Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Dúvidas na utilização - Fedora 8
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Dúvidas na utilização - Fedora 8

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Software
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Junin
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 7:26 pm    Assunto: Dúvidas na utilização - Fedora 8 Responder com Citação

Olá! Very Happy

Bom, como este é meu primeiro post como user da Comunidade Fedora Brasil, irei fazer uma 'breve' apresentação.

Meu nome é Lincoln, 22 anos e já tive alguns contatos anteriores com algumas distros Linux (na época, Kurumin 4.1/5.0 e Conectiva 10). Infelizmente, tive que ficar um tempo afastado, mas há umas 2 semanas tenho feito downloads e instalações de várias distros (Ubuntu 7.04, Debian 4.0, openSuSE 10.3 e Fedora 8 ). Gostei de todas, mas a que mais me agradou foi a distro Fedora. Então, baixei e instalei o DVD do Fedora 8, que, no momento, está em dual-boot com o WinXP...

Não sou um total iniciante em Linux, mas ainda estou longe de ser um usuário intermediário.

Tenho algumas dúvidas:

1 - No Ubuntu e no Debian, bastava apenas que eu digitasse o comando "lspci", por exemplo, para que os dispositivos instalados do meu PC fossem exibidos. Mas no Fedora, não. Tenho que digitar "/sbin/lspci". Há uma maneira de fazer com que seja como nos Debians?

2 - Ao tentar realizar uma pesquisa por um arquivo, pelo terminal ($ locate fstab, por exemplo), o Fedora retorna a seguinte mensagem:

"locate: can not open '/var/lib/mlocate/mlocate.db: Arquivo ou diretório não encontrado.

Esse arquivo 'mlocate.db' realmente não está nesse diretório. Posso obtê-lo pelo DVD de instalação?

3 - Na inicialização do sistema, na linha referente ao "irqbalance" sempre rola um "FALHOU". Isso é normal?

Era isso...

Desde já, agradeço! Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 8:26 pm    Assunto: Dúvidas na utilização - Fedora 8 Responder com Citação

Junin,

Em primeiro lugar, seja bem vindo a comu.

Bem, vamos tentar te responder

1 - Não sei se no Debian / Ubuntu voce entrava como root para obter resposta ao comando " lspci " porém, aqui no Fedora, voce obterá resposta entrando como root OK, ??!!

$ su -
senha de root
# lspci

2 - A resposta ao comando $ locate mlocate -
Em meu Fedora 8 é positiva, e como tenho o Repo do Livna instalado, acredito que este pacote tenha sido instalado por ele ou vindo Default na instalação, que no meu caso foi de um Live CD.
Vide:

$ locate mlocate
/etc/cron.daily/mlocate.cron
/usr/share/doc/mlocate-0.18
/usr/share/doc/mlocate-0.18/AUTHORS
/usr/share/doc/mlocate-0.18/COPYING
/usr/share/doc/mlocate-0.18/NEWS
/usr/share/doc/mlocate-0.18/README
/usr/share/locale/cs/LC_MESSAGES/mlocate.mo
/usr/share/man/man5/mlocate.db.5.gz
/var/lib/mlocate

3 - Irqbalance vou ficar te devendo essa... voce tem percebido algum problema que possa imaginar ser oriundo dessa falha!??

Posta aê..!!

RWagner

“...Não há vento favorável para aquele que não sabe onde ir...!!! “
Seneca
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Junin
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 8:55 pm    Assunto: Responder com Citação

rweu,

Obrigado pela resposta!

1 - Sobre a pergunta 1, se não me engano, realmente, estava como root quando executei o comando lspci, no Debian/Ubuntu. Porém, mesmo estando logado como root, no Fedora, tive que usar /sbin/lspci.

Dê uma olhada no print:

Eu tava pensando o seguinte:

esses comandos, no Linux, são como no MS-DOS, que para poderem ser executados de qualquer diretório, eles têm de estar no PATH? Será que o arquivo "sudoers" tem algo alguma influência nisto?

2 - Sobre o locate... estranho, já que instalei pelo DVD, justamente por achar ser mais completo que o Live CD. Mas realmente não funcionou ou eu estou dando um vacilo bem grande...

" EDIT: o comando "locate" faz uma pesquisa de acordo com o banco de dados que é, previamente, criado com a localização dos arquivos do sistema. Para que esse banco de dados seja criado, é necessário o comando # updatedb "

Desculpe o vacilo... Rolling Eyes

Nem rolou nada sobre o Irqbalance, não. É que como essa foi o único processo que apresentou falha, fique preocupado. Só isso Very Happy

Valeu!

Editado pela última vez por Junin em Ter Abr 22, 2008 9:11 pm, num total de 1 vez
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 9:10 pm    Assunto: Dúvidas na utilização - Fedora 8 Responder com Citação

Junin,

Para entrar como root voce deve fazer:

$ su - ( não se esqueça do " - " ,se não voce não estará como root OK??!!

pelo recorte postado voce não usou o su - corretamente!! , refaça o comando como manda o figurino e verá que funfa.!!

RWagner

“...Não há vento favorável para aquele que não sabe onde ir...!!! “
Seneca
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Junin
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2008 9:14 pm    Assunto: Responder com Citação

É verdade... nem reparei no ' - '

Então sempre me ensinaram errado.

Valeu, rweu. Vou tentar agora. E desculpe o incômodo ae.

EDIT: Vc estava certo. Dei uma olhada na net, para ver a diferença entre o comando "su" e o "su - ", já que nos dois são exibidos o nome root e o símbolo #. Parece que no comando "su" as variáveis de ambiente do super usuário não são carregadas. Já no comando "su - ", sim. Vi outras pessoas com essa mesma dúvida.

Obrigado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Software Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.