Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Qual tamanho da partição swap?
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Qual tamanho da partição swap?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Windows
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
zerotanker
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 3:26 pm    Assunto: Qual tamanho da partição swap? Responder com Citação

Olá pessoal...

Pelo que tenho pesquisado, a partição swap para a instalação do Linux é de 2x RAM, (me corrigam se eu estiver errado) minha máquina possui 2GB de RAM então estava preparando meu HD de 160GB da seguinte forma:
20GB para o Windows XP.
20GB para o Linux.
4GB para a Swap.
O restante para arquivos do Windows (É onde se encontra o meu backup atualmente). Estava fazendo isso com o Norton Partition Magic 8.0, mas quando vou criar a partição swap eu só consigo alocar 2047,3MB.
Sendo que eu ainda tenho espaço livre no HD, alguém pode me dizer por que isso acontece?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
msaragnoli
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 3:50 pm    Assunto: Responder com Citação

zerotanker,

Segundo o Duli, se vc deixar 900 Mb é o suficiente, pois é uma memória lenta. pelo fato que é acesso ao HD. No meu caso tambem tenho 2 gb de ram e deixei apenas 850Mb de swap!!!!! e funciona bem!!

Espero ter ajudado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
duli
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Ter Jan 22, 2008 9:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Caros, 900MB de swap é mais do que suficiente. Mais do que isso é puro desperdício de espaço. Essa regra de 2x a memória RAM não tem a menor aplicação prática. Tanto que basta conferir quanto de SWAP está sendo usado. Mesmo em computadores com 512MB e placa de vídeo on-board (que usa memória compartilhada), muito pouco do SWAP é usado. Basta checar o comando "free". Para computadores com 1GB ou mais de RAM, e placa de vídeo off-board, dificilmente a memória SWAP será usada. E, se ela estiver sendo usada demais, então chegou a hora de acrescentar mais memória RAM. Por isso, como média, 900MB é absurdamente mais do que suficiente.

Quanto a por que você não consegue aumentar a partição, teríamos que ver o seu esquema de particionamento. Você pode postar aqui o resultado de

Código:

fdisk -l
df -Th
cat /proc/partitions

Abraços

Baixe o easyLife!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
zerotanker
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2008 7:51 am    Assunto: Responder com Citação

Very Happy duli e msaragnoli, valeu pela explicação...
Levando em consideração o que disseram eu deixei 20GB para o Linux e 900MB para a partição Swap.
Sobre o particionamento duli, eu estava fazendo pelo Windows, e instalei ontem o Fedora no PC.

Obrigado pela ajuda pessoal...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Windows Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.