas, na maioria dos casos, tudo corre muito bem. Faça sempre backup antes de realizar qualquer tarefa importante. O upgrade de versão demora bastante, por isso sempre formato e começo uma instalação nova.

ecocore: Sobre o guia, é uma ótima iniciativa, mas já existe um link bem na parte superior do site o "Guia F-8". Em vez de ter todo esse retrabalho escrevendo outro guia, adicione conteúdo ao guia já existente, para torná-lo maior e melhor.
http://linux-fedora.org/wiki/index.php?title=FAQ_do_Fedora_8

Abraços
Estudande de Engenharia Química UFRRJ
Viciado em Fedora
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
leandro555
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2007 2:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo com Lonely_Spooky quanto ao guia. É uma ótima iniciativa, mas é muito melhor centralizar as informações nesse wiki do linux-fedora.org, no qual qualquer um pode contribuir.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ecocore
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2007 3:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo com vc Lonely_Spooky mais no guia que li e estou fazendo contem algumas atualizaçoes que no guia citado nao possui.

Se desejar que eu pare de fazer nao tem problemas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Lonely_Spooky
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2007 5:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Não é o caso de parar de fazer, ecocore, mas, porque você não contribui com o FAQ existente em vez de começar um outro? Informação centralizada é muito mais fácil de acessar.
Viciado em Fedora
Zezio
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: Dom Nov 11, 2007 10:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Lonely_Spooky escreveu:
Zezio: Olá. Fazer um upgrade de versão é seguro (tão seguro quanto um upgrade de versão pode ser). Com isso, quero dizer que sempre existe a chance de dar errado e que algumas configurações anteriores sumam, mas, na maioria dos casos, tudo corre muito bem. Faça sempre backup antes de realizar qualquer tarefa importante. O upgrade de versão demora bastante, por isso sempre formato e começo uma instalação nova.

ecocore: Sobre o guia, é uma ótima iniciativa, mas já existe um link bem na parte superior do site o "Guia F-8". Em vez de ter todo esse retrabalho escrevendo outro guia, adicione conteúdo ao guia já existente, para torná-lo maior e melhor.
http://linux-fedora.org/wiki/index.php?title=FAQ_do_Fedora_8

Abraços

Obrigado pela ajuda...
ecocore
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2007 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro amigo Lonely_Spooky vc e quem sabe por onde vou começar ou aqui no forum ou na FAQ aqui estao os temas que serao abordados:

1. Configuring sudo
2. Configuring yum
3. Configuring Services
4. Installing video drivers
5. Installing Microsoft fonts
6. Configuring Firefox
7. MP3 and Audio players
8. DVD & video players
9. IRC Clients
10. MSN Messenger Clients
11. Author, Burn and BackUp CD/DVDs
12. Download manager
13. PDF Readers
14. Torrent Clients
15. Other Useful Applications
16. Accessing Windows Partitions
17. Accessing Windows Shares
18. Compiz-fusion
19. KDE
20. JAVA Installation

Aguardando retorno.

Editado pela última vez por ecocore em Qua Nov 14, 2007 1:03 pm, num total de 1 vez
Lonely_Spooky
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2007 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Eco, vamos lá. Gosto muito da sua iniciativa. Quem dera 10% das pessoas fossem assim.
Um FAQ é apenas para conter as Questões mais Frequentemente Perguntadas. A intenção é fazer algo simples, tipo receita de bolo. No seu caso, pelo índice, vi que muitos tópicos fogem do escopo de básico e isso faz com que o documento deixe de ser um FAQ para tornar-se um guia.
Acho que o grande ponto aqui é que você não precisa começar do zero (embora o possa fazer, claro), pois a wiki já tem, pelo menos olhando por cima, 26 dos ítens aqui listados.
Wikificar é muito simples e todas as páginas lá estão abertas à edição de qualquer pessoa. Sei que com a sua contribuição a wiki pode ficar muito melhor que a de muitos dos nossos amigos gringos. ^^
Se quiser faço o convite formal: que achas de tornar-se redator de verbetes na wiki? Se o FAQ lá ainda está deixando a desejar, mude-o, acrescente, corrija, critique.
Se 26 dos seus tópicos já foram feitos, acho que seria muito melhor acrescentar o que falta e deixar claro que as melhorias lá são sempre bem-vindas.
Os fóruns fazem parte da nossa vida, acho que contribuir do máximo de formas possível é muito importante.

Abs
Viciado em Fedora
Lonely_Spooky
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2007 1:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Aliás, se quiser, me adiciona no msn pra gente conversar.

Até mais.
Viciado em Fedora
ecocore
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2007 4:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Ai Lonely_Spooky nao costumo estrar muito no MSn mais estou quase que todo o dia on no GMAIL

Me add : eduardo.linux.eco@gmail.com

Ate mais e tenho muito interesse em ajuda-los.

:wq
Zezio
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola pessoal...

bom é o seguinte terminei de baixar o fedora 8 agora a tarde.. Estou configurando ele ainda mais estou com uma duvida, bom no fedora 7 com o beryl se podia configurar os efeitos!! Eu queria saber se tem algum jeito de configurar os efeitos do fedora 8???? Aqueles efeitos da área de trabalho o compiz...

Valeu e abraço!!! Laughing
ecocore
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação

ZeZio estarei postando sobre o seu pedido conforme a suas dúvidas.

Até mais.
-EcO-
:wq
Lonely_Spooky
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação

bom, realmente o Beryl já não existe. houve fusão entre o Beryl e o Compize eles viraram o Compiz-Fusion.
A má notícia é que não é impressão sua; realmente o Compiz-Fusion do Fedora está bixado. Pelo que li, algumas coisas ainda não foram empacotadas e a solução é mesmo esperar que esse problema seja sanado.
lgumas pessoas estão empacotando seus próprios compiz-fusion e recomendam que se retirem todos os pacotes originais do fedora, já que asconfigurações deles estão defeituosas (tem mais essa também).
Viciado em Fedora
Lonely_Spooky
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação

De qualquer forma, se quiser muito experimentar (por sua conta e risco), faça o seguinte:
Remova todos os pacotes do compiz e do emerald que vc tem instalados:
Código:

yum remove compiz* emerald*

Delete a pasta ~/.compiz também, caso exista
Código:

rm -rdf .compiz

Descompacte e instale todos esses rpms aqui:
http://www.4shared.com/file/28678428/ba199ee1/compiz-fusion-0699i386tar.html
É fácil instalar com o comando
Código:

yum --nogpgcheck localinstall /caminho/até/a/pasta/*.rpm

crie um novo ítem no seu menu ou um atalho na área de trabalho que executa o comando:
Código:

fusion-icon

Se clicar no atalho, ou executar esse comando no terminal, tudo vai estar funcionando.
Instalei aqui, mas acredito que logo o pessoal vai corrigir o bug.

Abs
Viciado em Fedora
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Dicas de Leitura Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.