Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Config. roteador wireless p/distribuir internet com Squid
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Config. roteador wireless p/distribuir internet com Squid

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Softwares Rede
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
valdenirpcs
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Set 13, 2008 7:08 am    Assunto: Config. roteador wireless p/distribuir internet com Squid Responder com Citação

Amigos, veja se alguém possa me ajudar.
Tenho um roteador wireless netgear, e preciso distribuir a internet via wireless usando o Squid.
Ex. a pessoa quando for acessar a internet wireless, terá que se logar em um server com Squid, esse Squid está configurado em um Fedora 9.
Pensei em algo como, 1 computador com 2 placas de rede, sendo uma para entrada do link com internet, e outra para saida conectado o roteador wireless. Mas não tenho a minima idéia como isso possa ser configurado.
Se alguém puder me ajudar, serei muito grato.

Valdenir Jandosa
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Joaquim
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Set 26, 2008 7:13 am    Assunto: na tentativa ... Responder com Citação

valdenirpcs escreveu:
Amigos, veja se alguém possa me ajudar.
Tenho um roteador wireless netgear, e preciso distribuir a internet via wireless usando o Squid.

Squid rox! Smile

valdenirpcs escreveu:
Ex. a pessoa quando for acessar a internet wireless, terá que se logar em um server com Squid, esse Squid está configurado em um Fedora 9.

Fiquei em dúvida em diversos aspectos da solução que você quer implantar!

Para se conectar ao Wireless ele precisará se logar com alguma senha? Levando em consideração que seu roteador wireless terá criptografia WPA/WEP (With version 2 enable protocol).

Um dispostivo de rede sem fio, pode estar configurado com o SSID Broadcast ou não, exigindo ou não autenticação, com isto temos mais uma senha.

Você pode configurar o Squid também, para exigir que os usuários forneçam uma senha válida para poderem navegar pela Internet.

valdenirpcs escreveu:
Pensei em algo como, 1 computador com 2 placas de rede, sendo uma para entrada do link com internet, e outra para saida conectado o roteador wireless.

Sim, um hardware com estas características seriam o suficiente. Porém, nos atentemos para os seguintes detalhes:

Imaginemos o seguinte ambiente:

- Servidor DELL PowerEdge 2900+ com duas placas de rede, com as respectivas configurações:

eth0 - 192.168.0.0/24
eth1 - 200.200.10.1 (Endereço IP fictio, utilizado apenas para exemplo).

Você pode habilitar o serviço de DHCP no FC9 fazendo com que ele distribua as configurações IP para os clientes, através do roteador wireless. Sendo este, por sua vez, obrigado a utilizar um IP no mesmo range, por exemplo:

Router Wireless: 192.168.0.253
Hosts clientes (range de IPs): 192.168.0.10 até 192.168.0.199

Porém você pode passar a tarefa de DHCP para o roteador wireless, assim ele poderá atribuir por exemplo o range de IPs 172.16.0.0/16.

valdenirpcs escreveu:
Mas não tenho a minima idéia como isso possa ser configurado.

Bom, então sugiro que você pesquise mais a respeito, mas acredito que tudo isto, tirando a instalação do sistema operacional, leve em torno de 20 min pra fazer Wink

Seguindo os passos, seriam:

1º. Você precisa instalar o FC9 em uma maquina.
2º. Certificar que todos os dispositivos de hardwares necessários estão funcionando adequadamente.
3º. Instalar e configurar o Squid.
4º. Instalar e configurar o serviço DHCPD (Opcional)
5º. Configurar seu roteador wireless.

Bom, espero que isto tenho aberto sua mente. Peço que sempre que você for POSTAR algo, em qualquer forúm, seja mais detalhista e objetivo naquilo que você quer fazer e tem dúvida, eu simplesmente, precisei "advinhar" algumas coisas, além do que, já parou pra imaginar quantas pessoas deixaram de responder seu post, devido o conteúdo do mesmo?

Não é uma bronca, é só um toque Wink

Bom, qualquer dúvida ...

Joaquim.
[]'s
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Softwares Rede Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.