Enviada: Sex Mar 14, 2008 9:25 am Assunto: Muitas dúvidas.
Prezados, boa tarde.
Sou iniciante em Linux. Administro uma rede Microsoft e estou necessitando expandir e dividir meus serviços de rede que encontram-se reféns de 1 micro apenas (obrigado, pacote SBS Premium Microsoft!). Quero dividí-los em 2 servidores. Um para DNS/DHCP e outro para proxy/firewall. Terei que manter meu servidor atual com o 2003 Server para hospedar um SQL Server, visto que uso uma aplicação ERP que é parceira Microsoft e a empresa não dá suporte a outros bancos de dados que não sejam o SQL. Sei que com um pouco de boa vontade poderiam migrar para um MySQL ou algo semelhante. Mas não é o caso. Quero mesmo tirar esses serviços que mencionei desse servidor e aproveitar as vantagens e segurança do software livre. Aí começa meu problema. Tenho sérias dificuldades com o Linux. Baixei todas as distribuições possíveis e imaginárias, estudei todos os tutoriais que achei na net mas não consigo deslanchar. Adquirí um livro (Certificação Linux - Uirá Ribeiro) que tem me ajudado bastante com os comandos. O que desanima é seguir um tutorial e me deparar com um comando que ocupa 3 linhas. Não consigo imaginar como alguém memoriza tantos comandos e opções em apenas um cérebro. Mas sigo firme na minha meta em aprender Linux.
Depois desse breve histórico, vamos ao que necessito.
Preciso configurar 2 servidores para melhorar minha rede. Um DNS/DHCP e outro proxy/firewall. Alguma santa alma poderia me guiar pelos caminhos do Linux e me ajudar com essas configurações?
Meu cenário atual é 1 servidor 2003 Server (Active Directory, DHCP, DNS, ISA Server, SQL e arquivos numa máquina só). Tenho 30 estações, 1 switch 3COM 10/100 e outro Linksys Wireless (tenho micros com rede cabeada e wireless) e um Virtua 2Mbps com IP Fixo. Tenho ainda um Velox 1Mbps em stand by (não tem IP fixo) pois o Virtua não é nada confiável. Necessito deste IP fixo pois nossa fábrica se conecta ao servidor via TS para utilizar o ERP lançando estoque de mercadorias e alimentando o banco de dados com a nossa produção. Eventualmente recebemos visitas de clientes que utilizam seus notebooks para acessar a internet pela rede sem fio. Gostaria de me livrar dos clients do ISA. Todos os micros possuem Windows XP original e o servidor ainda hospeda a solução antivírus Trend Micro Client/Server Messaging Suite. Sei que é muita coisa, mas tenho que começar por algum lugar. Juro que já tentei fazer isso sozinho, mas não vou chegar a lugar algum sem ajuda.
Obrigado aos que tiveram paciência de chegar até aqui.
Eu tenho conhecimento em DHCP, so que no momento não estou em casa, mais assim que eu chegar la, irei te enviar um DHCPD.conf e se possivel um tutorial sobre o mesmo.. a + ou - 1 ano atras eu fiz um tutorial e postei aqui no forum e o mesmo não está mais aqui vou procura-lo e enviar pra vc ok..