Amigos, por falta de tempo, ainda estou usando o Fedora 7. Sei que ja deveria ter migrado para o Fedora 9, mas tenho muito trabalho e pouco tempo para reinstalar o SO. Bem, essa semana mudei de monitor para uma TV/Monitor AOC M19W531, mas não consigo acertar a resolução. A resolução máxima do monitor é 1440X900, mas só consigo 1280X1024. O chipset do meu computador é intel 865G e o fedora está usando o driver i810 (8265G Intel Integrated Graphic Controller).
Fiz os seguintes passos:
(1)No system-config-display tentei mudar a resolução, mas esta sempre volta para 1280X1024., após reiniciar o X. Usei generic LCD display, pois o meu monotor não aprecia na lista da AOC.
(2) Tentei mudar o driver para vesa. Qdo reiniciei X deu pau. Depois de dar uma olhada no log file, vi que ele não aceitou vesa. Tive que entra com a senha de root em mode texto e abriu o system-config-display. Daí ele acabou reconhecendo meu monitor. Escolhi a resolução 1440X900, Depois de reiniciar X de novo, voltou a maldita 1280X1024. Meu system xorg.conf atual é
# Xorg configuration created by system-config-display
Bom pelo visto ele reconheceu sua placa e video, mas não quer dizer que os drivers corretos estão instalado de uma procurada nos drivers e instale-o no meu notebook minha placa é da nvidia quando instalo ele reconhece a placa mas a resolução não fica 1440X900 somente apos a instalação correta dos modulos
Obrigado pela resposta. Não foi necessário alterar o xorg.conf, mudei apenas o driver de i810 para o "Intel-Experimental modesetting for Intel Integrated graphics chipset". Parece que o driver i810 tem uma limitação na resolução de tela.
Quem tem gráfico integrado da Intel e quer usar widescreen deve usar o segundo driver.