Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Grande problema de video: Xorg, Compiz e Jogos
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Grande problema de video: Xorg, Compiz e Jogos

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Software
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
DarkIgor
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Set 28, 2008 7:05 pm    Assunto: Grande problema de video: Xorg, Compiz e Jogos Responder com Citação

Bom...Primeiramente desculpem se postei em lugar errado. O problema é tão grande que eu nem sabia onde postar xD

Vou tentar explicar o que ocorre:

Certo dia, fui usar o linux como de costume, e percebi que alguns efeitos do compiz-fusion não estavam funcionando. Não sei o que houve, mas quando tento habilitar esses efeitos pelo Compiz Fusion Icon-> Settings manager, eles desabilitarm automaticamente logo em seguida.
Isso só ocorre com alguns efeitos como o Animações, Camada de Widgets, Cube Reflection and Deformation e outros...
Quando digitava o comando compiz --replace, no terminal ele tinha a seguinte saída, toda ver que eu utilizava alguma coisa que utilizasse os efeitos:
failed to create drawable

Para melhorar ainda mais a situação, agora toda vez que ativo o compiz, o desktop inverte...Isso mesmo...Tudo inverte!
Só que é apenas a imagem que inverte
Por exemplo:
Eu abro o mozilla e ativo o compiz. Tudo inverte, porém para clicar no botão atualizar por exemplo, eu não tenho que clicar lá em baixo, que é onde ele foi parar, e sim no local que ele se encontra normalmente.

Agora não faço mais ideia do que fazer xDD

Ai vai uma screenshot:
http://img515.imageshack.us/my.php?image=capturadatelaio8.png

Outra coisa interessante, é que o fedora tava inicializando em modo de texto um pouco antes de eu escrever aqui e o startx não pegava. Descobri que meu xorg.conf tava configurado para rodar com uma placa de video nVidia que eu nem tenho O>O. E não fui eu quem mexi...O negócio configurou sozinho O>O.

Além disso, quando jogo Enemy Territory, o jogo fica lento e com erros graficos que não existiam antes. E quando eu fecho jogos 3D, o fedora vai para o modo de texto com uma série de erros na tela a maioria deles em relação ao libglx e ao Xorg, ai é necessario usar o startx.

Ta dificil a situação...Tenho quase certeza que é problema com a placa de video (Intel 82945G/GZ). O problema é que não estava assim antes o.o

Bom, espero que alguem em ajude xD

Abraços!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
potaqpareo
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: Seg Set 29, 2008 12:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Amigo, vc tá usando GNOME ou KDE?
Linux user #424205
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
DarkIgor
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Set 29, 2008 7:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Gnome

Diz que você pode me ajudar, pelo amor de deus!! Ta criticaa situação

Agora, quando eu uso o glxinfo | grep direct, ele retorna Direct Rendering: No, mais antes era yes o.o
ffc4852
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 8:31 am    Assunto: Responder com Citação

vc jah tentou logar com kde?????....ou senao instala o yumex pra te facilitar...

#yum install -y yumex

dai dpois retira os pacotes do compiz-fusion....usando o yumex...

soh cuidado com as dependencias que ele listar....dpois tenta ver se o sistema estabiliza sem o compiz...dai vai reinstalando cada componente separadamente....ok???...ve aee e posta o resultado,,,,
DarkIgor
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação

@ffc4852

Cara, eu desinstalei tudo...E comecei instalando apenas o compiz que é o básico para usar os efeitos né?
Mais ai, instalando só ele e usando o compiz --replace, o desktop ja inverte. O problema é com ele mesmo.

Mais tipo, pode ser porque minha placa de video estranha e subitamente parou de renderizar 3D não pode?

Antes o 'glxinfo | grep direct' retornava 'direct rendering: yes', agora retorna 'direct rendering: no'.

Abraços
Hector
Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 10:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom , lá vai, uma copia do meu /etc/x11/xorg.conf, com a mesma placa sua, compiz-fuzion funcionando e pacotes atualizados. .

# Xorg configuration created by system-config-display

Section "ServerLayout"
Identifier "single head configuration"
Screen 0 "Screen0" 0 0
InputDevice "Keyboard0" "CoreKeyboard"
EndSection

Section "ServerFlags"
Option "AIGLX" "on"
EndSection

Section "Module"
Load "freetype"
Load "type1"
Load "dbe"
Load "glx"
Load "extmod"
Load "v4l"
Load "dri"
EndSection

Section "InputDevice"

# keyboard added by rhpxl
Identifier "Keyboard0"
Driver "kbd"
Option "XkbModel" "abnt2"
Option "XkbLayout" "br"
EndSection

Section "Device"
Identifier "Videocard0"
Driver "intel"
Option "AddARGBGLXVisuals" "true"
Option "XAANoOffscreenPixmaps" "true"
Option "Legacy3D" "true"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Screen0"
Device "Videocard0"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Viewport 0 0
Depth 24
Modes "1024x768" "832x624" "800x600" "640x480"
EndSubSection
EndSection

Section "DRI"
Mode 0666
EndSection

Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"

EndSection
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
aleheavyjack
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Out 01, 2008 6:29 am    Assunto: Responder com Citação

Cara... isso tá com toda a cara de ser problema da sua máquina. A sua placa de vídeo deve ter ido pro vinagre.

Se não tiver nada para alterar no Xorg, certamente vc vai ter que ver isso correndo.

Boa sorte aí cara.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
ffc4852
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Qua Out 01, 2008 7:49 am    Assunto: Responder com Citação

kra....ta estranho msmo....faz o seguinte:

1 - tenta copiar o xorg do post acima e ve no q que da....
2 - tenta pegar um live cd do fedora que ja abilita o compiz ok???e testa pra ver se a placa num ta dando pau....
3- teu comp eh desktop????se for compra uma placa d video msmo que seja mais fraca...jah funciona bem....aahh da pra tentar instalar uns drivers de apoio pra video da intel..no yum vc encontra facil elas...ok????
DarkIgor
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Out 01, 2008 11:35 am    Assunto: Responder com Citação

Eu mudei o Xorg.conf e deu na mesma, o compiz continua deixando o desktop de cabeça para baixo. E o Enemy Territory continua com erros visuais.
Eu acho que a placa não deu pau não, pois no windows funciona perfeitamente...Só no fedora que deu isso.
Como eu faço para achar essas placas? O que eu digito no yum?

Vo postar aqui meu lspci e meu Xorg.conf para vocês analisarem, porém eu não achei nenhuma irregularidade e de certo modo, está bem parecido com o do amigo que passou o dele. Meu Xorg.conf ta bem enxuto.

lspci
Código:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82945G/GZ/P/PL Memory Controller Hub (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 01)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GB/GR/GH (ICH7 Family) SATA IDE Controller (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 01)
01:01.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)
01:03.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)

Xorg.conf
Código:

# Xorg configuration created by system-config-display

Section "ServerLayout"
   Identifier     "single head configuration"
   Screen      0  "Screen0" 0 0
   InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
EndSection

Section "InputDevice"

# keyboard added by rhpxl
   Identifier  "Keyboard0"
   Driver      "kbd"
   Option       "XkbModel" "abnt2"
   Option       "XkbLayout" "br"
EndSection

Section "Device"
   Identifier  "Videocard0"
   Driver      "intel"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier "Screen0"
   Device     "Videocard0"
   DefaultDepth     24
   SubSection "Display"
      Viewport   0 0
      Depth     24
      Modes    "1280x720" "1152x864" "1024x768" "832x624" "800x600" "720x400" "640x480"
   EndSubSection
EndSection

Ta dificil a situação =O

Abraços!
[/code]
ffc4852
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Sex Out 03, 2008 7:16 am    Assunto: Responder com Citação

cara o compiz ja chegou a funcionar certo????...pode ser falha em alguma dependecia tb...ja olhou alguma coisa sobre??
DarkIgor
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Out 03, 2008 2:48 pm    Assunto: Responder com Citação

ffc4852

Sim, eu usava o compiz-fusion numa boa aqui...Ja gravei até video do desktop e talz...
Ai um dia, do nada o negócio deu pau O>O
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Software Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.