Enviada: Sex Set 08, 2006 5:21 pm Assunto: Modificar tamanho de partição LVM para menos
Tenho uma certa partição LVM com um grupo e dentro deste grupo tenho a swap em um LV(logical volume) e o sistema em outro LV.Gostaria de diminuir os dois.Vi em um livro o seguinte comando
# lvextend - L300M /dev/grupo/lv
mas isso serve para aumentar em 300MB a aprtição.Eu quero diminuir!
Cara...eu uso o lvreduce para reduzir uma partição. Tenha muito cuidado ao fazer isso, pois dados podem ser perdidos. Certifique-se de que a parte q vc irá reduzir não possue dados. Falow _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
Enviada: Ter Dez 11, 2007 8:55 am Assunto: Re: Modificar tamanho de partição LVM para menos
Ryck escreveu:
Tenho uma certa partição LVM com um grupo e dentro deste grupo tenho a swap em um LV(logical volume) e o sistema em outro LV.Gostaria de diminuir os dois.Vi em um livro o seguinte comando
# lvextend - L300M /dev/grupo/lv
mas isso serve para aumentar em 300MB a aprtição.Eu quero diminuir!
Qual o comando uso no FDISK?
Brother,
Seguinte, sugiro você usar uma ferramenta gráfica que resolverá seu problema definitivamente e de forma bem simples, é o system-config-lvm, caso não esteja instalado, instale com o YUM.
Esta ferramenta é ótima e muito simples, tanto pra aumentar quanto pra diminuir alguma partição LVM, sem complicações e possibilidades de erro com comandos manuais.