Enviada: Dom Ago 28, 2005 12:56 pm Assunto: Problema na resolução da tela
Instalei o Fedora 4 no meu computador. O fedora reconheceu todo o meu hardware de forma correta, mas não consegui ajustar a resolução para 1200x768. O ajuste de resolucao só me dá a opção de 800x600 e 640x480. Como meu monitor é de 17" fica ruim. Alguém sabe como eu resolvo isso? tentei até editar o arquivo xorg.config como root, mas a modificacao nao fica salva.
Sejá bem vindo estamos aqui para ajudalo no que for preciso.
Primeiro gostaria de saber qual é sua placa de video?
Segundo Verifique a frenquencia vertical e horizontal do seu monitor e coloque de acordo com o seu aquivo xorg.config, geralmente você pode ver isso no manual do seu monito ou atas do mesmo, se isso não de certo me informa as configurações de sua maquina (tipo marca do monitor e placa de video).
Acho q errei na definicao da frequencia. Descobri agora no site da samsung q as frequencias sao= H 30-70kHz /V 50-160Hz. Vou tentar configurar com esses dados, se eu naum conseguir escrevo de novo aqui.
A placa de video eh onboard, sis 741Mx (acho q eh isso). O monitor eh samsung 17" 793v.
valeu!!!
Isso ai meu velho tenha sempre uma coisa resolução de tela é sincronismo do monitor, não funfou o video é sincronismo na certa, mas que bom que você conseguio resolver teo problema e obrigado por responder, qualquer coisa estamos ai fui. _________________ Francisco Lima Viana (Chico Fedora)
Consultor de Software Livre do programa GESAC - Programa de Identidade Digital do Ministério das Comunicações.
Jabber - chicofedora@jabber.org
Celular - 55 61 8410-0533
http://www.ekaaty.com.br/wiki/FranciscoViana
Registrado em: Oct 22, 2004 Mensagens: 2132 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Qui Set 08, 2005 5:23 pm Assunto:
1- de o comando: system-config-display
2- va ate Hardware e veja se esta la realmente aparecendo a informacao de driver correto para a sua placa de video e se detectou o seu monitor corretamente.
senao favor postar aqui a sua placa de video e qual é seu monitor.
estou no aguardo. _________________ Cristiano Furtado dos Santos
Gerente de Projetos de SL
Embaixador do Projeto Fedora Brasil.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Acho q errei na definicao da frequencia. Descobri agora no site da samsung q as frequencias sao= H 30-70kHz /V 50-160Hz. Vou tentar configurar com esses dados, se eu naum conseguir escrevo de novo aqui.
A placa de video eh onboard, sis 741Mx (acho q eh isso). O monitor eh samsung 17" 793v.
valeu!!!
Tá fumado é Jasonn???? aqui os dados do cara hauhauhauh e outra valeo as observações que você deixou o pessoal ta esquecendo de postar os resultados dos procedimentos. vamos contribuir pessoal _________________ Francisco Lima Viana (Chico Fedora)
Consultor de Software Livre do programa GESAC - Programa de Identidade Digital do Ministério das Comunicações.
Jabber - chicofedora@jabber.org
Celular - 55 61 8410-0533
http://www.ekaaty.com.br/wiki/FranciscoViana
Enviada: Ter Set 27, 2005 3:13 pm Assunto: Problema no Monitor ou na Placa de Vídeo?
Pessoal estou com o mesmo problema , instalei o Fedora Core 3 em casa(Pentium 3 750 Mhz, 128 RAM, PLaca Video Intel 810, monitor Compaq B540) o Fedora reconhece todo o sistema, a instalação ocorreu normal, mas depois que termina de instalar, e quando reinicia ele não entra na tela gráfica, o monitor fica fora de frequencia (cheio de listras coloridas), mas agora não sei o que faço para entrar em modo texto, pois o gerenciador é o grub, tem algum comando que eu possa dar no grub para carregar somente o modo texto do linux? NA primeira instalação que fiz consegui até entrar em modo gráfico, mas só ocorreu no primeiro carregamento do sistema, jah instalei o sistema 3 vezes para poder entrar pelo menos uma vez no modo gráfico , mas assim não dáh néh, tem algum comando que eu possa dar na inicialização antes de começar a carregar o modo gráfico?(pois depois que entra na tela cheio de listras não dá para fazer mais nada, a não ser reinicia-lo), jah entrei o /etc/X11( e visualizei o arquivo, que jah me pediram em um forum, mas esta normal) a frequencia esta láh é a que ele realmente aguenta (procurei no manual) é é aquilo mesmo.
Não sei mas o que faço...acho que vou tirar ele de lah e deixar o RWindows mesmo, pelo menos ele entra néh!!!
Enviada: Ter Set 27, 2005 4:12 pm Assunto: hehe dica!
Ops comigo aconteceu a mesma coisa agora nas minhas instalações do Fedora eu escolhe sempre a maior resolução assim quando eu quiser diminuir as opções estarão lá apra escolher, não sei porque isso acontece, mas se vc der um setup no shell isso poder ser facilmente auterado como as dicas dos nossos amigos ai....
bem no mais te mais!
hehehe!
Ai Jasonn stress ja tá meióó!???? _________________ FOI BOM ENQUANTO DUROU!
Registrado em: Oct 22, 2004 Mensagens: 2132 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Ter Set 27, 2005 5:08 pm Assunto:
ALOOOOO BICHOOOOOOOOOOO bom o stress continua mais...
Meus queridos usuarios amem o fedora como amamos...
_________________ Cristiano Furtado dos Santos
Gerente de Projetos de SL
Embaixador do Projeto Fedora Brasil.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Enviada: Qua Set 28, 2005 9:35 am Assunto: Re: Problema no Monitor ou na Placa de Vídeo?
gui_giacomini escreveu:
Pessoal estou com o mesmo problema , instalei o Fedora Core 3 em casa(Pentium 3 750 Mhz, 128 RAM, PLaca Video Intel 810, monitor Compaq B540) o Fedora reconhece todo o sistema, a instalação ocorreu normal, mas depois que termina de instalar, e quando reinicia ele não entra na tela gráfica, o monitor fica fora de frequencia (cheio de listras coloridas), mas agora não sei o que faço para entrar em modo texto, pois o gerenciador é o grub, tem algum comando que eu possa dar no grub para carregar somente o modo texto do linux? NA primeira instalação que fiz consegui até entrar em modo gráfico, mas só ocorreu no primeiro carregamento do sistema, jah instalei o sistema 3 vezes para poder entrar pelo menos uma vez no modo gráfico , mas assim não dáh néh, tem algum comando que eu possa dar na inicialização antes de começar a carregar o modo gráfico?(pois depois que entra na tela cheio de listras não dá para fazer mais nada, a não ser reinicia-lo), jah entrei o /etc/X11( e visualizei o arquivo, que jah me pediram em um forum, mas esta normal) a frequencia esta láh é a que ele realmente aguenta (procurei no manual) é é aquilo mesmo.
Não sei mas o que faço...acho que vou tirar ele de lah e deixar o RWindows mesmo, pelo menos ele entra néh!!!
Vou tentar ajudar, pelo que entendi vc. só quer editar o xorg, ja sabe trabalhar com editor tipo VI . Então para entrar em modo gráfico é só seguir a receita de bolo
1 - Dando boot pelo CD 1 do Fedora digite:
#linux rescue
2 - Logo ele irá pedir que você selecione o sei idoma;
3 - Depois o seu tipo de teclado
4 - A próxima pergunta é se você gostaria de iniciar as interfaces de rede. Como só queremos restaurar o grub isso não vem ao caso... pode dizer "não" sem medo;
5 - Agora ele avisa que vai montar a imagem em mnt/sysimage... Tudo bem! É só escolher "Continuar"
6 - Com tudo direitinho execute:
#chroot /mnt/sysimage
Como citado pelo colega, e digitar # vi /etc/X11/xorg.conf
desde que vc. saiba exatamente as configurações de seu conjunto de placa de video e monitor. Fui.