Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Modem Pctel HPS56 pci no Fedora 7
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Modem Pctel HPS56 pci no Fedora 7

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Modems
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Maka
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 7:30 pm    Assunto: Modem Pctel HPS56 pci no Fedora 7 Responder com Citação

Amigos,

Instalei o Fedora 7 em meu desktop (AMD Thunderbird 1.3GHz), mas não consigo instalar o drive da FaxModem. Alguém pode me indicar o driver correto? É uma Pctel HSP 56 pci.

Sou novato em Linux e estou tentando deixar o vício MS.

Tentei seguir os passos que o Hector descreveu (Enviada: 2007-03-13, 22:31:51) mas ainda não tive sorte (ou capacidade...).

Maka.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
friederich09
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 3:26 am    Assunto: Responder com Citação

somos dois com o mesmo problema.
então se alguém souber como se faz pra usar num 'PCTel Inc HSP56 MicroModem'...
o meu kernel é o 2.6.21-1.3228.fc7-i686.
o que eu soube até agora é que o pctel-0.9.7-9-rht-7 não resolve e infelizmente é o driver mais atual que encontrei.
Hector
Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 11:26 am    Assunto: Responder com Citação

Olá, eu instalei no FC7 o modem citado, sem problemas, inclusive sem erros de compilação. Se precisarem de ajuda me procurem no msg. Mas antes vejam se as ferramentas de compilação estão OK>
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
Maka
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 6:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Creio ser o Chipset (688T) o vilão desta minha placa. Parece que não tem muita compatibilidade com Linux.

Consegui compilar sem erros, usei o "slmodem-2.9.11-20070505.tar" e o "ungrab-winmodem-20070505.tar", os mais recentes. Só que o modem acusa erro "8" ( sem tom de linha ou silêncio de 5s). Eu compilei no Kernel 2.6.20-2925.fc7xen .

Ouvindo a linha, quando mando conectar, o modem gera muitos ruidos e não manda tom nenhum.

Hector, que versões dos drivers você usou para o FC7? o chipset de seu modem tbm é 688T?
Hector
Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemEnviada: Ter Jun 26, 2007 10:34 pm    Assunto: Mini guia Responder com Citação

Com o kernel-devel, kernel-headers , gcc instalados, descompacte o driver e entre no diretório:

[hector@localhost ~]$ cd pctel*
[hector@localhost pctel-0.9.7-9-rht-7]$ cd src
[hector@localhost src]$ ls
configure lib Makefile-2.6.in ptserial-2.6.c vuart.s
i8xxhal.s linmodem-2.6.c ptmodule.c ptserial-2.6.h
include linmodem-2.6.h ptserial-2.4.6.c ptserial_hw-2.6.c
inst Makefile-2.4.in ptserial-2.4.7.c ptserial_pci-2.6.c

[não use o instalador (setup)]

[hector@localhost src]$ ./configure -manual
checking for running kernel version...2.6.21
checking for ptserial...ptserial-2.6.c
checking for gcc...4.1.2
checking for kernel gcc version...4.1.2
searching for kernel includes...found at /lib/modules/2.6.21-1.3228.fc7/build/include
checking for autoconf.h.../lib/modules/2.6.21-1.3228.fc7/build/include/linux/autoconf.h
checking for asm/mach-default...yes
checking for kernel version in utsrelease.h...UTS_RELEASE is 2.6.21-1.3228.fc7
checking type of tty_struct.count...int
checking for presence of udev...present (kernel version 2.6.13 or later)

please enter your hal type
choose one of: pct789, cm8738, i8xx, sis, via686a
hal type: (aqui coloque o chipset do seu modem, no meu caso pct789 e dê enter)

Carregue os módulos:

[root@localhost src]# su -
[root@localhost ~]# modprobe linmodem

[root@localhost ~]# modprobe pctel

[root@localhost ~]# modprobe pctel_hw

[root@localhost ~]# lsmod
Module Size Used by
pctel 20388 0
pctel_hw 1115492 1 pctel
linmodem 20128 1 pctel
[root@localhost ~]# dmesg | tail

Se o driver não encontrar seu modem, vc. precisa forçar a identificação do mesmo, através do comando lspci, ache alguma linha parecida com o exemplo abaixo
vendor_id=0x1234 device_id=0x567
E através do comando insmod (tudo como su - ) , coloque as informações do lspci
# insmod ptserial vendor_id=0x1234 device_id=0x5678

*Atenção que o vendor_id e device_id não funcionam com as placas Intel, Sis ou Via
Abrir o system-config-network, clicar em novo, modem (ele vai dizer que não encontrou nenhum modem, mas selecione a opção /dev/modem) . Selecione as outras opções, crie a conta do seu provedor e ative o serviço. Não uso o kppp porque tenho placa de rede configurada com dns estático que vai interferir na navegação do modem.
Quando vc. reiniciar o computador como usuário comum no canto superior direito vai ter a opção de conexões discadas.
Boa sorte.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
Maka
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 11:01 am    Assunto: Responder com Citação

Agradeço a ajuda dos amigos.

Infelizmente o driver pctel não suporta o chipset 688T que tenho. Observando a mensagem do Friederich, vi que ele tentou compilar a versão 2.6.21-1.3228.fc7-i686 e tentei isso com os drivers slmodem e o ungrab.

Desta vez funcionou, mas desabilitou os drivers de som (ALSA). Ainda preciso automatizar a config durante o login, mas estou preocupado se vou ficar sem som no micro pra sempre.

Esse problema tem solução?
lenrek
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Jun 27, 2007 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Maka escreveu:
Agradeço a ajuda dos amigos.

Infelizmente o driver pctel não suporta o chipset 688T que tenho. Observando a mensagem do Friederich, vi que ele tentou compilar a versão 2.6.21-1.3228.fc7-i686 e tentei isso com os drivers slmodem e o ungrab.

Desta vez funcionou, mas desabilitou os drivers de som (ALSA). Ainda preciso automatizar a config durante o login, mas estou preocupado se vou ficar sem som no micro pra sempre.

Esse problema tem solução?

Olá,

Tive que configurar um Rwinmodem aqui na minha máquina, um PCTel AC'97. O que eu fiz foi o seguinte...instalei o pacote slmodem-alsa e li seu README. Configurei o país e iniciei o slmodemd. Depois fiz um teste de modem no meu Kppp...e corri pra o abraço...

Espero q isso ajudem vcs.

Falow Wink
Emanuel
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 10:36 am    Assunto: Re: Mini guia Responder com Citação

Hector escreveu:
Com o kernel-devel, kernel-headers , gcc instalados, descompacte o driver e entre no diretório:

[hector@localhost ~]$ cd pctel*
[hector@localhost pctel-0.9.7-9-rht-7]$ cd src
[hector@localhost src]$ ls
configure lib Makefile-2.6.in ptserial-2.6.c vuart.s
i8xxhal.s linmodem-2.6.c ptmodule.c ptserial-2.6.h
include linmodem-2.6.h ptserial-2.4.6.c ptserial_hw-2.6.c
inst Makefile-2.4.in ptserial-2.4.7.c ptserial_pci-2.6.c

[não use o instalador (setup)]

[hector@localhost src]$ ./configure -manual
checking for running kernel version...2.6.21
checking for ptserial...ptserial-2.6.c
checking for gcc...4.1.2
checking for kernel gcc version...4.1.2
searching for kernel includes...found at /lib/modules/2.6.21-1.3228.fc7/build/include
checking for autoconf.h.../lib/modules/2.6.21-1.3228.fc7/build/include/linux/autoconf.h
checking for asm/mach-default...yes
checking for kernel version in utsrelease.h...UTS_RELEASE is 2.6.21-1.3228.fc7
checking type of tty_struct.count...int
checking for presence of udev...present (kernel version 2.6.13 or later)

please enter your hal type
choose one of: pct789, cm8738, i8xx, sis, via686a
hal type: (aqui coloque o chipset do seu modem, no meu caso pct789 e dê enter)

Carregue os módulos:

[root@localhost src]# su -
[root@localhost ~]# modprobe linmodem

[root@localhost ~]# modprobe pctel

[root@localhost ~]# modprobe pctel_hw

[root@localhost ~]# lsmod
Module Size Used by
pctel 20388 0
pctel_hw 1115492 1 pctel
linmodem 20128 1 pctel
[root@localhost ~]# dmesg | tail

Se o driver não encontrar seu modem, vc. precisa forçar a identificação do mesmo, através do comando lspci, ache alguma linha parecida com o exemplo abaixo
vendor_id=0x1234 device_id=0x567
E através do comando insmod (tudo como su - ) , coloque as informações do lspci
# insmod ptserial vendor_id=0x1234 device_id=0x5678

*Atenção que o vendor_id e device_id não funcionam com as placas Intel, Sis ou Via
Abrir o system-config-network, clicar em novo, modem (ele vai dizer que não encontrou nenhum modem, mas selecione a opção /dev/modem) . Selecione as outras opções, crie a conta do seu provedor e ative o serviço. Não uso o kppp porque tenho placa de rede configurada com dns estático que vai interferir na navegação do modem.
Quando vc. reiniciar o computador como usuário comum no canto superior direito vai ter a opção de conexões discadas.
Boa sorte.

Não consegui levantar os módulos. Quando digito: modprobe linmodem, volta a mensagem: modprobe comando não encontrado. Que pode ser isso?

Emanuel
Rostery
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 9:14 am    Assunto: Bom dia Responder com Citação

Ontem tentei instalar este modem tb, ainda não deu certo...
A dúvida é como faço para verificar se o Kernel-devel, Kernel-headers estão instalados na maquina? E se há alguma recomendação de modem para o fc7 que rode legal.
[]'s
Hector
Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 1:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Emanuel o comando modprobe tem que ser dado como su - , não esquecer o sinal de - .

Rostery, este modem funciona perfeito no FC7, talvez este não seja o seu modem mesmo, de o comando lspci e veja o que sai. Outra dúvida: para saber os módulos de kernel baixados rpm -qa | grep kernel
Não funciona para modems amc e cnr (aqueles ridículos modems via alsa). Se vc .tem um deles jogue fora e evite transtornos, são ruins até para windows.
bronzelle
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2007 4:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Emanuel,
vc não consegue acessar modprob pq ele está em /sbin e este caminho não está incluido no path das variáveis de ambiente dos usuários mas está nas variáveis de ambiente do su. Qdo vc digita somente "su" vc tem permissões de super user mas utiliza variáveis de ambiente do seu usuário. Quado vc digita "su -" vc passa a utilizar as variáveis de ambiente do super user por isso vc consegue utilizar o modprob mas não é necessário utilizar "su -" vc pode utilizar somente o "su" mas ao invés de somente digitar "modprobe" digite "/sbin/modprobe", alguns outros programas tb estaum localizados nesta pasta.
flw
bronzelle
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2007 5:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal mas o meu problema é o seguinte:
Estou tentando frustradamente instalar este modem no meu pc. Minhas configurações são as seguinte:
Código:
[root@localhost slmodem-2.9.11-20070813]# uname -r
2.6.21-1.3194.fc7

Código:
[root@localhost slmodem-2.9.11-20070813]# /sbin/lspci
00:11.6 Communication controller: VIA Technologies, Inc. AC'97 Modem Controller (rev 80)

Eu consigo compilar o modem com "make", instalá-lo com "make install". Não há erros tanto na compilação qto na instalação.
Uso o modprob para subir o slamr e funciona
Código:
[root@localhost slmodem-2.9.11-20070813]# /sbin/lsmod | grep sl
slamr                 435880  0

mas na hora de configurar é que acontece o erro. Só de utlizar o comando slmodemd aparece a seguinte mensagem de erro:
Código:
[root@localhost slmodem-2.9.11-20070813]# /usr/sbin/slmodemd
error: mdm setup: cannot open dev `/dev/slamr0': No such device
error: cannot setup device `/dev/slamr0'

Vi algun tutoriais que apareciam essa msg de eerro mas era para alguns kernels mais antigos (mas nem tanto) que o meu 2.6.10. Nesses tuto eles criavam dentro de /dev com um mknod um dispositivo chamado slamr0 e depois apontavam esse dispositivo para o endereço do modem. Não consigo ver meu erro, se alguém souber algo sobre esse tipo de erro me avise. Odeio ficar reiniciando o PC para entrar na internet e obter as informações que preciso.

Obrigado
amdreh
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 9:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom... Aqui estou depois de 2 anos após conseguir instalar esse modem no Fedora 4.
Quando migrei para o 6, foi só pegar as versões mais novas dos mesmos drivers e a instalação foi igualzinha no 4, mas agora que migrei para o 8 a história mudou...
Primeiro que o Fedora 8 não vem com todos os headers, sources e etc do Kernel, precisei instalar alguns por RPM, segundo que precisei fazer uns debugs para conseguir compilar os pacotes, mas, no final das contas, o slmodem e o ungrab-winmodem instalam.
O problema é que, quando eu faço:
Citação:
[root@localhost sbin]# modprobe slamr

Dá o erro:
Citação:
FATAL: Error inserting ungrab_winmodem (/lib/modules/2.6.23.1-42.fc8/extra/ungrab-winmodem.ko): Invalid module format
FATAL: Error inserting slamr (/lib/modules/2.6.23.1-42.fc8/extra/slamr.ko): Invalid module format

Eu estou usando a distribuição mais nova, os arquivos de headers e source mais novos, os drivers mais novos, gcc mais novo... Sad
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Modems Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.