grande, se vc colocar pra user a TAG "security = SHARE", ele vira controlador de dominio.
agora vc postou o que quer, seu conf mais mais não disse qual o seu problema e nem sua dificudade.
[]s _________________ Gustavo Henrique Soares dos Santos
RHCE - Red Hat Certified Engineer
CCNA - Cisco Certified Network Associate
CCAI - Cisco Certified Academy Instructor
LPIC1 - Linux Professional Institute Certification
[]s _________________ Gustavo Henrique Soares dos Santos
RHCE - Red Hat Certified Engineer
CCNA - Cisco Certified Network Associate
CCAI - Cisco Certified Academy Instructor
LPIC1 - Linux Professional Institute Certification
Com essa configuração, eu consigo até "enxergar" o servidor (ACGSRV2) e o diretório compartilhado (SRV) a partir dos clientes Windows (XP-SP2 e WK3-SRV), no entanto, quando tento acessar o conteúdo do diretório, aparece a mensagem padrão do Windows dizendo que não tenho acesso, e devo contatar o administrador de rede.
Fiquei até tarde ontem pesquisando, e começo a desconfiar que o problema seja a configuração da minha rede nos clientes, e não no servidor.
Como você disse, com o tipo de segurança definido como "SHARE", ele se torna um servidor de domínio, e a minha rede windows não está configurada como rede de domínio. Configurei apenas um grupo de trabalho para todos os micros da rede poderem interagir, compartilhar impressoras e acessar diretórios comuns a todos na rede, etc.
Mas de qualquer forma, não estou conseguindo configurar a minha rede de forma que os clientes acessem o novo servidor sem problemas.
As minhas novas dúvidas são:
Quais os clientes, protocolos ou serviços cujas instalações se fazem necessárias nas máquinas clientes, além do Cliente de Redes Windows e do TCP/IP (V4), para que eu consiga configurar a rede de forma a fazer parte de um domínio, e ser compatível com o servidor?
Sei que o assunto "desvirtuou" muito do propósito do fórum, mas não vejo local mais apropriado para postar a minha dúvida.
Espero que entendam o meu amadorismo. "Herdei", por assim dizer, a administração de redes da empresa em que trabalho, e pra piorar, apesar de ser da área de T.I., minha área de atuação sempre foi análise de sistemas, e não redes, assunto em que não me envergonho em me declarar amador.
Por isso é que preciso muito da ajuda de vocês, amigos, pois além de tudo, minha capacidade está sendo erroneamente colocada à prova. E até que se explique aos patrões, que "focinho de porco não é tomada", minha colocação na empresa pode estar ameaçada. Resumindo: Tô numa fria!
Desde já, agradeço aos que se dispuserem em me ajudar.
Estou usando o Fedora Core 9 (Sulphur) no servidor.
Já atualizei completamente o sistema e instalei os pacotes necessários ao funcionamento do sistema enquanto servidor de arquivos.
oh brother, tive este problema também! Eu resolvi colocando a pasta compartilhada no "/" e dei chmod 777 na pasta compartilhada.
Ainda não consegui compartilhar pasta que estão dentro de outras, creio eu q é por causa das permissões.
Espero q lhe ajude.
Registrado em: Oct 02, 2008 Mensagens: 1 Localização: Cachoeirinha/RS
Enviada: Qui Out 02, 2008 9:57 am Assunto:
eai blz...
o meu o seguinte, pelo o que eu sei o compartilhamento share é livre... ele não vira controlador de dominio.!
somente o user ou domain!
e sobre este bloqueio que vc esta tendo é por causa do selinux! é um firewall que ja vem com o linux! vc tem que desativar ou liberar ele para o samba.
para desativar faz assim...
edita o arquivo: /etc/selinux/config
selinux=disabled
e ja eras suas maquinas vão funcionar que uma blz... esquece esse esquema que o problema é nas suas maquinas!
Cara, então... Eu já estava com o SELinux desativado desde o início. Aliás, foi a primeira coisa que eu fiz assim que terminei de atualizar o sistema.
Você disse que tendo a segurança do compartilhamento definida como SHARE, o servidor não se torna servidor de domínio. Seguindo essa lógica, as estações da minha rede já deveriam estar "enxergando" e se conectando aos diretórios compartilhados no Fedora.
Se for isso, perdi o fio da meada... O que mais eu devo fazer, então? Se o problema não é de configuração nas máquinas client, o que mais fazer? O meu smb.conf continua o mesmo acima...
O firewall do Windows XP das máquinas client já está desativado.
Abraços!
Continuo sem solução... Vou pesquisando... _________________ Obrigado.