Enviada: Sex Mar 14, 2008 9:25 am Assunto: Muitas dúvidas.
Prezados, boa tarde.
Sou iniciante em Linux. Administro uma rede Microsoft e estou necessitando expandir e dividir meus serviços de rede que encontram-se reféns de 1 micro apenas (obrigado, pacote SBS Premium Microsoft!). Quero dividí-los em 2 servidores. Um para DNS/DHCP e outro para proxy/firewall. Terei que manter meu servidor atual com o 2003 Server para hospedar um SQL Server, visto que uso uma aplicação ERP que é parceira Microsoft e a empresa não dá suporte a outros bancos de dados que não sejam o SQL. Sei que com um pouco de boa vontade poderiam migrar para um MySQL ou algo semelhante. Mas não é o caso. Quero mesmo tirar esses serviços que mencionei desse servidor e aproveitar as vantagens e segurança do software livre. Aí começa meu problema. Tenho sérias dificuldades com o Linux. Baixei todas as distribuições possíveis e imaginárias, estudei todos os tutoriais que achei na net mas não consigo deslanchar. Adquirí um livro (Certificação Linux - Uirá Ribeiro) que tem me ajudado bastante com os comandos. O que desanima é seguir um tutorial e me deparar com um comando que ocupa 3 linhas. Não consigo imaginar como alguém memoriza tantos comandos e opções em apenas um cérebro. Mas sigo firme na minha meta em aprender Linux.
Depois desse breve histórico, vamos ao que necessito.
Preciso configurar 2 servidores para melhorar minha rede. Um DNS/DHCP e outro proxy/firewall. Alguma santa alma poderia me guiar pelos caminhos do Linux e me ajudar com essas configurações?