Registrado em: Nov 23, 2006 Mensagens: 54 Localização: Anápolis/GO
Enviada: Seg Nov 26, 2007 12:02 am Assunto: erro na hora de instalar o NetBeans no fedora 8
Olá, no fedora 7 tinha o NetBeans e óvio o JDK funcionando q uma beleza, após migrar para o fedora 8 nao consegui instalar o netbeans, o jdk aos trancos e barrancos ele funciona, (como sei? digitei javac no terminal e ele apareceu aquelas opçoes) agora quando vou instalar o netbeans ele aparece a seguinte mensagem de erro:
Eu tive este problema, não só com o netbeans, mas com todas as aplicações swing. Uso apenas jdk 6 da sun, de 32 e 64 bits. E o comando abaixo executado como root resolveu meu problema. Talvez tu queira primeiro fazer um backup dos arquivos que serão alterados e garantir que só os arquivos da vm da sun sejam alterados. :)
find /usr/java -name "libmawt*" -exec sed -i s/XINERAMA/FAKEEXTN/g {} \;
Meus jdk estão instalados no padrão do fedora que é o /usr/java.
Bah, assim ficou ruim. Tem certeza que alterou o path correto?
O comando alternatives abaixo, quando executado como root, retorna o quê?
alternatives --display java
O meu retorna /usr/java/jdk1.6.0/bin/java
É que tenho um alias para o /usr/java/jdk1.6.0_3_64, assim mudo de versões e não tenho q reconfigurar muita coisa.
Qual a versão do java q tu ta usando? São as últimas versões da sun?
Se não for a última versão talvez seja interessante fazer a atualização.
O IcedTea é o java 7 (ainda não certificado, pois esta em elaboração no JCP). Ele é um fork que o pessoal do RedHat fez, baseado nos códigos do OpenJDK (liberado pela Sun), principalmente para resolver problemas de códigos que agridem a licença GPL. Pelo simples fato de ser em Java versão 7, não pode ser levado em consideração para o desenvolvimento de coisas sérias, pelo menos não antes da aprovação da especificação do JCP e da aprovação de compatibilidade.
Ele é o JDK e o JRE, da mesma forma que o Java 6, 1.5, 1.4, etc.
eu tive o mesmo problema do gilbertosilva na primeira tentativa.
ai rodei o comando do mertins e depois verifiquei qual jvm estava usando:
alternatives --config java
então vi que o padrao estava a 1.7. Estranho é que eu sei mudar o jdk padrao, mas nao o jre. Do lado do jre tem um * e do lado do jdk um +. o jdk eu ja havia definido pelo 1.6.0, mas o jre acabei removendo os 1.7.0 e 1.5.0 até que ao rodar o alternatives --display java parecesse como melhor jvm o 1.6.0.
Não sei se pode se dizer que fui um "exemplo a ser seguido", mas o netbeans 6 rodou.
Registrado em: Jan 22, 2007 Mensagens: 1370 Localização: São Paulo, SP
Enviada: Qua Dez 12, 2007 10:18 am Assunto: Re: erro na hora de instalar o NetBeans no fedora 8
gilbertosilva escreveu:
Olá, no fedora 7 tinha o NetBeans e óvio o JDK funcionando q uma beleza, após migrar para o fedora 8 nao consegui instalar o netbeans, o jdk aos trancos e barrancos ele funciona, (como sei? digitei javac no terminal e ele apareceu aquelas opçoes) agora quando vou instalar o netbeans ele aparece a seguinte mensagem de erro:
Enviada: Seg Jan 28, 2008 3:12 pm Assunto: Falha na instalação Netbeans
Mesmo após a instalação do JDK da Sun,
[GXX@...]$ java -version
java version "1.6.0_04"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_04-b12)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 10.0-b19, mixed mode, sharing)
a instalação do Netbeans não ocorre:
[GXX@...]$ ./netbeans-6.0-linux.sh
Configuring the installer...
Searching for JVM on the system...
Extracting installation data...
Running the installer wizard...
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: org/netbeans/installer/Installer
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.netbeans.installer.Installer
at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:200)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:276)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)
Alguém encontrou semelhante problema? Como é possível resolvê-lo?