cfb
   Home| Downloads| Fóruns| Notícias| Preferências |Galeria | Cadastro | Wiki-BR | Project Fedora

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Label com vfat
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Label com vfat

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Windows
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
crocojet
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 10:18 am    Assunto: Label com vfat Responder com Citação

Alguém sabe se é possível usar label com partição vfat ?
Tenho no meu fstab o seguinte:

/LABEL=windows /windows vfat umask=0,gid=100,uid=1000 0 0

Durante o boot, ocorre um erro que o label não existe.
Se colocar no fstab

/dev/sda1 /windows vfat umask=0,gid=100,uid=1000 0 0

a partição é montada com o label "WINDOWS". Porque será que isso acontece ?

Gostaria de deixar esta partição com o label no desktop "/windows". É possível ?

Abraços,

Crocojet
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
duli
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 11:13 am    Assunto: Re: Label com vfat Responder com Citação

crocojet escreveu:
Alguém sabe se é possível usar label com partição vfat ?
Tenho no meu fstab o seguinte:

/LABEL=windows /windows vfat umask=0,gid=100,uid=1000 0 0

Durante o boot, ocorre um erro que o label não existe.
Se colocar no fstab

/dev/sda1 /windows vfat umask=0,gid=100,uid=1000 0 0

a partição é montada com o label "WINDOWS". Porque será que isso acontece ?

Gostaria de deixar esta partição com o label no desktop "/windows". É possível ?

Abraços,

Crocojet

Já tentou colocar /LABEL=WINDOWS em vez de /LABEL=windows no fstab?

Qual Fedora você está usando?! A partir do 8, as partições montadas costumam aparecer normalmente na área de trabalho.

No entanto, se você quiser fazê-lo manualmente, é simples:

Código:

$ ln -s /windows ~/"Área de Trabalho"/windows

Se não me engano, o utilitário mtools pode verificar o label de uma partição fat, mas você tem que editar o /etc/mtools.conf e acrescentar uma letra para ela, algo como:

Código:

drive e: file="/dev/sda1"

e depois, algo como:

Código:

mlabel e:

Abraços

Baixe o easyLife!
crocojet
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 12:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi Duli ! Estou utilizando o F8, mas a partição vfat (partição do boot/windows) não foi montada automaticamente.
Eu tenho outro hd, com duas partições vfat e ext3, sendo que neste hd, o F8 montou as duas partições corretamente e com os labels do tipo "/bkpvfat" e "/bkpext3", mostradas no meu desktop. Eu editei o arquivo fstab para permitir acesso total pelos usuários para partição bkpvfat. Segue abaixo cópia de parte do meu arquivo fstab:

LABEL=/bkpvfat /bkpvfat vfat umask=0,gid=100,uid=1000 0 0
LABEL=/bkpext3 /bkpext3 ext3 defaults 1 2

O estranho é que o F8, no meu segundo hd, colocou os labels em minúsculas, mas de qualquer forma, vou testar a dica. Como comentei na mensagem anterior, eu gostaria de ter no meu desktop "/windows" para manter o padrão cf. os outros labels. :)

Notei que utilizando
"/dev/sda1 /windows vfat umask=0,gid=100,uid=1000 0 0" no arquivo fstab, é o próprio fedora que cria o diretório /windows no root para permitir acesso a partição vfat. Estranho não ?

Vou dar uma olhada neste utilitário mtools.

CrocoJet
duli
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

crocojet escreveu:
Oi Duli ! Estou utilizando o F8, mas a partição vfat (partição do boot/windows) não foi montada automaticamente.
Eu tenho outro hd, com duas partições vfat e ext3, sendo que neste hd, o F8 montou as duas partições corretamente e com os labels do tipo "/bkpvfat" e "/bkpext3", mostradas no meu desktop. Eu editei o arquivo fstab para permitir acesso total pelos usuários para partição bkpvfat. Segue abaixo cópia de parte do meu arquivo fstab:

LABEL=/bkpvfat /bkpvfat vfat umask=0,gid=100,uid=1000 0 0
LABEL=/bkpext3 /bkpext3 ext3 defaults 1 2

O estranho é que o F8, no meu segundo hd, colocou os labels em minúsculas, mas de qualquer forma, vou testar a dica. Como comentei na mensagem anterior, eu gostaria de ter no meu desktop "/windows" para manter o padrão cf. os outros labels. :)

Notei que utilizando
"/dev/sda1 /windows vfat umask=0,gid=100,uid=1000 0 0" no arquivo fstab, é o próprio fedora que cria o diretório /windows no root para permitir acesso a partição vfat. Estranho não ?

Vou dar uma olhada neste utilitário mtools.

CrocoJet

Sim, muito estranho. Recomendo que você crie manualmente uma pasta em /mnt (mkdir -p /mnt/windows) e use essa pasta como ponto de montagem da partição windows. Evite montar pastas diretamente na raiz, pois qq dia que você for usar um "rm -rf" pode se atrapalhar e apagar alguma coisa por engano.

Abraços!

Baixe o easyLife!
crocojet
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 4:04 pm    Assunto: pepino resolvido... Responder com Citação

Exclui o usuário e criei novamente, tudo 100% !
Será que poderia ser as últimas atualizações do fedora (foram vários pacotes) que se perderam com alguma configuração antiga do usuário ?

:)
duli
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 6:05 pm    Assunto: Re: pepino resolvido... Responder com Citação

crocojet escreveu:
Exclui o usuário e criei novamente, tudo 100% !
Será que poderia ser as últimas atualizações do fedora (foram vários pacotes) que se perderam com alguma configuração antiga do usuário ?

:)

Hum, acho que não. Mais provável ter sido alguma configuração bagunçada que ficou na pasta /home/nomedousuário/.config (por exemplo).

Abraços,

Baixe o easyLife!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Windows Todos os horários são GMT - 4 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Este site é mantido e publicado pela equipe de usuários brasileiros de Fedora.
A Red Hat Inc. e o Fedora Project não são responsáveis pelo conteúdo aqui publicado.
Fedora é uma marca registrada da Red-Hat, Inc.
O conteúdo aqui publicado não tem nenhum relacionamento oficial com o Project Fedora.