Enviada: Sex Ago 29, 2008 10:40 am Assunto: compartilhar rede entre maquinas [RESOLVIDO]
Boa tarde a todos
gostaria de ajuda pra montar uma rede entre 5 maquinas
uso o velox 1 mega com um modem d-link, uma maquina usa o fedora 8 possui 2 placas de rede, a conexão entra numa placa de rede e saíra por outra placa ligada no hub para as outras 4 maquina q usam o ubuntu 8.04.
alguem tem, idéia como configuro ? falaram para usar o squid.
as placas eth0 e eth1 tenho que colocar algum endereço de ip ou só na placa da onde saíra a conexão para as outras maquinas??
Agradeço desde já a ajuda.
Editado pela última vez por lvieirasantos em Qua Set 03, 2008 6:39 pm, num total de 1 vez
nathancg=troll _________________ Você tem algum pc e/ou periférico que não usa mais? Doe !
Lista de locais onde existe CRC (Centros de Recondicionamentos de Computadores)
CRC
Não sou troll e nem é esta a minha intenção. O problema é que quando nós (novatos) precisamos de ajuda pouco ou quase nada se consegue. Veja o o baixíssimo índice de problemas resolvidos em qualquer forum e comprovará isto. Sei que para os experts perderem tempo com novatos deve ser um saco. Mas acredito que se se defende um sistema, um propósito, ideal etc, etc, tem mais é que fazer com que um maior número de pessoas venha para a linha de seu pensamento.
No caso do nosso amigo acima que aparentemente desistiu e retornou para o windows é como se fosse uma alma que os "evangélicos" deixaram de arrebatar. Se pelo menos alguém se dispusesse a responder ao nosso amigo, mais ou menos assim:
"Ivieira, você vai precisar Squid+Iptables+Dhcpd+Bind. No início parecerá complicado mas com um pouco de esforço e pesquisa você poderá montar a sua rede. O Dhcpd talvez não seja necessário pois você tem poucas máquinas na sua rede mas não deixa de ser um recurso interessante pois não será necessário configurar os IPs manualmente. Comece por ele. Depois vem o squid como proxy transparente. Iptables como firewall e redirecionamento da porta 80 para a 3128 que o squid usa. E, finalmente o Bind para servidor DNS que também pode ser descartado se não há a pretensão de uma melhora significativa em sua conexão. Pesquise por estes aplicativos que com certeza você configurará sua rede. Talvez você não tenha tempo para aprender isso pois creio na necessidade de sua Lan funcionar o mais breve possível então neste caso vou lhte passar um pequeno exemplo na tentativa de ajudar:
Supondo que sua eth0 está ligada ao modem e a eth1 ao hub.
Configure a eth1 com ip 192.168.1.1
- Instale o dhcpd: logado como root# yum install dhcpd
- Configure o dhcpd como descrito abaixo: o arquivo de configuração é o dhcpd.conf
#
# DHCP Server Configuration file.
# see /usr/share/doc/dhcp*/dhcpd.conf.sample
# see 'man 5 dhcpd.conf'
#
#Início do DHCPD.conf
Obs. Adapte 'cache_mem 384 MB
maximum_object_size 32768 KB' e 'cache_dir ufs /var/spool/squid 70656 16 256' a realidade se sua máquina: memória e hd. Depois você pode adicionar acls de acordo com sua necessidade e interesse.
- Iptables: utilize o firewall do fedora para mascarar a interface eth0 e
adicionar a seguinte regra nat:
-A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128
Obs. Esta regra você salva com o nome nat1 (por exemplo) e no system-firewall é só adicionar a regra escolhendo a eth0, nat, arquivo (nat1)
- Bind: logado como root# yum install bind (há outros pacotes como o bind-chroot, e caching-nameserver que também devem ser instalados).
A configuração é extremamente complicada para nós, novatos, mas de acordo com o Cristiano Furtado no fedora 9 basta fazer como ele disse: "Uma solução que eu costumo adotar para não usar DNS dos outros é
instalar o BIND na propria máquina e apontar seu DNS para localhost.
Não precisa configurar nada, só instalar o BIND e pronto. Aqui ficou
bem rápido !"
--
Cristiano Furtado
Gerente de TI - Projetos de Software Livre
Embaixador do Fedora no Brasil
Siga esse caminho, e se não der certo pesquise até acertar. O linux é extremamente gostoso e viciante! Não desista!"
PS: Não esquça de colocar um ip manual para a sua eth0 pois ela será o gateway da eth1
Se todos agissem assim com certeza não teria tantos tópicos abertos sem solução.
Esta é minha indignação: Você, Claudiomar, se preocupou em responder o meu desabafo porém nada fez para ajudar o Ivieira. Por isso repito: Poucos estão dispostos a ajudar. Não dão ouvidos a novatos esquecendo que um dia também foram novatos. Ou então não sabem mesmo.