Enviada: Sáb Mai 17, 2008 10:11 am Assunto: Estreando no Linux!![Resolvido]
Ola galera, resolvi apagar o windows de vz da minha vida, e escolhi o Fedora 9 como SO principal, mas como naun sei nda sobre linux pretendo continuar usando o win xp por mais alguns meses.
Jah li mtos topcos falando sobre dual boot win/linux, mas as seguintes dúvidas ainda permanecem:
-O gerenciado de boot precisa ser instalado separadamente ou jah vem c o linux?
-A partição que pod ser lida tanto por linux qnto por win tem q ser FAT32 ou NTFS?
-Meu pc tem 1G de ram, mesmo assim eh pressiso partição swap?
-Além de criar uma partição para /home eh pressiso configura-la para essa finalidade?
A maioria dos materiais q encontrei não falam mto sobre a instalação, falam mais sobre uso e configuração, se algm poder da uma dik sobre algum q fale sobre a instalação, tb vai ajuda bastante!
Valeu!!!!!
Editado pela última vez por Brekoledy em Dom Ago 03, 2008 1:00 pm, num total de 1 vez
Olá amigo! Não sei se vou lhe ajudar, pois também sou novato. Uso o Windows e o Linux no meu PC, se vc já tem o Windows instalado no seu PC não vai ter muitos problemas para instalar o Fedora. Quando vc instala o Fedora, ele tem as opções de particionamento, e uma das novidades da versão 9 é de vc poder utilizar os espaço livre da partição Windows. Se tem duas partições, vc edita a que vai instalar o Linux, para os formatos de partições linux, uma vez que somente ler arquivos em NTFS, não escreve. Não tive problemas com a instalação, o Fedora praticamente faz tudo, cria a partição, o swap, e instala o gerenciador de boot. Como tinha o Ubuntu, selecionei a Opção "utilizar as partições linux existentes" e pronto. Não fiz nada em relação a swap, gerenciador de boot. Apenas configurei posteriormente o GRUB quanto ao tempo para qual sistema operacional acessar, uma vez que por padrão é somente 3 segundos, ou seja, em 3 segundos entra no Fedora se não clicar em alguma tecla. Espero ter ajudado.
Enviada: Sáb Mai 17, 2008 11:55 am Assunto: Re: Estreando no Linux!!
Brekoledy escreveu:
Ola galera, resolvi apagar o windows de vz da minha vida, e escolhi o Fedora 9 como SO principal, mas como naun sei nda sobre linux pretendo continuar usando o win xp por mais alguns meses.
Jah li mtos topcos falando sobre dual boot win/linux, mas as seguintes dúvidas ainda permanecem:
-O gerenciado de boot precisa ser instalado separadamente ou jah vem c o linux?
-A partição que pod ser lida tanto por linux qnto por win tem q ser FAT32 ou NTFS?
-Meu pc tem 1G de ram, mesmo assim eh pressiso partição swap?
-Além de criar uma partição para /home eh pressiso configura-la para essa finalidade?
A maioria dos materiais q encontrei não falam mto sobre a instalação, falam mais sobre uso e configuração, se algm poder da uma dik sobre algum q fale sobre a instalação, tb vai ajuda bastante!
Valeu!!!!!
Opa blz!!!!
Entao vamos lah!!!
Respostas:
1º) O gerenciador de boot é instalado quando vc instala o linux normalmente o pessoal instala o grub mas vc pode optar pelo lilo, eu prefiro o grub pq é mais bonito melhor de customizar XD. mas nao se preocupe ele instala autormatico é so vc prestar atenção na instalação!
OBS: essa regra se aplica caso voce ja tenha o windows instalado, por exemplo: primeiro vc instala o rwindows depois o fedora dai fica 100%, caso voce tenha que instalar o windows novamente o linux nao sera apagado se voce nao formatar a partição que ele esta instalado, mas a mbr que é onde o gerenciar de boot fica instalado é apagada dai voce tera que restaurar o grub ou lilo para poder ter dual boot novamente.
2º) o windows trabalha atualmente com ntfs e fat32, existem outras mais antigas mas nao sao utilizadas, ja o linux trabalha com ext2 ext3 e reifers, eu particularmente utilizo ext3, ok? isso voce escolhe quando for criar a partição do fedora na instalação, a questao de acesso é assim no linux existe em pacote chamado ntfs-3g com ele instalado e configurado vc pode acessar as partições do windows tranquilo, para rwindows existem programas para visualizar o ext3 mas eu testei e nao funcionou mto bem!
3º) Eu faço assim, por exemplo ate 512 de memória eu faço sempre o dobro de swap, por exemplo se o pc tem 256 eu faço 512 de swap, se tem 512 eu faço 1 Gb, eu tenho no meu pc 2gb e dexo minha swap com 1 gb, ate hj nunca deu problema, agora depende para que vc vai utilizar o linux, digo isso pq em servidores configurados em linux as vezes é necessário criar uma swap melhor, mas tudo vai da configuração, ja no seu pq vc deve avalizar a configuração dele se o processador é bom se cache é boa, nao esqueça que um computador nao é so memória e processador, é um conjunto de todas as peças.
4º) as partições voce pode criar como quiser para iniciantes eu sempre recomendo montar a partição no "/" que dai fica tudo no mesmo, quando tenho 2 partições faço o sistema no "/" e o "/home" na outra partição, isso vai de cada pessoa.
5º) Em relação a instalação de uma olhada nesse link:
blz qualquer coisa me add no msn te+ _________________ Rodrigo José Petreça
Linux Registered User #436532
Msn: slispd@hotmail.com
" Nem Windows Nem Mac, Desktop 3D é Linux"
Enviada: Dom Mai 18, 2008 3:22 pm Assunto:
Galera, valeu mesmu pelas dicas, agora tenho mais segurança no q eu vou fazer!!!
To terminando d baixar o Fedora 9 hj, e soh manhã vo v se realmente eu me saio bem c o LInux...
E bom... eu tenho um Dual Core de 1.8GHz, com 1G d RAM, placa mãe Foxconn 45CMX-k com chipset Intel 945CG e HD de 160Gb particionado em uma de 20Gb e duas de 70Gb, sendo que a de 20 jah esta com win xp, uma de 70 estah com meus arquivos pessoais e a outra estah totalmente livre.
Eu naun conheço mto disso, mas me disseram q eu naun vou te roblemas p rodar o linux!!!
Pretendo redimensionar a partição de 70Gb q estah livre, em:
-20Gb p o Fedora;
-1Gb p swap;
- e o resto p arquivos pessoais.
Em linux issu pod ser feito durante a instalação ou eh melhor usar um programa e particionar antes?
Enviada: Seg Mai 19, 2008 6:54 am Assunto: Opa!
Pode ser feito durante a instalação na tela de particionamento basta escolher particionamento customizado! _________________ Rodrigo José Petreça
Enviada: Sex Mai 23, 2008 6:37 pm Assunto: opa!!!
Que bom!!!
Qualquer dúvida posta ai no forum afinal, esse é um dos grandos trunfos do linux um ajudando o outro! _________________ Rodrigo José Petreça