Enviada: Ter Mai 27, 2008 5:53 pm Assunto: Imprimir do Fedora 8 para Impressora Instalada no Win 2003
Olá pessoal,
Sou meio que iniciante no mundo linux e estou com um probleminha por aqui, segue o mesmo abaixo:
Situação:
Tenho uma impressora HP820Cxi instalada em um Windows 2003 Server (IP=192.168.100.47) que por sua vez está compartilhada e se encontra na mesma rede interna do Servidor de Internet Fedora Core 8 (IP=192.168.100.1 - Gateway da Rede Interna).
Problema:
Me loguei como root e fui em sistema -->administração-->impressão e lá instalei a impressora acima descrito escolhendo a porta paralela: parallel:/dev/lp0
Simplesmente não consigo imprimir do Fedora 8 para esta impressora, por favor se alguém puder me dar uma ajuda ficaria grato.
Outra pergunta: O que é esse tal de Cups no linux?
Registrado em: Nov 14, 2005 Mensagens: 366 Localização: Campo Largo -PR
Enviada: Qua Mai 28, 2008 7:35 am Assunto:
Olá
Cups é um dos programas que você pode usar para gerenciar impressoras no linux.
A impressora não está no seu servidor, correto? Por isso não deu certo colocá-la em /dev/lp0. Isto só funciona se a impressora está no computador.
Para instalar uma impressora da rede windows, vá na tela onde você foi, em Nova Impressora, mas ao invés de escolher LPT1 escolha Windows Printer via SAMBA.
Vai aparecer um smb:// com um espaço do lado e um local abaixo parecido com o do Windows para achar impressoras de rede.
Ou você acha sua impressora por este painel ou você digita ao lado de smb:// o seguinte:
$NOME_DO_GRUPO/$NOME_DO_COMPUTADOR/$NOME_DO_COMPARTILHAMENTO
sendo que:
$NOME_DO_GRUPO = nome do grupo de trabalho ao qual a máquina que tem a impressora pertence
$NOME_DO_COMPUTADOR = nome do computador no qual a impressora está instalada
$NOME_DO_COMPARTILHAMENTO = nome que você coloca no windows na parte compartilhamento das propriedades da impressora.
Pode ser necessário colocar um usuário e senha para acessar. Tente sem, mas se precisar faça assim:
smb://$NOME_DO_USUARIO:$SENHA@$NOME_DO_GRUPO[...]$NOME_DO_COMPARTILHAMENTO
Ou coloque-os nos campos da parte inferior da janela _________________ Mar
--------------------------------------------------------------------------
"Quem dá aos pobres, empresta a Deus, quem empresta ao Governo, dá adeus".
Cups é um dos programas que você pode usar para gerenciar impressoras no linux.
A impressora não está no seu servidor, correto? Por isso não deu certo colocá-la em /dev/lp0. Isto só funciona se a impressora está no computador.
Para instalar uma impressora da rede windows, vá na tela onde você foi, em Nova Impressora, mas ao invés de escolher LPT1 escolha Windows Printer via SAMBA.
Vai aparecer um smb:// com um espaço do lado e um local abaixo parecido com o do Windows para achar impressoras de rede.
Ou você acha sua impressora por este painel ou você digita ao lado de smb:// o seguinte:
$NOME_DO_GRUPO/$NOME_DO_COMPUTADOR/$NOME_DO_COMPARTILHAMENTO
sendo que:
$NOME_DO_GRUPO = nome do grupo de trabalho ao qual a máquina que tem a impressora pertence
$NOME_DO_COMPUTADOR = nome do computador no qual a impressora está instalada
$NOME_DO_COMPARTILHAMENTO = nome que você coloca no windows na parte compartilhamento das propriedades da impressora.
Pode ser necessário colocar um usuário e senha para acessar. Tente sem, mas se precisar faça assim:
smb://$NOME_DO_USUARIO:$SENHA@$NOME_DO_GRUPO[...]$NOME_DO_COMPARTILHAMENTO
Ou coloque-os nos campos da parte inferior da janela
Saudações Mar,
Não sei porque mas estou botando fé que agora vai dar certo, amanhã pela manhã irei tentar e postarei aqui o resultado de sim ou de não, ok?