Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - ATI Radeon x200 Mobility - Problemas Instalação
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

ATI Radeon x200 Mobility - Problemas Instalação

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Video | Monitores
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
renanlessa
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 10:57 am    Assunto: ATI Radeon x200 Mobility - Problemas Instalação Responder com Citação

Olá Pessoal, espero encontrar ajuda por aqui!

Sou usuário relativamente novo no Linux, mas vamos ao problema,
instalei no meu PC o Fedora Core 6, blz, instalei, entre a primeira vez abri um terminar e já mandei atualizar o Fedora :
Código:
# yum update

Feito isto, fui no modo grafico mesmo la no meu, e cliquei em Tela, meu monitor ele não reconheceu, coloquei como LCD Generico, mas a placa de video ele reconheceu perfeitamente, ai vem a primeira pergunta, isto significa que ele já instalou ela? (pra teste fui no terminal e digitei:
Código:
# desktop-effects

mas não funcionou, acredito que minha 3d não esteja ativa.

mesmo assim, fui correr atrás e ler em foruns como proceder, achei algo mais generico para placas ATI neste site http://www.fedorafaq.org/#radeon infelizmente não deu certo, não consigo mais entrar em modo texto somente no linux, ele fica com riscos de todas as cores na tela e não vai, por curiosidade fui no modo gráfico la em "Tela", e agora ele não reconhece mais a placa, está como placa desconhecida.

preciso de uma luz, tenho um notebook HP zv6000 64bits com esta placa.

agradeço desde já a atenção, e espero ter sido claro!
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 1:10 pm    Assunto: x200 Responder com Citação

OLa ...

Cara seguinte para reconfigurar tua placa novamente, abra um terminal e digite:
# system-config-display

acerte suas confs e feito...

Mas nem tudo é alegria..infelizmente esse modelo da ATI nao funciona o 3D no linux, ( pelo menos até hoje nao vi ninguem conseguir ), ja tentei com driver da ATI e com o quem tem nos extras( kmod-fglrx ) e nada.

# yum install kmod-fglrx

mas tente ai. se tiver sucesso avise,

abraço
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
renanlessa
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2007 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação

pois é, tbm não consegui, parece estar tudo ok, o xorg.conf, mas mesmo assim nada feito!

e olha que achei vários tutoriais para funcionar esta placa, mas todas para outras distros

como:

Ubuntu:
http://dfthiagodf.wordpress.com/2006/10/27/instalando-driver-ati-no-ubuntu-edgy/

Mandriva, mas parece que funciona para qualquer distro:
http://falcon-dark.blogspot.com/2006/02/notebook-linux-e-drivers-ati-o-fim-da.html

Debian:
http://www.guiadohardware.net/dicas/nvidia-ati.html

e até para o Fedora:
http://wiki.cchtml.com/index.php/Fedora_Core_6_Installation_Guide

não tentei nenhum destes, estou trocando e-mails com um cara do projeto fedora que tem esta placa, ele disse que configurou o 3D nela, mas disse que ficou super instavel o linux dele.

não sei se estes tutos funcionam realmente!

derrepente vou tentar seguir a risco um deles, e ver o que dar
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2007 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Não há nenhum tipo de incompatibilidade da placa ATI com o fedora. Agora te garanto uma coisa, você não vai conseguir rodar com sucesso o BERYL pois essa semana a ATi confirmou que o driver deles não da e nem dará suporte ao beryl, em outras palavras esqueça pois a ATI esta agindo da mesma forma que a NOVEL.

A parte 3D é somente fazer da forma que o dudagrass falou que vai funcionar.

1- Baixando e instalando o repositório livna:

rpm -ivh http://rpm.livna.org/livna-release-6.rpm

2- Instalando o driver para a placa ATI:

yum install kmod-fglrx

3- Dê um tempo e troque o seu notebook por um que venha com nvidia. Ajude ao SL a Vencer...
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
R0350N
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 3:39 pm    Assunto: Responder com Citação

jasonn escreveu:
Não há nenhum tipo de incompatibilidade da placa ATI com o fedora. Agora te garanto uma coisa, você não vai conseguir rodar com sucesso o BERYL pois essa semana a ATi confirmou que o driver deles não da e nem dará suporte ao beryl, em outras palavras esqueça pois a ATI esta agindo da mesma forma que a NOVEL.

A parte 3D é somente fazer da forma que o dudagrass falou que vai funcionar.

1- Baixando e instalando o repositório livna:

rpm -ivh http://rpm.livna.org/livna-release-6.rpm

2- Instalando o driver para a placa ATI:

yum install kmod-fglrx

3- Dê um tempo e troque o seu notebook por um que venha com nvidia. Ajude ao SL a Vencer...

Ôpa Jasoon, beleza? Sou novo no mundo linux e no fórum tb. To vendo que vc é o slavador da pátria aqui, hehe . Eu to com uma dúvida, que é bem parecida com a do colega ai em cima, porém acredito que a solução não seja a mesma. Vamos lá:

A menos de três meses eu comprei este pc:

Processador: Pentium Core 2 Duo 6600 2.4ghz
Placa Mãe(som e rede): ASUS P5LD2
Placa de Vídeo: ATI Radeon 1600xt 256mb
Memória RAM: 2gb
HD: 250gb (20gb para o linux)
Webcam: A4Tech Model: PK-5
Monitor: LG 19"
Internet: Net Vírtua
S.O: Fedora 7 x86_64 (GNOME) .

Tirando a webcam, placa de vídeo e som (que funcionou mas está muuito baixo) o resto está, pelomenos ao meu ver, tudo ok. Mas de tudo que não funcionou, o que mais me preocupa é a placa de vídeo (principalmente depois da novidade da AMD/ATI, que não dará mais suporte).

Eu entrei no site da ATI e baixei o drive para minha placa: ati-driver-installer-8.39.4-x86.x86_64.run

Gostaria de instalar o aixgl + beryl também. E como tudo depende da placa de vídeo...

Só que não to sabendo como instala-lo.

Se fosse possível vc me dar essa força eu agradeceria muito! valeu, abraços!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
HermiS
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 11:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Passei algumas noites em claro para conseguir instalar
o driver da minha ATI Radeon XPRO1300.

Segue o que fiz:

yum update kernel-2.6.22.. kernel-headers-2.6.22... kernel-devel-2.6.22...

Baixei o driver dela do site da ATI e entao

sh ati-driver-installer-8.40.4-x86.x86_64.run

Mas entre outras tentativa eu ja havia instalado o kmod-fglrx do livna,
Agora nao sei se o driver foi instalado apenas com os pacotes do kernel e o
driver a ati ou se o kmod-fglrx ajudou, bom, fica a dica.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
HABR
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Jul 24, 2008 2:01 pm    Assunto: Placa Ati Radeon 340m igp Responder com Citação

Pessoal,
Acabo de instalar o Fedora 9 no meu notebook. Verifiquei que o sistema reconhece minha placa de vídeo perfeitamente com um drive que cobre as placas ATI 300m; 340m e 350m, no entanto quando vou habilitar os efeitos da area de trabalho do gnome todos os menus ficam truncados e borrados, foi sinistro poder desabilitar sem enxergar nada nos menus. (apesar das janelas ficarem com o efeito de gelatina e o desktop girar. Anteriormente eu usava o Debian Lenny e nunca consegui por o desktop 3d para funcionar, nada fazia a placa de video ficar com 3d.

No entanto acho que a limitação não é definitiva, quando eu fiz um teste com o kurumim 7, o script que instalava o desktop 3d e os drivers da ATI Radeon, possibilitaram o uso de todos os recursos.
Não tenho muito conhecimento, mas acho que partindo daí alguem com paciencia e talento consiga resolver o problema (se já não houver uma solução) para o meu vídeo.

Ainda tenho esperança de deixar meu Compac Presario com todas as funções dele ativas no linux. Se alguém souber como me ajudar, por favor, me dêem uma luz.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Video | Monitores Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.