Registrado em: Jan 15, 2007 Mensagens: 21 Localização: São Paulo/SP
Enviada: Ter Nov 13, 2007 5:50 pm Assunto: Motherboards c/ RAID integrado suportadas pelo Fedora
Oi pessoal,
Queria saber se alguem pode me indicar alguma placa-mãe que tenha controladora RAID integrada, que o Fedora suporte. Eu tenho algumas , como por exemplo, a Intel DQ965GF, onde o Fedora naum reconhece o arranjo RAID q eu criei na BIOS da controladora, ele só enxerga os HDs separadamente....
Registrado em: Jan 21, 2008 Mensagens: 2 Localização: Rio de Janeiro/RJ
Enviada: Ter Jan 22, 2008 8:55 am Assunto: Re: Motherboards c/ RAID integrado suportadas pelo Fedora
DaniloMussolini escreveu:
Oi pessoal,
Queria saber se alguem pode me indicar alguma placa-mãe que tenha controladora RAID integrada, que o Fedora suporte. Eu tenho algumas , como por exemplo, a Intel DQ965GF, onde o Fedora naum reconhece o arranjo RAID q eu criei na BIOS da controladora, ele só enxerga os HDs separadamente....
Valew!
Há dois tipos de equipamento de RAID disponíveis atualmente: por Hardware ou por Software.
Por hardware compreende-se placas especializadas, que fazem todo o trabalho de RAID automaticamente, muitas vezes com capacidade de hot-swap. Neste caso, a placa normalmente apresenta somente um dispositivo para o computador (normalmente SCSI). AMD, HP, Intel, Adaptec e outros produzem placas adaptadoras deste tipo. São bastante caras.
Por software entende-se que o driver faz todo o trabalho, a BIOS e o chipset facilitam o gerenciamento, mas o trabalho é feito pela CPU com o driver específico. São estes chipsets e BIOSes que são normalmente integrados em placas-mão, e são chamados de FakeRAID, SoftRAID ou HostRAID. Além dos fabricantes acima e da integração da motherboard, empresas como a HighPoint oferecem placas em separado para RAID.
Francamente, não vejo vantagem de usar HostRAID ao invés do Software RAID do Linux. Você sempre vai ficar dependendo da versão atualizada do driver do fabricante, a CPU vai fazer todo o trabalho de qualquer maneira, você fica dependendo do software do fabricante também para o gerenciamento online (alertas, monitoramento, reconstrução) e você não pode escolher partições que não participem do RAID (e.g., swap). Além disso, com o RAID do Linux, você pode fazer tipos de RAID diferentes, dependendo do uso: por exemplo, para o spool do Squid (proxy) faz mais sentido usar RAID0 (velocidade, espaço) do que RAID 1 ou 5 (redundância).
Quer um exemplo típico? Sua placa mãe (com RAID) queima (pode bater na madeira três vezes ou três mil vezes, mas estas coisas acontecem). Você procura a mesma placa mãe para substituir, mas ela já saiu de linha. Procura uma com o mesmo chipset, mas este também já saiu de linha - tem uma versão nova, mas provavelmente o driver anterior não é compatível com a nova, ou não tem alguma função que você precisa, ou o driver da nova não é compatível com o seu sistema. Você procura uma outra placa mãe que seja compatível, que tenha o driver para o seu sistema, mas depois de montar a máquina, os discos não são reconhecidos pela BIOS como um RAID (afinal, é outro sistema): você só tem a opção de criar um novo RAID, apagando os discos. E é claro que o backup não está exatamente atualizado...
Então: a menos que você use um RAID de hardware (caro) de um fabricante confiável (que esteja sempre oferecendo produtos compatíveis no mercado) para tem um sistema rápido (estas placas as vezes tem um cache respeitável), ou você estará melhor usando o RAID do Linux - vai ter a mesma performance com muito mais flexibilidade e portabilidade.
O único motivo para usar um RAID de software seria se você precisasse fazer dual boot com um sistema que NÃO oferecesse RAID em sí; e.g., Windows. Aí, é questão de contrabalançar com as desvantagens.
Registrado em: Jan 15, 2007 Mensagens: 21 Localização: São Paulo/SP
Enviada: Ter Jan 22, 2008 10:03 am Assunto:
E ai sedrez, td bem ?!?!
Cara, muito obrigado pela sua resposta. Deu uma verdadeira aula mesmo...
Eu particularmente queria fazer via hardware mesmo, um RAID5. Ai como normalmente o Linux não suporta essas placas novas completamente, levantei essa questão...
Mas com essa sua explicação me surgiram mais questões:
De fato o RAID via software tem a mesma performance do via hardware ?
Eu consigo fazer RAID5 via software ?
Eu entendi que é viável fazer o RAID via software pq numa eventual queima de placa-mãe, é mais fácil de recuperar o RAID, montando-o em outro equipamento. É isso mesmo ?
Registrado em: Jan 21, 2008 Mensagens: 2 Localização: Rio de Janeiro/RJ
Enviada: Qua Jan 23, 2008 8:55 pm Assunto:
E ai sedrez, td bem ?!?!
Cara, muito obrigado pela sua resposta. Deu uma verdadeira aula mesmo...
Eu particularmente queria fazer via hardware mesmo, um RAID5. Ai como normalmente o Linux não suporta essas placas novas completamente, levantei essa questão...
Mas com essa sua explicação me surgiram mais questões:
Se por hardware você quer dizer HostRAID, dificilmente você vai encontrar alguma que faça RAID5. Elas normalmente fazem RAID0, 1, 0+1 ou 1+0 (concatenação, espelhamento, espelhamento de concatenação ou concatenação de espelhamentos, respectivamente), estes dois últimos com quatro discos.
De fato o RAID via software tem a mesma performance do via hardware ?
Comparando o HostRAID com o Kernel RAID, sim, a performance é a mesma ou melhor - o KernelRAID não precisa ser usado para a área de swap, por exemplo.
Comparahdo o RAID de Hardware verdadeiro com o Kernel RAID, o RAID de Hardware é mais eficiente.
Eu consigo fazer RAID5 via software ?
Sim, com o KernelRAID. Poucas placas HostRAID dão suporte a RAID5.
Com KernelRAID você pode fazer até RAID6..
Eu entendi que é viável fazer o RAID via software pq numa eventual queima de placa-mãe, é mais fácil de recuperar o RAID, montando-o em outro equipamento. É isso mesmo ?
É isso mesmo. Você não fica dependendo do hardware.