Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - fedora ou centOS
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

fedora ou centOS

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Novas Versões
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
sylvester
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 8:46 am    Assunto: fedora ou centOS Responder com Citação

Sou um recente usuário do fedora e do linux em geral, desculpem a minha ignorancia mas poderiam-me dizer qual a verdadeira diferença entre o centOS e o fedora.
Sendo o CentOS uma cópia fiel do Red hat, fico na duvida qual o melhor sistema a escolher.
os repositorios da livna funcionam no centOS?
Para configurar o centOS pode-se usar os tutoriais para fedora?
Não encontrei grande informação sobre o centOS
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
lenrek
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Jun 28, 2007 9:24 am    Assunto: Responder com Citação

Vc já visitou o site http://www.centos.com.br/ ?
Unix
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 2:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Taí uma dúvida q eu tinha em mente.

O que diferencia / justifica o uso de um em detrimento ao outro?

Não é seis e meia-dúzia?
sanjulio
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 10:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem pessoal, se vcs olharem a cronologia das distros linus, vcs vao ver que exsitem tres distros mães RED HAT, SLACK e DEBIAN. Dai vem seus derivados,. Se vcs olharem bem, o fedora e a versao livre da RED HAT, pois o red hat e comercial e pago. Depois descendo na lista vem o centOS, que e uma versao derivada do FEDORA, entao na lista teremos:

RED HAT> FEDORA>centOS.

existem amigos que usam o centOS.. e pelo poko que mexi nele (bem poko mesmo), nao vi muita diferença do fedora nao...

agora quanto usar uma distro ou outra.. fica a criterio, alguns para poder falar que sabem linux, (conheço tipos assim) usam o slack, pois ele e mais texto, ou entao distros mãe
Eunir
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 11:58 am    Assunto: Responder com Citação

sanjulio escreveu:
Depois descendo na lista vem o centOS, que e uma versao derivada do FEDORA

ei, tenho por mim que o CentOS seja uma recompilação do Red Hat, sem o "chapeuzinho vermelho"

Pra mim é identico ao Red Hat

Alguem tem + informação a respeito?

tbm agradeço

[ ]s
Unix
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, pelo q descobri em minha pesquisas, o CentOS objetiva ser um clone do RHEL. Como tal, seu foco é Servidores e WorkStations. Por isso preza mais pela estabilidade do que a atualização de pacotes. Dito de outra forma, operacionalmente, eles são a mesma coisa, mas em nível de atualização e de novos pacotes, o Fedora sai na frente.[/b]
Eunir
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2007 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Unix escreveu:
Pessoal, pelo q descobri em minha pesquisas, o CentOS objetiva ser um clone do RHEL. Como tal, seu foco é Servidores e WorkStations. Por isso preza mais pela estabilidade do que a atualização de pacotes. Dito de outra forma, operacionalmente, eles são a mesma coisa, mas em nível de atualização e de novos pacotes, o Fedora sai na frente.[/b]

Eu senti isso na prática, realmente é isso msmo. Ele é sinonimo de estabilidade, mas ao adicionar o repositorio rpmforge ele demora uma eternidade para carregar o repositorio e inicar o processo do yum.

abraços
Clauaranha
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Dom Out 28, 2007 2:37 pm    Assunto: nem tanto... Responder com Citação

Oi pessoal

Parece que há um pouco de confusão envolvendo o CentOS, pelo menos fiquei com a impressão...
É o seguinte, o Projeto Fedora e o CentOS tem muito pouco em comum.

O CentOS é um clone do Red Hat Enterprise Linux, trata-se dos mesmos pacotes apenas com a arte gráfica alterada. O Red Hat Enterprise Linux é, basicamente, um produto da empresa Red Hat para o mundo corporativo.

O Fedora é a continuação do Red Hat Linux, não confunda com o Red Hat Enterprise Linux. A Red Hat quis atacar o mercado corporativo e por isso pediu ajuda à comunidade para que continuasse desenvolvendo o Red Hat Linux e assim nasceu o Fedora. No Fedora são testadas novas tecnologias para que possam futuramente ser incorporadas aos seus produtos enterprise.

Essas duas distros também têm objetivos bem diferentes:
O Fedora tem como objetivo principal "andar na crista da onda", ou seja, utilizar em sua construção tudo o que for de mais novo possível, isso geralmente torna a distribuição instável, mas nada muito problemático.
O CentOS tem como objetivos principais ser um ambiente de altíssima confiança e estabilidade, além de rodar as aplicações homologadas para o Red Hat Enterprise Linux.

Rapidamente é isso, falou pessoal
datano
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Seg Out 29, 2007 6:30 am    Assunto: Responder com Citação

maiores informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fedora_Core
Eunir
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Out 31, 2007 11:34 pm    Assunto: Re: nem tanto... Responder com Citação

Clauaranha escreveu:

O Fedora tem como objetivo principal "andar na crista da onda", ou seja, utilizar em sua construção tudo o que for de mais novo possível, isso geralmente torna a distribuição instável, mas nada muito problemático.
O CentOS tem como objetivos principais ser um ambiente de altíssima confiança e estabilidade, além de rodar as aplicações homologadas para o Red Hat Enterprise Linux.

Vlw, Clauaranha, pela explicação. Esse é o motivo que uso o Fedora em casa e o Ubuntu no trabalho. Em casa posso ficar à vontade no meu pc, agora no trabalho são um monte de pcs, e não dá pra ficar inventando moda lá, neh? rsrs Já converti muita coisa pra Linux, então um passo de cada vez rsrsrs

Abraços
Unix
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 3:34 pm    Assunto: Re: nem tanto... Responder com Citação

Eunir escreveu:
Clauaranha escreveu:

Vlw, Clauaranha, pela explicação. Esse é o motivo que uso o Fedora em casa e o Ubuntu no trabalho. Em casa posso ficar à vontade no meu pc, agora no trabalho são um monte de pcs, e não dá pra ficar inventando moda lá, neh? rsrs Já converti muita coisa pra Linux, então um passo de cada vez rsrsrs

Abraços

Ubuntu no trabalho? O Ubuntu também está sempre lançando versões! Acho que vc ficaria mais bem servido (e confortável também) se em casa ficasse com o Fedora e nas Workstations com o CentOS. É só uma opinião. Por favor, não se ofenda.

Abs.
jasonn
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom minha pequena opinião.

CentOS é propriamente um RHEL. É um clone mesmo então deixo assim:

CentOS = Perfect for Servers
Fedora = Perfect for Desktops
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Clauaranha
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 8:17 pm    Assunto: talvez até tanto Responder com Citação

Opa aê

Para mim tanto o Fedora como o CentOS detonam! Escolha bem e sirva-se. Agora, sem querer causar flames aqui no fórum eu ainda não entendi o porquê de tanta festa ao redor do Ubunto, apesar de já ter usado por mais de 3 meses.

É isso, falou.
Unix
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Nov 12, 2007 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Como ja ficou concluido aqui, o CentOS é um CLONE do RHEL. Então, para empresas, eu usaria o CentOS. Em casa, o Fedora com certeza!

Usar Fedora em casa e Ubuntu na empresas é um pouco estranho, pois Ubuntu assim como o Fedora procrura andar na "crista da onda" (sai uma versão a cada 6 meses). Sem falar que o Ubuntu é baseado na Debian que tem outra administração de pacotes e filosofia. Em um ambiente corporativo a ênfase tem que ser dada à estabilidade, portanto, CentOS/RHEL neles.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Novas Versões Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.