Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Upgrade de Versão [ RESOLVIDO ]
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Upgrade de Versão [ RESOLVIDO ]

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Atualização do Sistema
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rweu
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 11:31 am    Assunto: Upgrade de Versão [ RESOLVIDO ] Responder com Citação

Caros

Tenho o FEDORA 7 rodando redondinho, mas, para manter a coisa atualizada, estou amadurecendo a idéia de " UPGRADEAR " para a versão FEDORA 9, quando essa for lançada.
Tenho lido algo a respeito e uns dizem que pode ser feito UPGRADE de uma versão para outra sem formatação, ( mas que leva um tempão ), e outros recomendando instalação limpa com formatação.

Tô confuso, afinal, qual seria o melhor método para se ter uma versão mais atual sem traumas e mais facilmente???? gostaria que as pessoas que tenham feito uma coisa ou outra me dessem uma bola OK??

RWagner
" A cachaça é um dos piores inimigos do homem, mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde " ..Zeca

Editado pela última vez por rweu em Seg Fev 18, 2008 6:46 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
rmenezes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 12:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou te dar uma dica do que sempre faço aqui em casa, na hora de criar as partições, crie 3 assim:

| partição 1 - / | partição 2 - swap | partição 3 - /home |

Assim todos os seus arquivos pessoais ficarão na partição 3, todos os arquivos de softwares como o Thunderbird, pingdin, Firefox etc, ficam no /home.

Com isso você pode instalar qualquer sistema Linux FORMATANDO a partição 1, o /, e não alterando o /home só montando ele sempre na partição 3.

Mesmo sendo só atualização, formate a partição 1, monte o swap e o /home e pronto, todas as suas configurações, personalizações estarão lá com os pacotes sempre atualizados.

http://rmenezes.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rweu
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 12:50 pm    Assunto: Upgrade de Versão Responder com Citação

Caro Menezes,

Minhas partições hoje estão assim:

Como voce vê, eu não tenho....... /, .../swap e /home; eu tenho /boot e uma partição que tá aparecendo como UNKNOWN ( onde esta instalado o FEDORA 7 ), embora funfando normalmente,
A pergunta é:Neste caso eu vou perder informação ao formatar obviamente né mesmo???? posso backupear, mas como seria o melhor método para o backup??

RWagner
" A cachaça é um dos piores inimigos do homem, mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde " ..Zeca
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
mertins
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 1:03 pm    Assunto: Responder com Citação

A dica do rmenezes é boa e recomendada, principalmente quando o sistema for um servidor. Alias, em servidores costumo separar o /var, /usr, /etc.

Mas em desktops eu não costumo dividir. Tenho equipamentos que fiz o upgrade do 6 para o 7 e do 7 para o 8 e sempre foram tranquilos. Nunca fiz intercalando versões, mas deve funcionar.

Minha ultima atualização (esta maquina no qual estou respondendo o email)
eu migrei do F7 64 bits para o F8 64 e não achei demorado, pois usei o dvd de instalação. Agora se for upgrade pela Internet, não tem jeito mesmo.

t+

ps.: Lembrando que no upgrade o dvd não vai formatar e nem alterar as partições.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
rweu
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 2:20 pm    Assunto: Upgrade de Versão Responder com Citação

Ok,

A minha dúvida agora seria a seguinte:

Eu conseguiria, alterar minhas partições atuais, para... /, ... /swap ,... e /home, utilizando o mesma Versão , ou seja a 7 sem perder as informações que possuo???

Alguém poderia me explicar em detalhes como proceder??, como voces puderam ver ,minhas partições hoje estão como .../boot e /UNKNOWN.

RWagner
rmenezes
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2008 12:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acho que não.

O problema é que você precisará de espaço em disco pra fazer uma nova partição, entende?

Em relação aos seus dados, só salva o /home/seuusuario que vai estar tudo lá.

http://rmenezes.com
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rweu
Avançado
Avançado

MensagemEnviada: Seg Fev 18, 2008 1:04 pm    Assunto: Upgrade de Versão Responder com Citação

OK Rodrigo,

Na próxima instalação do FEDORA, vou tentar particionar com essa conformação, para não ter mais problemas nos upgrades subseqüentes.

Grato por ter me orientado, valeu..!!!

RWagner
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Atualização do Sistema Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.